TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio manutençao

Por:   •  27/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.147 Palavras (9 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA

ANDRÉ LUIS DE LIMA – A950CJ-0

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ENGENHARIA MECATRÔNICA

LIMEIRA

2015

ANDRÉ LUIS DE LIMA – A950CJ-0

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ENGENHARIA MECATRÔNICA

Relatório de estágio apresentado a Coordenação de Engenharia Mecatrônica da Universidade Paulista como requisito para conclusão da disciplina de Estágio Supervisionado, sob orientação do Professor Thiago F. P. da Silva.

LIMEIRA

2015


DEDICATÓRIA

        A Deus, aos meus pais, e todos de minha família, também todos meus amigos,  e aqueles que sempre estiveram me apoiando durante toda essa carreira universitária.

AGRADECIMENTOS

        Agradeço, antes de tudo, infinitamente a DEUS e minha família. Aos meus pais, por todo o esforço que fizeram e ainda fazem para levar esta família adiante, aguentando firme forte todos os percalços da vida.

        Aos amigos, pela amizade nos momentos necessários e as discussões, sempre construtivas.

        À Universidade Paulista pela aprendizagem e pelas as amizades cultivadas.

        Por fim, agradeço ao quadro de professores do Curso de graduação de Engenharia Mecatrônica, pelos debates e discussões.  Agradecemos de coração a todos os professores.

        Agradecemos em especial a Oswaldo Músico Filho, gerente de manutenção e Fernando Falcão, engenheiro de manutenção que me deram oportunidade de aprender mais e utilizar de todo conhecimento adquirido durante o curso, além claro de acreditar em meu potencial.

        Por fim sou grato a todos por auxiliarem nesse empreendimento desafiador e por acreditarem em mim.

        Muito Obrigado.


“Não basta ensinar ao homem uma especialidade. Porque se tornará assim uma máquina utilizável, mas não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento, um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo e moralmente correto.” Albert Einstein

RESUMO

Este trabalho descreve o estagio supervisionado para a obtenção do titulo de Engenheiro Mecatrônica, executado na empresa Owens Corning, situada na cidade de Rio Claro, interior de São Paulo, que tem como ramo principal o de fabricação de fibra de vidro, estagio realizado no setor de engenharia de manutenção desta empresa, elaborando projetos de melhoria em equipamentos e processos, planejando manutenções a serem realizadas, além de elaborar orçamentos e acompanhamento da execução de projetos em campo.

PALAVRA CHAVES: Planejamento, Projetos, Orçamentos.


ABSTRACT

This paper describes the stage supervised to obtain the title of Mechatronics Engineer, run the company Owens Corning, located in the city of Rio Claro, São Paulo, whose main branch of the fiberglass manufacturing, stage in the sector maintenance of this company engineering, developing improvement projects in equipment and processes, plan maintenance to be carried out, and prepare budgets and monitor the implementation of projects in the field.

KEY WORD: Planning, Projects, Budgets.


LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Visão aérea da Fonte: Owens Corning Fiberglas A/S.        

Figura 2 – Inspeção Termográfica        

Figura 3 – Ficha Técnica        

Figura 4 - Projeto Executado.        

Figura 5 - Projeto Executado        


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 REVISÃO BIBLIOGRAFICA        

2.1 Manutenção        

2.2 Projeto        

3 DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO        

4 RESULTADOS E DISCUSSOES        

5 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


1 INTRODUÇÃO

A vasta prosperidade tecnológica impõe e faz com que a cada dia mais as indústrias inovem para acrescer sua competitividade no mercado de atuação. Os resultados dessa prosperidade são o acirramento da concorrência no mercado, mostrando a importância de projetos que atendam a necessidade do mercado, com qualidade e baixo custo.

Fundada em 1971, a Owens Corning é uma empresa multinacional com suas raízes Norte Americana, esta localizada na cidade de Rio Claro, a 180 Km da Capital de São Paulo, esta planta esta composta ultimamente por 6000 m² de área fabril e um quadro de funcionários de 1000 colaboradores. Seu parque fabril, estrategicamente localizada no distrito industrial de Rio Claro, próximo a rodovia Washington Luís, apresentada pela visão superior desta área pela figura 1:

Figura 1 – Visão aérea da Fonte: Owens Corning Fiberglas A/S.

[pic 1]

Fonte: Owens Corning Fiberglas A/S.

A Owens Corning, produz fibras de vidro em forma de Rovings (com aplicações em piscinas, caixas d’água e peças automotivas, entre outras), Mantas (com aplicações semelhantes ao Roving, porém com melhor controle em espessuras para produção de determinadas peças e também permitindo o uso em prensagem a vácuo), fibras picadas (com uso em termoplásticos em indústrias automotivas e eletroeletrônicas), T-30 (tubos, tanques e perfis estruturais) e Silentex (utilizada no escapamento/silencioso de veículos), que são utilizadas pelo mercado de plástico reforçado em mais de 40 mil produtos, suprindo setores que vão desde a indústria automobilística, têxtil e naval, até a construção civil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (574.8 Kb)   docx (648.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com