TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes I - Lista de Exercícios I

Por:   •  16/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  937 Visualizações

Página 1 de 4

1. Quais os benefícios da utilização da arquitetura em camadas nas redes de computadores?

Entre os benefícios de se utilizar uma arquitetura em camadas, podemos citar que a estrutura explícita permite a identificação e a relação entre partes complexas do sistema e a modularização facilita a manutenção e atualização do sistema, como por exemplo: mudanças de implementação do serviço da camada e a inclusão de uma nova aplicação e/ou protocolo.

2. É possível para os protocolos de Internet incluírem uma camada de apresentação que especifica normas para cada tipo de dados (ex: um tipo de imagem gráfica, um tipo de música, etc)? Sim ou Não? Por que?

Sim, pois os protocolos especificam tanto a sintaxe (formato de mensagens), como a semântica (dois computadores trocando mensagens), desse modo os mesmos incluem detalhes como tensões e como os bits são enviados. As camadas oferecem um modelo conceitual para o projeto de protocolo que permite dividir o problema inicial em partes gerenciáveis. Nesta estrutura, cada camada lida com uma parte do problema de comunicação.

3. Por que a Internet se embasou mais no modelo TCP/IP e não no modelo OSI?

Mesmo o modelo OSI sendo útil para o desenvolvimento do estágio atual da Internet, o mesmo foi concebido antes dos protocolos terem sido criados, deixando-o flexível, porém sem conhecimento da funcionalidade que deveria ser incluída em cada camada. Já com o TCP/IP, os projetistas não tiveram problemas em adaptá-lo, pois os protocolos vieram primeiro.

4. Protocolos em camadas escondem todos os detalhes subjacentes de aplicativos. Poderia um software ser otimizado se um aplicativo conhecesse as redes subjacentes que estão sendo usadas? Explique.  

5. Cite 2 serviços que utilizam a técnica de broadcast e 2 serviços que utilizam a multicast, presente em redes.

Existem diferentes tipos de operação relacionados ao campo endereço em redes de difusão, entre eles estão: o brodcast, onde a mensagem é endereçada a todas as máquinas da rede (exemplos: descoberta de hosts e servidores na rede 255.255.255.0); e o multicast, no qual a mensagem é endereçada a um grupo específico de máquinas da rede (exemplos: serviço de vídeo sobre demanda e jogos multiusuários).

6. Cite todas as tecnologias para acesso à Internet disponíveis em João Monlevade, bem como o nome do serviço oferecido. Para cada tipo de acesso, apresente a taxa de download e a de upload, e o preço mensal anunciado.

Pegar com alguém da turma.

7. Aponte alguns meios físicos utilizados para instalar uma rede Ethernet. Qual é mais barato e qual é o mais rápido?

Cabo coaxial, par trançado (mais barato) e fibra ótica (mais rápido e mais caro).  

8. Como funciona o esquema de controle de acesso ao meio empregado nas redes Ethernet e Wi-Fi?  

9.  Faça uma lista de todas as aplicações de Internet que você usa. Quantas são baseadas na WEB? 

Algumas aplicações de Internet que uso e são embasados na WEB são: Twitter, YouTube, Facebook, Utilizar mapas (Google Maps), jogos on-line, traduzir textos (Google Tradutor).

10.  Explique, em suas próprias palavras, o significado de cada uma das seguintes questões de projeto associadas ao desenvolvimento do modelo em camadas:

a. Estabelecimento de conexões: Nessa parte é feita a solicitação de uma conexão, a sinalização da parte para a qual foi feita a chamada, a sinalização feita pelo receptor para aceitá-la ou não e permite que a origem da chamada tenha conhecimento se a mesma foi aceita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (95.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com