TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Estagio

Por:   •  19/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

1.1 ENCAMINHAMENTO À EMPRESA

O meu ingresso na Empresa UTC ENGENHAIA, deu-se através de envio de um currículo, onde participei de entrevista e, posteriormente, fui selecionado e contratado como estagiário, participando de atividades e palestras para meu desenvolvimento.

1.2 RECEPÇÃO DA EMPRESA

Através do estágio na Empresa UTC ENGENHARIA, tive a oportunidade de colocar em prática o que aprendi na sala de aula durante o curso de Automação Industrial, onde executei serviços referentes à manutenção de componentes e equipamentos industriais e mecânicos, sendo orientado por profissionais da empresa em suas respectivas funções.

        1.3 ASPECTOS FÍSICOS DA EMPRESA

A empresa UTC ENGENHARIA está localizada na Rod. Amaral Peixoto, Km 180 4 – nº 4985 Pq Aeroporto, na cidade de Macaé-RJ, composta de Blocos Administrativos, Galpões de Produção e Oficinas, onde são desenvolvidas suas atividades.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 ATIVIDADES PRIMÁRIAS DESENVOLVIDAS

A UTC ENGENHARIA atua na fabricação de equipamentos industriais e na recuperação de equipamentos do ramo petrolífero. Durante o período de estágio, pude acompanhar algumas manutenções de equipamentos.

MSGA – Manifold submarino de gás de alta utilizado na Bacia de Campos. Acompanhei na manutenção durante o processo de reparos em equipamentos que são acoplados ao MSGA, tais como: MCV, TREECAP, GOSNECK e etc.

Proteção de Cabeça de Poço (Wellhead Proctection) - Estrutura metálica para proteção física da cabeça de poço e de sistemas solidários: Fiz treinamentos sólidos para poder entender a funcionalidade do equipamento; por falta de prioridade do item, não pude acompanhar o reparo em tempo real.

 Risers de Injeção de Gás – conjunto de tubos flexíveis que conectam a unidade de produção e a árvore-de-natal molhada e/ou manifold de produção, permitindo a injeção de gás no poço: Equipamento com restrição de pessoas em contato. Participei de palestras sobre o uso e conheci o equipamento apenas visualmente. Não pude executar qualquer atividade no mesmo devido ao grau de risco, pois o equipamento é testado com pressão alta, Em torno de 8000 psi.


2.2 ATUAÇÃO NA EMPRESA

Na fábrica, trabalhei na bancada de montagem e desmontagem onde tive mais contato com alguns itens de reparos mecânicos, como ferramentas utilizadas nas montagens, conjuntos elétricos de equipamentos que trabalham no fundo do mar, no qual pude ter uma noção mais específica sobre o funcionamento de um equipamento que atua na extração de petróleo.

Na fábrica de processos, trabalhei junto a equipe de montagem de ANM’S(Árvore de Natal Molhada), assim podendo ver vários testes de pressão para detectar de possíveis vazamentos futuros. Aprendi como funciona os Anodos, Blocos feitos de zinco, magnésio e uma liga metálica, onde proporciona uma proteção catódica do equipamento, ou seja, o Anodo é consumido no lugar do equipamento. Sendo assim, mantém o equipamento em perfeito estado quando exposto as ações climáticas.

        Aprendi também sobre outras áreas do ramo industrial, tais como: Usinagem, caldeiraria e instrumentação, onde, nessas áreas, pude conhecer mais conteúdo e um pouco mais do que a empresa fornecia aos clientes/empresas.


3. CONCLUSÃO

3.1 CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS

O conteúdo adquirido durante as aulas no curso me possibilitaram entender na prática o processo de trabalho ao desmontar materiais, tendo por exemplo, a parte de montagem e desmontagem de ferramentas, manuseio das ferramentas junto as ferramentas de torque apropriada e as precauções que devem ser tomadas na hora de usá-las e quando for colocá-las nos seus respectivos lugares (caixa de proteção), etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com