TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio eletromagnetismo - experimento 01 - intrumentos de medidas elétricas

Por:   •  3/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.941 Palavras (8 Páginas)  •  1.138 Visualizações

Página 1 de 8

RELATÓRIO PRINCÍPIOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO

EXPERIMENTO 01 – INSTRUMENTOS DE MEDIDAS ELÉTRICAS

RELATÓRIO PRINCÍPIOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO

EXPERIMENTO 01 – INSTRUMENTOS DE MEDIDAS ELÉTRICAS

Atividade avaliativa apresentada à Faculdade Pitágoras de Ipatinga, para a disciplina Princípios da Eletricidade e Magnetismo, do quarto período, do curso de Engenharia de produção.

RESUMO

Os instrumentos de medidas elétricas, são equipamentos capazes de realizar medição de grandezas elétricas, como Tensão, Corrente Elétrica, Resistência, etc. Existem aparelhos específicos para cada tipo de grandeza elétrica, o que torna a medição mais precisa, contudo, existe também aparelhos capazes de medir várias grandezas elétricas. O multímetro ou multiteste (multimeter ou DMM - digital multi meter em inglês) é capaz de realizar medição de várias grandezas elétricas em um único aparelho, bastando escolher através da chave seletora, o tipo de grandeza e a escala de medição. Neste experimento utilizamos o multímetro na função Voltímetro e na função Amperímetro para medição de tensão e corrente, respectivamente, em um circuito simples de lâmpada. Através das medições realizadas foi podido observar que, a tensão sofre variação, podendo o seu valor medido, não ser exatamente igual ao valor selecionado na fonte, para alimentação do circuito.

Palavras-chave: Multímetro. Voltímetro. Amperímetro. Medição. Corrente Elétrica. Tensão Elétrica.

SUMÁRIO

1 OBJETIVO 5

2 INTRODUÇÃO 6

3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 8

3.1. Materiais Utilizados 8

3.2 Procedimentos experimentais 8

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES 12

5 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES 14

6 REFERÊNCIAS 15

1 OBJETIVO

O objetivo desta atividade prática consiste em aprender manusear o instrumento de medidas conhecido como multímetro, nas funções: voltímetro, ohmímetro e amperímetro. Além disso, compreender como ocorre a alimentação de um circuito elétrico através de uma fonte de alimentação, a qual utiliza corrente elétrica contínua. A partir disso, o grupo de alunos vai montar um circuito elétrico simples e na sequência efetuar medidas de corrente elétrica contínua, diferença de potencial elétrico e resistência elétrica.

Acho que deveria suprimir, pois circuitos já e montada, ou mudar para “analisarmos” o circuito... corrente elétrica contínua, diferença de potencial elétrico e resistência elétrica. OKKK

2 INTRODUÇÃO

Há um instrumento de medidas que permite efetuar a medição de diferentes grandezas físicas elétricas, denominado de multímetro. Esse instrumento permite a medida de diferença de potencial elétrico, vulgarmente chamado de tensão, corrente elétrica, resistência elétrica. A medida de cada uma dessas grandezas é escolhida por meio de uma chave seletora. Os multímetros podem ser analógicos ou digitais, conforme apresentados na Figura 01.

Figura 01 – Exemplos de Multímetros: a) Analógico; b) Digital

Ao usar um multímetro, o operador poderá selecionar algumas funções para efetuar medição da grandeza física que desejar. Por exemplo, se desejarmos medir a resistência elétrica de um determinado resistor, basta selecionar a função ohmímetro, para corrente elétrica basta selecionar a função amperímetro e para diferença de potencial elétrico selecionar a função voltímetro. A função amperímetro possui duas formas de ser utilizada, uma para medir corrente elétrica contínua e outra para medir corrente elétrica alternada. Da mesma forma a função voltímetro também permite ao usuário escolher tensão contínua ou tensão alternada. Temos que ter cuidado ao falarmos de tensão contínua e tensão alternada, pois essa nomenclatura é possível devido à existência de corrente elétrica contínua e corrente elétrica alternada. Para compreender melhor isso vamos imaginar a seguinte situação: um fluxo de cargas elétricas ocorre em um único sentido, logo se esse fluxo for organizado e orientado, temos o exemplo de uma corrente contínua. Se desejarmos medir a diferença de potencial entre dois pontos quaisquer, devemos selecionar a função voltímetro para medir a tensão devido a uma corrente contínua, logo abreviamos e dizemos que usaremos a função para medição de tensão contínua. Um amperímetro sempre mede a corrente elétrica que passa através dele. Assim para realizarmos uma medida de corrente é necessário que ele esteja em série no ponto no qual se deseja medir a corrente. Um amperímetro ideal deve ter resistência muito próximo de zero, de tal forma que quando conectado em um ramo do circuito, não afeta a corrente que passa nesse ramo. Devido a essa característica, este instrumento é mais suscetível a danos, quando usado incorretamente. Os amperímetros reais possuem resistência finita, mas é desejável que a resistência seja a menor possível.

3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

3.1. Materiais Utilizados

• Multímetro

• Cabos

• Fonte de Alimentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com