TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Gigantes da Engenharia

Por:   •  15/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  806 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO GIGANTES DA ENGENHARIA A PONTE AKAZHI KAIKYO

Arquitetura e Urbanismo

4º período ‘A’ noturno

Jéssica Lacerda Taveira

A ponte Akashi Kaikyo é a ponte suspensa mais longa do mundo, ela tem quatro quilômetros de comprimento e foi projeta para suportar tsunamis, abalos sísmicos, e tufões. O sucesso de seu projeto teve através de sete invenções fundamentais, que foi encontrado em sete pontes históricas.

Século XVIII, na Inglaterra a ponte A Ironbridge com trinta metros, foi feita com um material inovador o ferro fundido, sendo assim o primeiro passo para a construção da ponte Akashi Kaikyo foi os ‘materiais’.  Foi um grande desafio a construção desta ponte, pois naquela época o método utilizado era o mesmo do império romano, a construção em pedra, com isso tendo dificuldades, pois o arco teria que ser maior, precisando de oito vezes mais pedras sendo assim o arco não suportaria o peso e se romperia. Começou-se a fazer o ferro fundido, o início da construção da primeira ponte de ferro fundido no mundo foi em 1779, sendo feita com 1700 peças de ferro pré-moldada.

Século XIX, estreito de Menai, no país de Gales, tinha necessidade de uma ponte para ir para a Irlanda, o engenheiro contratado para construir a  Menai de cento e setenta e sete metros recorreu para os conceitos básicos de pontes as ‘pontes suspensas’ que seria o segundo passo, mas para isso deveria se utilizado uma ancoragem para esticarem os cabos da ponte, mas acharam obstáculos o piso que poderia envergar com o peso, a solução foi suspender a ponte com torres de pedra e estender os cabos para baixo para nivela o piso. Para a ancoragem eles perfuraram túneis de dezoito metros nos leitos rochosos, estalando estruturas de ferro que prenderam a corrente com barras de três metros no fim do túnel.

Em 1851 os Engenheiros teriam que construir uma ponte sobre o rio Niágara, A ponte Niagara Falls com duzentos e cinquenta, teria que suportar um trem de trezentas toneladas, sendo assim a resistência da ponte foi a principal preocupação, sendo o terceiro passo ‘correntes mais fortes’, foi provado em um acidente que as correntes seriam muito fracas. Eles usaram quatro cabos cada um com 3640 fios entrelaçados e ancorados, seria forte o suficiente para suportar a ponte e o trem.  

Em 1864, decidiram construir uma ponte para unir Brooklyn a Manhattam, sendo assim à construção da ponte A Brooklyn com quatrocentos e oitenta e seis metros, sendo o quarto passo e um grande desafio que era os pilares da ponte que teriam que ser ‘construído sobre a agua’, mas o rio tinha muito lodo e lama em seu leito rochoso, sendo uma superfície instável para os pilares. Para a escavação do leito rochoso foi construído uma espécie de caixa invertida chamada de caixão que era feita com placas de madeira; ela ficava no fundo do rio e proporcionava espaço de trabalho para 125 homens, no fim da escavação o caixão foi preenchido com concreto, criando as fundações das torres que sustentam a ponte.    

A ponte A Golden Gate de mil seiscentos metros entre a cidade de São Francisco e o condado de Marin teria que construir mais alto, sendo o quinto passo ‘torres mais altas’, para maior equilíbrio das forças acontece quando os cabos tem um alinhamento especifico para a ampliação do comprimento e a preservação do formato seria necessária aumentar as torres, um vão de 1280 metros reque que os cabos sejam ancorados 152 metros acima da pista sendo necessárias torres de 227 metros de altura, mas torres finas desmoronariam com o próprio peso, e torres grossas obstruiriam a passagem de navio, sendo assim utilizaram placas de aço, reunidas em células formavam uma rígida estrutura, por serem ocas permite que sejam finas de alto a abaixo, permitindo que flexione em vez de partiram sobre a tenção dos cabos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (92.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com