TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de usinagem

Por:   •  3/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  997 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

No dia 18/11/15 as 9:00h reunimos no laboratório de usinagem e solda para realizarmos alguns experimentos de:

-Faceamento com torno: é a operação que obtém quando a ferramenta no sentido normal ao eixo de rotação da peça. Tal qual o torneamento cilíndrico, o faceamento pode ser externo ou interno.

-furação: remoção de cavaco onde o movimento de corte é circular e o movimento de avanço é linear na direção do eixo de rotação da ferramenta(broca).

-Fresamento:o fresamento é um processo para a obtenção superfícies usinadas pela remoção progressiva de uma quantidade pré-determinada de material da peça de trabalho a uma taxa de movimento ou avanço relativamente baixa mediante a uma ferramenta multicorte, a fresa, que gira a uma alta velocidade.

Os  matérias utilizados foram:

-Peças retangular e cilíndrica;

-Ferramentas para fresa de 45°;

-Lima de bancada;

-Broca de centro;

No torneamento, foram seguidos os seguintes procedimento:

 Foi fixada  uma peça cilíndrica na placa de 3 castanhas do torno.

Foi selecionado uma rotação de 800RPM para facear a peça. A operação foi feita manualmente, com isso a velocidade teve oscilação . A peça foi faceada com a ferrramenta de 45°. Logo em seguida foi fixado ao mandril.  Por fim foi feito um furo de centro com broca de centrar.

No processo de furação,foi utizada uma peça retangular de aço 1020, que foi posicionada na bancada da furadeira. Logo após posicionamos uma broca de 4 mm, fixada no mandril da furadeira. Foi realizado 3 furos na peça utilizando uma velocidade de 1cm/min.

Por fim no fresamento, foi-se determinada uma face, e posicionada para cima, prendendo-a na morsa da fresadora. Foi determinada a rotação de 500 RPM e uma velocidade de corte de 150mm/min e assim iniciado o processo de faceamento da peça com uma ferramenta de 45°.

Para o acabamento 1000 RPM.

Ao findar o fresamento ,lixou-se com uma lima para retirar as rebarbas da peça.

Com cada operação de usinagem foi-se definido que no torno a peça gira em relação a ferramenta ,assim realizando o faceamento e acabamento gerando cavacos.

Exemplo:

[pic 1]

Peça acabada:

[pic 2]

Na furação,a peça fica fixa e a ferramenta que gira em um ponto determinado para realizar o furo desejado gerando cavacos.

Exemplos:

[pic 3] 

Na fresagem a peça fica fixa na morsa da fresa e a ferramenta gira realizando movimentos em torno da peça, com isso gerando cavacos.

Exemplo:

[pic 4]

Conclusão

Com a realização das atividades pode se obter conhecimentos práticos no processo de usinagem.  Na medida em que foram realizadas três atividades cada uma delas teve sua importância para uma analise técnica.

No processo de podem ser realizado trabalhos de grandes precisão, podendo ser manual e automática.  Porem na manual pode se ocorrer grandes chances de erros. Já programável tem pouquíssima chance erros evitando perca de material ou ate mesmo a peça, reduzindo custos.

No processo de acabamento é notável a diferença de automático para manual pois o movimento de avanço automático a peça sai bem acabada, já no manual pode se haver algumas rugosidade na peça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (478.4 Kb)   docx (452.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com