TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Laboratorio de Mecanica

Por:   •  7/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 09 unidade 3 – Atividade Rotação

Integrantes: Marcos Vitor Dantas Costa

Analise dos Dados:

O experimento 1 da cuba com agua mostra que de acordo com a 1° Lei de Newton que um corpo tende a permanecer em seu estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme, a menos que seja obrigado e mudar aquele estado por forças atuando sobre ele. Dessa forma a inércia nesse experimento de rotação se aplica a um corpo que roda em torno de um eixo que é a inércia de rotação onde a tendência de um corpo que está em movimento circular a continuar girando, como um corpo que gira ao redor de um eixo inercialmente tende a seguir girando em torno dele, isso acontece por que corpo resiste a alterações em seu estado de movimento dependendo é claro da distribuição da massa em relação ao eixo de rotação. Então quanto maior for a distância entre a maior parte da massa e eixo de rotação maior será sua inércia rotacional.

O experimento 2 da plataforma giratória ilustra de forma bastante interessante a conservação do momento angular, ou seja ela serve para mostrar a comprovação da conservação do momento angular. O experimento com a roda de bicicleta mostra que, ao girar a roda numa posição adequada (eixo da roda na vertical), surge a velocidade angular e um momento angular com o lado sendo o momento de inércia. A plataforma giratória, que não recebe forças externas, inicia o giro para conservar a quantidade do momento angular, com uma velocidade  e um momento angular. além disso as massas mostram que a distribuição destas massas, ora próxima ao eixo central de giro, ora mais distantes, causa uma variação na velocidade angular, justamente para conservar o momento angular.

Conclui-se, então, que durante uma rotação de um corpo sobre seu eixo ocorre surge o momento angular. Também que este momento depende da distribuição da massa em relação ao eixo quando gira. Por fim, que o momento angular se conserva alterando a velocidade angular a fim de manter constante o somatório dos torques externos.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com