TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Registradores De Memoria

Trabalho Universitário: Registradores De Memoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 4

Nos flip-flops, ainda temos dois sistemas de entradas, sistema síncrono e sistema assíncrono. Nos sistemas síncronos, os instantes de tempo nos quais as saídas são alteradas são determinados por um sinal chamado: clock. Nos sistemas assíncronos, as saídas dos circuitos lógicos podem mudar de nível lógico, sempre que o nível de uma ou mais entradas mude.

1.4 O fenômeno “Contact Bounce”

O fenômeno é conhecido como trepidação de contato (“contact bounce”) que torna praticamente impossível obter uma transição de tensão “limpa” com uma chave mecânica. As múltiplas transições no sinal de saída geralmente não duram mais do que alguns poucos milissegundos, mas podem ser inaceitáveis em algumas aplicações.

Exemplo: Imaginemos que em uma espaçonave há uma chave mecânica que indica a abertura de uma comporta de vazão de ar. Devido ao efeito da trepidação de contato (contact bounce) há trepidação do sinal, gerando ruídos e erros de leitura. Há necessidade de se acoplar um Latch a essa chave, de modo a eliminar os efeitos indesejados da trepidação de contato.

Na figura 6, vemos a chave mecânica que sofre com o efeito da trepidação de contato antes da utilização da latch.

Fig. 6 – Chave mecânica usada para indicar o estado de uma comporta

Para solucionar essa trepidação de contato que afeta a saída usamos um Latch.

Fig. 7 – Chave mecânica com a Latch já acoplada

2 CONTADOR ASSÍNCRONO

2.1 Definição de Contador Assíncrono

O contador assíncrono é um circuito digital que varia o estado de acordo com o sinal de entrada. O flip-flop mais utilizado para este contador é do tipo “T” (toggle), por talves ser o mais simples flip-flop, pois quando sua entrada (T) for 0 sua saída é QA e quando for 1, sua saída é QA negado. Neste tipo de circuito, a entrada de clock para todos os flip-flops não é comum. O clock é colocado no primeiro flip-flop e depois a saída do primeiro é ligada na entrada clock do segundo. Normalmente se usa a entrada do flip-flop com sinal lógico em 1. A saída de bits é sequencial e o primeiro flip-flop é o que recebe os pulsos de clock, sendo o bit do último flip-flop o mais significativo da contagem.

É utilizado para criar sequências, geradores de frequência e conversão de analógico paradigital.

Os contadores assíncronos, quanto ao modo de contagem, podem ser classificados como crescentes e decrescentes.

2.2 Contador Assíncrono Crescente

O contador assíncrono crescente, ou progressivo, conta uma sequência de números crescentes.

Nestes contadores, a saída de um flip-flop é ligada a entrada de clock do flip-flop seguinte, ou seja, somente um flip-flop é controlado por pulsos de clock externos. O numero “n” de estados internos irá caracterizar o modulo do contador. Assim, por exemplo, um contador que possui oito estados internos é dito de modulo 8. Se este contador for do tipo crescente, a sua base binária de contagem é de 000 a 111.

2.3 Contador Assíncrono Decrescente

O contador assíncrono decrescente, ou regressivo, conta uma sequência de números decrescentes.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com