TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Usinagem

Por:   •  24/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 2]VITOR MANOEL FELIPPE DE SOUZA

RELATÓRIOS DA AULA PRÁTICA DE USINAGEM

Itapeva

Dezembro de 2014

VIDA E DESGASTE DE FERRAMENTAS DE CORTE

(09/10/2014)

Ferramentas de corte possuem vida e desgaste, vida é o tempo que leva para a ferramenta perder o fio de corte, atingindo esse tempo que é determinado por uma equação a ferramenta deve ser afiada ou substituída.

Desgaste da ferramenta é causado por fatores como, velocidade de corte, velocidade de avanço, rigidez da ferramenta, rigidez da máquina, material da ferramenta, material usinado e tipo de operação.

        

MEDIÇÃO DE POTÊNCIA DE CORTE

(16/10/2014)

Na prática do dia 16 de outubro foi realizada a medição de potência de corte para isso a plaina desengrossadeira foi conectada a um analisador de rede trifásico que foi usado para medir a amperagem. Em seguida foi feita a análise das características de usinagem, e utilizando 3 peças das madeiras.

Foi calculada a espessura média do cavaco com os paramêtros da própria maquina. O equipamento possui duas velocidades de avanço. A velocidade de avanço é a velocidade tangencial do eixo da polia. Para a medição da velocidade de avanço e rotação da máquina foi utilizado um tacômetro.

Para a obtenção dos valores de profundidade de corte, foi observada a diferença entre a espessura inicial e final da peça.

SERRAS DE FITA

(06/11/2014)

Serras de fita, são serras que utilizam uma lâmina de pequena espessura e largura, utlizadas para trabalhos simples. As lâminas de serra de fita estreita são produzidas em diferentes larguras e espessuras, conforme aplicação ou tipo de trabalho.

As lâminas mais comumente utilizadas em máquinas de marcenarias e carpintarias, possuem grandes larguras  para cortes retos e cortes de peças com raios maiores e menor largura para cortes curvos e de raios menores.

De modo geral, o passo do dente tem a dimensão de 10 vezes a espessura da lâmina e a altura do dente tem dimensão de metade do passo.

.

FRESAS E BROCAS

(27/11/2014)

Fresa, é conhecida por ser uma ferramenta de corte lateral, usada na usinagem de madeira é operada por uma fresadora vertical ou horizontal. Existem vários tipos de fresas, cada uma com uma finalidade. Fresadora é uma máquina-ferramenta, que pode executar a função de aplainar, ou seja, transferir de um gabarito (matriz) para outro (de materiais diversos como madeirametal ou mármore) algum perfil previamente elaborado. As fresas são muito usadas para usinar os dentes das engrenagens, abrir fendas em eixos ou copiar outras peças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (166.7 Kb)   docx (162 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com