TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes de Ar Comprimido

Por:   •  5/12/2023  •  Projeto de pesquisa  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]CEDUP – CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

GABRIEL FELIPPE DE JESUS

REDES DE AR COMPRIMIDOS

Tubarão, 2023.

REDES DE AR COMPRIMIDO

A rede de ar comprimido é formada por um conjunto de tubos que servem para transportar o ar comprimido pelo compressor, aos equipamentos e dispositivos pneumáticos. São utilizadas em diversos tipos de atividades e precisam ser bem planejadas e implementadas para garantir o bom desempenho e a segurança das operações.

O ar comprimido é um importante recurso com aplicações em diversos ramos, equipamentos e aparelhos. Ele costuma ser estocado em cilindrosbotijões ou galões utilizando processos mecânicos para armazenamento compressão, e o seu uso se dá principalmente em compressores de ar. No que se refere à sua composição, ele é constituído por uma série de gases, sendo os principais o nitrogênio e o oxigênio, com a porcentagem de 78% e 21%, respectivamente.

  • Como o ar comprimido funciona e quais são suas principais aplicações?

Quando o ar é comprimido, suas moléculas podem se mover rapidamente, aumentando a sua temperatura, o que conhecemos popularmente como “calor de compressão”. De forma prática e resumida, comprimir o ar implica em armazená-lo em um espaço menor, aproximando suas moléculas umas das outras. Como resultado, obtemos energia na hora que esse ar é liberado, e essa energia tem a sua utilidade e aplicação.

O ar comprimido acaba sendo uma fonte de energia interessante para algumas aplicações específicas, sobretudo aquelas que demandam maior segurança, como é o caso de equipamentos e instalações industriais, onde há uma sobrecarga e, neste caso, a energia elétrica pode apresentar um risco à segurança do espaço e de todos os profissionais presentes, causando incêndios, choques elétricos e demais problemas que colocam em risco a integridade física das pessoas.

Tendo em vista tais fatores, a utilização do ar comprimido acaba sendo viável, até pelo fato dele ser flexível e adequado em diferentes condições de temperatura e umidade, como em espaços muito umidos, pisos molhados e demais locais.

É claro que, para que o ar comprimido possa cumprir suas funções, é necessário haver um suporte de rede e instalação, de modo que chegue nos espaços desejados, desempenhando suas respectivas funções, e é aí que entram em ação as redes de ar comprimido.

  • Principais tipos de redes de ar comprimido: 

Elas podem ser desenvolvidas a partir de diferentes materiais, como é o caso do PVC, alumínio e o ferro galvanizado.

No caso das redes de ar comprimido com tubulação em alumínio, por exemplo, elas apresentam excelentes características e propriedades em decorrência deste material, como: resistência à corrosão, baixa densidade e elevada resistência mecânica, o que o torna leve e rígido ao mesmo tempo.

Utilizar a tubulação de alumínio traz algumas vantagens às redes de ar comprimido, já que é possível obter uma elevada qualidade do ar sem nenhum tipo de ferrugem, mantendo assim a rede limpa e maximizando a vida útil dos filtros reguladores. Outro ponto que merece ser destacado nas tubulações de alumínio é que elas não se danificam com a oxidação, dessa forma, há uma incidência menor de vazamento e maior eficiência da rede como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (404.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com