TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio ambiental simplificado deposito de GAZ

Por:   •  18/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  5.452 Palavras (22 Páginas)  •  1.709 Visualizações

Página 1 de 22

MEMORIAL DESCRITIVO-DEPÓSITO DE GÁS GPL. - Licenciamento Ambiental

1 – Endereço

Razão social: ALMIR DOS SANTOS SILVA 01942320345 

Cnpj: 19986923000192

Endereço: R ALIMENTADORA 05 QUADRA 16 LOTE 02

Bairro: COLINA PARK

Município: Açailândia

2 – Proprietário

Nome: Almir dos Santos Silva

Endereço: R Alimentadora 05, quadra 16 lote 02

Bairro: Colina Park

Município: Açailândia

E-mail:

Telefone:(99)3538-6597

3 – Autor do Memorial descritivo da Atividade

Nome: Danylo Milhomem Ferreira

CREA: 1109828160

Endereço: rua Teixeira de Freitas nº 304

Bairro: Centro

Município: Porto Franco

E-mail:

Telefone:(99)3571-2099

4 – Características da Edificação

Descrição: COMERCIO A VAREJISTA DE LIQUEFEITO DE PÉTROLEO (GPL)

Área construída:      218,50 m²

A construir:                         m²

Área Total:               218,50 m²

Altura:                       m²

DESCRIÇÃO

O presente documento, o memorial descritivo das atividades, refere-se à condensação de elementos básicos impactantes que poderão causar na operação e manutenção do deposito e transporte do gás GPL da empresa de Comercio e Varejista de gás, Leal Gás, Localizado na rua Alimentadora 05,quadra 16 lote 02 localizado no Município de Açailândia/MA, tem a finalidade de subsidiar a Secretária de Meio Ambiente – SEMMA , de acordo com a resolução CONAMA n.º 10 de 06/12/1990, n.º 237 de 19/12/1993 Resolução CONAMA n.º 273 de 29/11/2000, que instituiu os procedimentos técnicos que norteiam a elaboração do trabalho e o Código de Proteção do Meio Ambiente do Estado do Maranhão Lei Estadual nº 5.405 de 08/04/1992, regulamentada pelo decreto nº13.494/93, constituindo-se em um instrumento técnico complementativo à documentação necessária a obtenção da licença de operação ao empreendimento, em suas atividades de Comercio Varejista de gás liquefeito de petróleo (GLP)

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

DEMOGRAFIA POPULACIONAL[pic 5]

O município de Açailândia/MA, distante a 600, 00 km de São Luis, tem 5.806, 00KM2 de área territorial e possui uma população de 106.357,00 habitantes segundo o IBGE.

MEIO FISICO

O Maranhão possui Clima Tropical Quente Semi – Úmido com 04 (quatro) e 05 (cinco) meses secos.

As principais ocorrências meteorológicas que caracteriza o estado médio da atmosfera são: precipitações pluviométricas, temperaturas, isolação, umidade relativa do ar e os ventos dominantes.

TEMPERATURA

A temperatura é o parâmetro mais estável, em relação aos demais. As suas flutuações se nos faz diferentes horários de observação (12h00min e 24h00min TMG – Tempo Médio de Greenwich) o que pouco muda nos horários comuns. Em decorrência da intensa isolação a temperatura media anual e relativa alta 26,1°C. Porem a influencia dos ventos de circulação local, da alta umidade e grande quantidade de nebulosidade durante todo ano, faz com que grande parte da região não atinja máximas diárias muito elevadas. A temperatura média anual da região não atinja máximas diárias muito elevadas, a temperatura media da região oscila entre valores extremos de 34,4°C e 17,9°C Novembro e Dezembro são os meses mais quentes e Fevereiro e Junho os mais frios.

RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEOS

O Estado do Maranhão está quase totalmente incluído na Bacia sedimentar do Parnaíba, considerada uma das mais importantes províncias hidrogeológicas do país. A estrutura tectônica da bacia é em geral simples, devido à atitude monoclinal das camadas, que mergulham suavemente das bordas para o interior. O pacote de sedimentos da bacia alcança uma espessura de 3000 metros, dos quais 2550 são de idade paleozoica e os restantes 450 metros, mesozoica. Por se tratar de uma área de rochas quase exclusivamente sedimentares, o Estado do Maranhão apresenta possibilidades promissoras de armazenamento e exploração de águas subterrâneas. Acima do embasamento cristalino, que constitui o fundo impermeável geral de toda a bacia, desenvolvem-se três principais aquíferos: Serra Grande, Cabeças e Poti-Piauí. Os dois primeiros são aquíferos em carga, postos em confinamento, respectivamente, pelas formações semipermeáveis.

SITUAÇÃO ATUAL DOS RECURSOS HÍDRICOS

O Maranhão, o mais amazônico dos estados nordestino, inclusive com parte de seu território pertencente à Amazônia Legal - e isto é sinônimo de abundância de recursos hídricos superficiais - vem sofrendo, ao longo dos últimos anos, perdas consideráveis desses recursos. Rios como o Mearim, o Itapecuru e o Pendure, outrora piscosos e caudalosos, são hoje, praticamente, estéreis e atravessados, em certos trechos, a pé nos meses de verão. Alguns rios menores, como o Zutiua, o Codozinho e o Pirapemas chegaram a “cortar” recentemente. O transporte fluvial, uma das antigas tradições do Estado, tornou-se praticamente inviável, tal o assoreamento que hoje ocorre. Os vales do Mearim e do Itapecuru, segundo depoimento de antigos moradores ribeirinhos, foram como que encolhendo, à mercê da força brutal das queimadas e desmatamentos, que exauriram os solos, desagregando-os e tornando-os mais vulneráveis ao impacto pluvial. Associado a esse processo, ocorre, conjuntamente uma redução dos recursos hídricos subterrâneos à medida que a retirada da vegetação favorece o escoamento superficial, inibindo o armazenamento de água subterrânea e sua posterior retransmissão aos cursos d’água. Apesar de ter seu território quase todo incluído num dos mais expressivos mananciais de água subterrânea do país, é de importância fundamental a preservação e conservação dos recursos hídricos, com especial atenção aos chapadões do sul do Estado, onde se origina boa parte da drenagem maranhense.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.3 Kb)   pdf (632 Kb)   docx (368.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com