TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Montagem de Rede LAN para a cafeteria “Essência e Sabor do Café”

Por:   •  18/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.768 Palavras (12 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 12

UNIP  INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia da Informação

Montagem de Rede LAN para a cafeteria “Essência e Sabor do Café”

PIM III

Polo Artur Nogueira – SP

  2018


UNIP  INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia da Informação

Montagem de Rede LAN para a cafeteria “Essência e Sabor do Café”

PIM III

Nome(s): Israel Rocha Custódio,

Thiago Marinho Bonalda,

Marcelo Ribeiro Dias,

Gabriel Sena Martins,

Marcio Ávila Ferreira e

Shuezer Martins de Brito.

RA(s): 1815879, 1814490, 1826640, 1836188, 1806766 e 1820899

Curso: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

         Semestre: 2º

Polo Artur Nogueira – SP

  2018

RESUMO

Este projeto tem como objetivo a criação da infraestrutura de LAN para as unidades de negócio da rede de cafeterias “Essência e Sabor do Café”, no qual será relacionado com os conceitos teóricos adquiridos nas disciplinas de Fundamentos de Redes de Dados e Comunicação, Matemática para Computação, Ética e Legislação Profissional e Metodologia Científica. Identificando necessidades e propondo soluções, argumentando e discutindo as tecnologias a serem utilizadas no projeto.


Palavras chaves:  LAN, Fundamentos de Redes de Dados e Comunicação, Matemática para Computação, Ética e Legislação Profissional e Metodologia Científica.


ABSTRACT

This project aims to create the LAN infrastructure for the business units of the "Essence and Coffee Taste" coffee network, in which it will be related to the theoretical concepts acquired in the subjects of Data and Communication Networks Fundamentals, Mathematics for Computation, Ethics and Professional Legislation and Scientific Methodology. Identifying needs and proposing solutions, arguing and discussing the technologies to be used in the project.

Keywords: LAN, Fundamentals of Data Networks and Communication, Mathematics for Computing, Ethics and Professional Legislation and Scientific Methodology.


Sumário

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        DESENVOLVIMENTO        5

2.1.        Fundamentos de Redes de Dados e Comunicação        5

2.2.        Matemática para Computação        14

2.3.        Ética e Legislação Profissional        16

3.        CONCLUSÃO        17

4.        REFERÊNCIAS        18



  1. INTRODUÇÃO

A “Essência e Sabor do Café” é uma cafeteria que nasceu em 1993 na cidade de São Paulo, na Av. Paulista, no bairro Bela vista. No início contava com apenas uma unidade de negócios com 40 m².

Com o aumento do consumo do café no país, os proprietários da Essência sabor e café abriram outras cafeterias pelo país, contando hoje com 19 unidades de aproximadamente 150m² padronizadas, espalhadas por São Paulo e a matriz com aproximadamente 300m², que é destinada à área administrativa e um pequeno espaço para a consumação de produtos da empresa.

Este projeto tem como objetivo analisar as necessidades relacionadas com a implantação da infraestrutura de LAN da cafeteria “Essência e Sabor do Café” e suas unidades de negócio, incluindo equipamentos, meio físico, endereçamentos de rede, configuração de servidor e políticas de acesso, tudo para atender as necessidades do negócio e de seus clientes, proporcionando uma experiencia mais agradável de cada cliente indo além da degustação de seu delicioso café.

Foi utilizado como metodologia para a elaboração deste projeto a pesquisa bibliográfica em artigos e livros que abordem os conceitos estudados nas disciplinas de Fundamentos de Redes de Dados e Comunicação, Matemática para Computação, Ética e Legislação Profissional e Metodologia Científica.

Finalmente serão abordados e detalhados os processos, os recursos utilizados e as ferramentas necessárias para a modelagem e implantação desta infraestrutura, tendo assim uma visão mais ampla e estratégica das ferramentas a serem utilizadas para a conclusão com sucesso deste projeto.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Fundamentos de Redes de Dados e Comunicação

Em cada unidade temos 01 servidor de rede, 02 terminais de caixa ligados à rede, 4 computadores, 2 TV’s Smart conectadas a internet, 01 multifuncional, 26 Smartphones, pontos de Wifi e todo o cabeamento estruturado para atender cada unidade.

Na matriz está situada toda administração da empresa, contando com as áreas de recursos humanos e departamento de pessoal, financeira, criação, TI, operação e administrativa.

Abaixo na figura 1 segue a planta baixa de uma unidade com suas instalações destinadas a sala do servidor, aos caixas, a sala de gerência da loja, área destinada a cozinha e aos baristas, dois banheiros e a entrada da loja onde ficam as TV’s Smart e recepção para descanso do cliente, e com acesso Wifi destinada a toda a área da loja com aproximadamente 150m²  com o cabeamento estruturado de redes em todos os pontos de rede para a comunicação entre os funcionários e gerentes da empresa.

Figura 1 - Planta baixa de uma unidade

[pic 1]

Fonte: Elaborado pelo autor.

A unidade possui os seguintes equipamentos:

06 computadores, sendo 02 destinados a gerência da loja, 02 para a área dos baristas e cozinha, 02 computadores destinados ao caixa, 01 switch, 01 roteador, 01 impressora e um modem access point com acesso à internet sem fio para conexão dos Smartphones e TV’s smart com acesso à internet.

Os equipamentos tem as seguintes configurações:

  • Pc0: Link Ipv6 local

Ip address: 192.168.0.2

Máscara rede: 255.255.255.0

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (377 Kb)   docx (689.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com