TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ENGENHARIA BIOQUÍMICA TÉCNICAS DE ASSEPSIA E ESTERILIZAÇÃO

Por:   •  7/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.503 Palavras (7 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA QUÍMICA

RELATÓRIO DE ENGENHARIA BIOQUÍMICA

TÉCNICAS DE ASSEPSIA E ESTERILIZAÇÃO

Sorocaba/SP

2018

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

O conceito de esterilização é diferente do de assepsia, a esterilização consiste em um processo de destruição de todas as formas de vida microbiana, devido à aplicação de agentes físicos e ou químicos, já assepsia é o conjunto de medidas que são utilizadas para impedir a penetração de microrganismos em um ambiente asséptico (livre de infecção).  

As técnicas de esterilização são utilizadas a fim de garantir níveis adequados de segurança em medicamentos, alimentos e também é utilizada em áreas hospitalares. Com o passar do tempo, esta técnica vem sendo utilizada em diversas indústrias como a de cosméticos, resinas, embalagens, tintas e matérias-primas variadas. Devido à vasta quantidade de técnicas disponíveis para este fim, deve-se buscar a mais apropriada a cada tipo de aplicação e material.

A esterilização classificada como calor úmido por meio do uso de autoclaves é uma das técnicas mais comuns utilizada nos dias de hoje, pois possui um custo operacional relativamente baixo, não emite efluentes gasosos e seu custo de manutenção é simples e barato. A técnica consiste em destruir os micro-organismos, por meio do contato do material contaminado com o vapor de água, gerado sobre uma determinada temperatura e pressão, por um período de tempo (NOVAK, 2018).

Para essa técnica ser efetiva, deve-se promover a eliminação total de micro-organismos, e são necessárias condições adequadas da autoclave como também o acondicionamento correto dos materiais a serem esterilizados, assim como sua embalagem (LAUFER; KERN; SANTOS, 2009). Devido a isso, o experimento em questão levou em consideração as instruções especificadas como ideais, na espera de um resultado com a eliminação total desses microrganismos.

        Para ser feita a esterilização na placa de Petri, a mesma passou por um processo de limpeza com detergente neutro, pois a sujeira apresentaria uma função de barreira para os agentes esterilizantes, não permitindo o contato destes com os micro-organismos (RIBEIRO; STELATO, 2011), como também por um processo de secagem natural.  Para depois ser manuseada com uso de EPI (luva de borracha, máscara e touca), que impedem o risco da contaminação tanto do material a ser esterilizado como do indivíduo em si (CAMISASCA et al, 2017), e álcool 70% para desinfecção prévia das placas e das mãos.

Após a limpeza o material foi embrulhado em papel Kraft da maneira indicada, pesquisas como o de Perozini et al, 2010, comprovam a eficiência do uso do papel Kraft para esterilização em autoclaves, no entanto a ANVISA não recomenda o uso do mesmo no processo de esterilização, visto que sua composição pode conter substâncias como amido, corante e outras substâncias tóxicas que podem interferir no processo de esterilização,  sendo pouco utilizado nos dias de hoje.

        Na autoclave é acrescentado água até cobrir a resistência e então é adicionado o material a ser esterilizado, posteriormente a tampa é fechada apertando as válvulas de modo cruzado deixando para a saída de vapor a válvula de segurança aberta. Depois de um tempo, quando o vapor tiver saindo em grande quantidade esta válvula é fechada para ter um aumento interno da pressão e temperatura na autoclave, e assim conseguir um bom resultado na esterilização.

Quanto ao tempo necessário da aplicação do calor, dependerá do tipo e formas de vida dos microrganismos presentes, sendo o tempo inversamente proporcional à temperatura empregada e diretamente proporcional ao tamanho da carga microbiana no material, no caso a temperatura de 121ºC e tempo de 15 a 30 minutos, foi determinada como ideal para a situação. Porém um método para determinar se a esterilização foi efetiva é por meio do uso de um indicador biológico, testes colocados dentro de um pacote que são esterilizados dentro da autoclave. Caso ocorra uma alteração na coloração, significa que houve uma alteração do pH do meio, ou seja, existe uma atividade microbiana. Caso não mude, significa que não houve atividade e a esterilização foi realizada com sucesso.

1- Cite quais os agentes esterilizantes são utilizados por diferentes setores industriais? (ex: Na indústria de laticínios, os processos de pasteurização são utilizados para esterilização de leite e etc.).

A escolha do método de esterilização utilizado dependerá das características dos produtos a serem esterilizados, na indústria alimentícia é utilizado a pasteurização dos produtos lácteos, principalmente quanto os mesmos não possuem algum tipo de conservante. A indústria alimentícia também utiliza o método de radiação gama ou lavagem com produtos químicos especificados para esterilizar embalagens que podem conter micro-organismos que influenciarão no produto (SCHMIDELL et al, 2001).

Na indústria farmacêutica, os métodos de esterilização automatizados são os mais utilizados pois apresentam maior rapidez e eficácia. São utilizados os métodos físicos, métodos químicos dos quais se destacam o calor úmido (vapor), calor seco (estufa), radiação (raios gamas, alfa e beta) e agentes gasosos (oxido de etileno e peróxido de hidrogênio).

        Nas indústrias que precisam realizar o processo de esterilização em grande escala, assim como a farmacêutica, são utilizados os métodos físicos de esterilização, sendo os mais recomendados os métodos de radiação ionizante e os físico-químicos com óxido de etileno ou plasma de peróxido de hidrogênio, pois eles atuam em grande escala e os seus custos com implantação, manutenção e controle são relativamente altos.

2- Indique o modo de ação dos agentes físicos e químicos sobre os micro-organismos?

Os agentes físicos e químicos interferem sobre as características do micro-organismo, seja no desenvolvimento de substâncias químicas consideradas letais, no interior de sua célula, ou em alterações (simultâneas ou não) nas moléculas responsáveis pela manutenção e sobrevivência da célula (SCHMIDELL et al, 2001).

3- Dentre os métodos de controle microbiano, por que o calor seco e calor úmido são os métodos mais empregados para destruição de micro-organismos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (136.5 Kb)   docx (51.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com