TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes LAN

Artigo: Redes LAN. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

No contexto da informática, uma rede consiste em diversos processadores que estão interligados e compartilham recursos entre si. Antes, essas redes existiam principalmente dentro de escritórios (rede local), mas com o passar do tempo à necessidade de trocar informações entre esses módulos de processamento aumentou, dando vez a diversos outros tipos de rede.

Em uma rede de computadores, dois ou mais computadores e outros dispositivos são interconectados e são capazes de se comunicar uns com os outros.

Entre os benefícios das redes em geral, são: confiabilidade, compartilhamento de dados e recursos, o aumento da rentabilidade, melhor suporte ao usuário, uma melhor utilização dos meios eletrônicos de comunicação e maior acesso de vários locais.

Eles foram desenvolvidos inicialmente as redes locais (Local Area Networks - LAN) que permitiu a importância e os benefícios da rede de negócios. LANs operam em curtas distâncias e usada dentro das organizações empresariais. Logo, este conceito foi ampliado e levou à criação das redes metropolitanas (MAN Área Metropolitana Networks). O MAN que operam dentro das cidades. Mais tarde, esse conceito foi desenvolvido para ampliar o alcance de redes entre países. Essas redes, que estão espalhados em todos os países e continentes, são chamadas de redes de longa distância (WAN Wide Area Networks).

1. REDES DE COMPUTADORES

As Redes se dividem em três categorias, são elas: Rede Local (LAN, Local Area Network), Rede Metropolitana (MAN, Metropolitan Area Network), Rede de Longa Distância (WAN, Wide Area Network), Conforme apresentados a seguir.

1.1. Local Area Network- LAN (RededeÁrealLocal)

A LAN é uma sigla para Local Area Network (Rede de Áreal Local). Geralmente são chamadas pelos Informáticos de rede local.

As LANS surgiram na década de 60, onde eram usadas pelo Laboratório de Livermore (EUA), para ajudar nas pesquisas de armas atômicas. Após essa década o seu uso se espalhou em outros setores da sociedade. A principal utilidade das LAN`s era compartilhar o uso de espaços em disco e impressoras que eram muito caros na época.

A popularidade das LAN’s ocorreu lentamente, principalmente devido aos vários protocolos existentes que eram incompatíveis entre si. Cada fornecedor de placas de rede possuía o seu próprio protocolo que se comunicava somente em outros dispositivos do mesmo fabricante. Entretanto, este entrave passou a diminuir muito com o tempo, pois cada vez mais o mercado dava preferência à equipamentos capazes de se comunicar com equipamentos de diferentes fornecedores. Atualmente existem regras (protocolos) oficiais que cada fabricante precisa seguir se quiser que seus produtos sejam compatíveis com os demais.

As redes locais são encontradas em escritórios, empresas, universidades e na maioria das organizações onde a comunicação entre diferentes departamentos e compartilhamento de recursos é necessária.

Nas LAN’s tradicionais os computadores são conectados por cabos ou através de equipamentos chamados HUB. Neste tipo de rede a velocidade geralmente varia de 10 a 100MBPS, havendo um retardo muito baixo (quase desprezível) e os erros de transmissão encontrados são pouquíssimos. Entretanto as LANs mais modernas operam com velocidades ainda mais altas, por exemplo, as redes Fastethernet, Gigaethernet, etc.

1.2. As principais Características da LAN

 A rede se refere a uma combinação de hardware (equipamentos), software (protocolos e S.O.) e mídia de transmissão (cabos) relativamente simples.

 As LANs trabalham com vários computadores (normalmente PCs) que têm acesso a um mesmo tipo de meio de comunicação (cabeamento) em grande velocidade (grande largura de banda).

 Fornece acesso em tempo integral aos serviços e equipamentos localmente disponíveis.

 Geografia limitada : Interligam computadores de uma sala, prédio ou conjunto de prédios.

 Redes LANs geralmente são particulare em oposição às WANs. Há custos de implantação, manutenção e gerenciamento.

 Oferecem taxas tipicamente maiores que as WAN: 10 Mbps, 100 Mbps, 1Gbps

 A distância curta permite estabelecer o tempo máximo de retardo nas transmissões

Figura 01: Exemplo de Rede LAN

2. Equipamentos da LAN

Para que uma rede de computadores possa funcionar é necessário que existam, além do cabeamento propriamente dito, dispositivos de hardware e software cuja função é controlar a comunicação entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com