TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes De Computadores

Ensaios: Redes De Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2015  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

1. Dadas as especificações dos roteadores abaixo, explique do que são compostos:

a) CISCO 2901 (4S+2GE+30CV) 4 interfaces seriais + 2 interfaces GigaEthernet + 1 E1 com 30 canais de voz

b) CISCO 1921 (1S+2GE) 1 interface serial + 2 interfaces GigaEthernet

c) CISCO 2901 (2S+2GE+60CV) 2 interfaces seriais + 2 interfaces GigaEthernet + 2 E1 com 60 canais de voz

d) JUNIPER SRX2108 (2GE+6FE) 2 interfaces GigaEthernet + 6 interfaces FastEthernet

e) CISCO 2901 (2GE+8FXS/FXO) 2 interfaces GigaEthernet + 8 interfaces analógicas XFS/FXO

f) CISCO 2901 (1S+2GE+2E/M) 1 interface serial + 2 interfaces GigaEthernet + 2 interfaces de voz E&M

2. Você necessita implementar voz corporativa em uma rede wan existente. Seu PABX possui disponível, somente placa tronco analógica. Qual tipo de interface de voz você necessita disponibilizar no roteador da rede wan?

Interface FXS

3. Pra que serve o QoS?

Permitir a convergência de serviços em uma única plataforma, como garantia de banda e delay, compatibilizando custo e desempenho.

Atender aplicações com diferentes requisitos de desempenho. Existem aplicações sensíveis a retardo e à perda de pacotes e outras com exigência de banda garantida.

Controlar e garantir o funcionamento ou melhorar o desempenho de aplicações críticas do cliente.

4. Uma empresa necessita contratar uma rede WAN para transmitir dados e voz corporativa. Haverá a necessidade das filiais trafegarem voz entre si. Uma rede frame relay seria indicada para este tipo de necessidade? Justifique a resposta

Sim, pois a tecnologia permite trafegar voz (VoFR) e dados na mesma rede, reduzindo possíveis custos com ligações interurbanas entre matriz e filiais. Outra vantagem é o uso dos circuitos virtuais no frame relay utilizando apenas um circuito físico e tendo menor custo que um circuito ponto a ponto.

5. O que é o padrão H323?

O padrão H.323 é um conjunto de protocolos verticalizados para sinalização e controle da comunicação entre terminais que suportam aplicações de áudio (voz), vídeo ou comunicação de dados multimídia, através de uma rede baseada no protocolo IP. Esse padrão tem como objetivo permitir que produtos e aplicações de multimídia de diferentes fabricantes possam inter-operar, permitindo aos usuários se comunicarem sem preocupações quanto a compatibilidade

6. Sua empresa contratou “Serviços de rede Frame Relay” e está frequentemente trafegando dados acima do CIR contratado. Existe algum risco/problema para sua empresa, operando dessa forma? Descreva

Sim. Pois quando o circuito da operadora estiver maior trafego será entregue a empresa apenas o CIR contrato, e como está trafegando volume maior, ocorrerão erros, retransmissões e perdas de pacotes.

7. Você necessita implementar voz corporativa em uma rede wan existente. Seu PABX possui disponível, somente placa ramal analógica. Qual tipo de interface de voz você necessita disponibilizar no roteador da rede wan?

Interface FXO.

8. Uma empresa possui uma rede MPLS sem QoS implementado. Todos os circuitos (last mile) estão super dimensionados, ou seja, o uso do link nunca é utilizado totalmente. A empresa pensa em implementar o QoS na rede, mantendo-se as mesmas velocidades atuais dos circuitos. Você concorda com a implantação do QoS neste caso? Justifique sua resposta

Não concordo, pois o QoS atua nos pontos da rede onde há falta de banda e potencial congestionamento, o que não é o caso da empresa que tem banda superdimensionada. A aplicação do QoS neste caso pode até acarretar dificuldades nos serviços não priorizados.

9. Faça um comparativo entre as topologias de rede WAN: “full Meshed” e “Hub & Spoke”

Full

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com