TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes De Computadores

Monografias: Redes De Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/1/2015  •  5.043 Palavras (21 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 21

1.Qual é a diferença entre um hospedeiro e um sistema final? Cite os tipos de sistemas finais. Um servidor Web é um sistema final?

R: Um sistema final é uma denominação para os computadores que estão conectados na periferia da internet, ao passo que o hospedeiro (host) é um tipo de sistema final que hospedam, isto é, executam programas de aplicação, tais como um programa de browser da web, um programa de servidor Web, um programa de leitor de e-mail, ou um servidor de e-mail. Entre os tipos de sistemas finais, temos os computadores de mesa, servidores e computadores móveis. Um servidor Web é um sistema final.

3.O que é um programa cliente? O que é um programa servidor? Um programa servidor requisita e recebe serviços de um programa cliente?

R: O programa cliente é o programa que funciona em um sistema final, que solicita e recebe um serviço de um programa servidor. O programa servidor administra e fornece serviços e informações para os outros sistemas da rede. Não, um programa servidor não recebe serviços de um programa cliente.

4.Cite seis tecnologias de acesso. Classifique cada uma delas nas categorias acesso residencial, acesso corporativo ou acesso móvel.

R = Acesso residencial -> modem discado, DSL – Linha Digital de Assinante, HFC – Cabo Hibrido Coaxial/Fibra.

Acesso corporativo -> Ethernet (tecnologia LAN)

Acesso móvel -> LANs sem fim e redes sem fio de acesso a longa distância

5.A taxa de transmissão HFC é dedicada ou é compartilhada entre usuários? É possível haver colisões na direção provedor-usuário de um canal HFC? Por quê?

R = É compartilhada. Sim, porque se vários usuários estiverem requisitando algo ao mesmo tempo, a velocidade do tráfego diminui e uma resposta do provedor pode colidir com um envio de requisição.

7.Qual é a taxa de transmissão de LANs Ethernet? Para uma dada taxa de transmissão, cada usuário da LAN pode transmitir continuamente a essa taxa?

R = A taxa de transmissão da Ethernet é de 10 Mbps ou 100 Mbps, ou até mesmo de 1 Gbps e 10 Gbps. Sim, cada usuário pode transmitir continuamente a essa taxa.

8.Cite alguns meios físicos utilizados para instalar a Ethernet

R = Par de fios trançados ou cabo coaxial.

9.Modens discados, HFC e ADSL são usados para acesso residencial. Para cada uma dessas tecnologias de acesso, cite uma taxa de transmissão e comente se a largura de banda é compartilhada ou dedicada.

R = Modens discados: 56Kbps, largura de banda dedicada HFC, largura de banda compartilhada ADSL: 256 Kbps até 1,5 Mbps, largura de banda compartilhada.

11.Qual a vantagem de uma rede de comutação de circuitos em relação a uma rede decomputação de pacotes? Quais as vantagens da TDM sobre a FDM em uma rede decomputação de circuitos?

R: Inicialmente vamos definir alguns termos:

Comutação de circuitos: quando fazemos uma chamada telefônica o comutador do sistema telefônico procura um caminho físico desde o seu telefone até o telefone do receptor, essa técnica chama-se comutação de circuitos.

Comutação de pacotes: pacotes são individualmente encaminhados entre nós da rede através de ligações de dados tipicamente partilhadas por outros nós.

Em redes de computação de circuitos os recursos necessários ao longo do caminho são reservados pelo período da sessão de comunicação, em redes de comutação de pacotes esses recursos não são reservados, as mensagens usam os recursos por demanda e como conseqüência poderão entrar em fila para conseguir acesso ao enlace. Na comutação de circuitos, como é reservada uma largura de banda, os comunicantes podem transferir dados a uma taxa constante garantida, na comutação de pacotes o pacote é enviado a rede sem nenhuma reserva de largura de banda (é utilizada a técnica store and forward).

Comutação de pacotes permite que mais usuários usem a rede, é mais simples, sem configuração de chamada, entretanto há a necessidade de protocolos para transferência confiável e controle de congestionamento devido o atraso e perda de pacotes.

TDM e FDM

Uma comutação de circuitos é implementada em um enlace por multiplexação por divisão defreqüência(FDM) ou por multiplexação por divisão de tempo(TDM). Na FDM o aspectro defreqüência é dividido em bandas de freqüência, tendo cada usuário a banda exclusiva dadivisão. Na TDM cada usuário obtém periódicamente a largura de banda inteira por um determinado período de tempo.TDM: Total de tempo disponível é dividido em vários usuários, ou seja, cada usuário usa omeio exclusivamente, durante um tempo curto.FDM: o aspectro de frequencia total é dividido para os vários usuários

12.Por que se afirma que comutação de pacotes emprega multiplexação estatística? Compare a multiplexação estatística com a multiplexação que ocorre em TDM.

R = Porque o compartilhamento de recursos é por demanda. A multiplexação que ocorre em TDM aloca previamente a utilização do enlace de transmissão independente da demanda, com desperdicio de tempo de enlace desnecessários alocado e não utlizado, já a multiplexação estatistica compartilha os recursos por demanda.

14.Qual a principal diferença que distingue ISPs de nível 1 e de nível 2?

R-Um ISP tier-1 se conecta a todos os outros ISPs tier-1, um ISP tier-2 se conecta a apenas alguns dos os ISPs tier-1. Além disso, um ISP tier-2 é um cliente de um ou mais tier-1

16.Considere o envio de um pacote de uma máquina de origem e uma de destino por umarota fixa. Relacione os componentes do atraso que formam o atraso fim-a-fim. Quais deles são contantes e quais são variaveis?

R: Temos quatro tipos principais de atrasos, sendo eles:

- Processamento nodal: variável dependendo do processamento do roteador

- Transmissão: fixo dependendo do tamanho da mensagem e da velocidade do link

- Propagação: fixo dependendo da distância e largura de banda do link

- Enfileiramento: variável dependendo da fila de cada roteador

22.Cite cinco tarefas que uma camada pode executar. É possivel que uma ou mais dessastarefas seja(m) realizadas(s) por duas ou mais camadas?

R: Controle de fluxo, enquadramento, controle de erro,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com