TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO EXPERIMENTO TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE

Trabalho Universitário: RELATÓRIO DO EXPERIMENTO TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  2.067 Palavras (9 Páginas)  •  7.785 Visualizações

Página 1 de 9

TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE

Laiane Almeida

Dayana Batista

Bruno Souza

Renato Keven

RESUMO

A titulação, é uma técnica capaz de identificar o valor do pH de determinadas substancias. Uma das substancias obtidas neste experimento foi o ácido acético popularmente chamado de vinagre, é uma substancia aquosa e é um acido fraco. Outro reagente foi o hidróxido de sódio, popularmente chamado de soda caustica, é um reagente sólido que foi diluído em água destilada tornando assim uma solução aquosa. Com estes reagentes, foi feito o procedimento com o objetivo de reconhecer o momento de mudança de pH por meio do indicador fenolftaleína onde é realizado, com o auxilio de uma bureta, uma adição de uma solução básica (NaOH) em uma solução ácida (CH3COOH). Com o acréscimo da substancia base, o pH da substancia ácida contida em um erlenmayer vai aumentando aos poucos até chegar ao ponto de equivalência, que é o momento em que o pH é igual a 7 (neutro), após avançar do pH 7 para o pH 8 o liquido passa a se tornar rosa, pois nesse caso, o indicador fenolftaleína foi adicionado para indicar a mudança de pH de ácido para base indicando assim o fim do procedimento. Este processo pode ser representado em gráfico com a demonstração da curva de titulação

Palavras-chave: Indicador; titulação; fenolftaleína.

INTRODUÇÃO

Observa-se que existem hoje substâncias capazes de identificar uma determinada substância se encontra em meio ácido ou básico. Tais substâncias que nos oferecem essa indicação são chamadas de indicadores ácido-base, e no geral nota-se que essa indicação é feita através da mudança de coloração da substância.

No referido relatório utilizamos vinagre e hidróxido de sódio ácido fraco e base forte respectivamente, o vinagre é uma solução aquosa de ácido acético, e este é responsável pelo odor e sabor azedo do vinagre, muito utilizado no tempero de saladas. Já o hidróxido de sódio (soda cáustica) é uma base forte, usado na indústria, principalmente como base química, na fabricação de tecidos e detergentes. Apresenta uso doméstico para a desobstrução de encanamentos, porque dissolve gorduras e sebos. É altamente corrosivo e pode produzir queimaduras e cicatrizes.

O indicador utilizado no caso a fenolftaleína é um dos indicadores ácido-base mais utilizados em laboratório.

A titulação é uma técnica comum de laboratório em análise química quantitativa é usado na determinação da concentração de um reagente conhecido, consiste na medição de um volume de uma amostra com um outro volume determinado de um reagente (solução padrão) e a partir de então é possível determinar a concentração de uma solução através de outra na qual a concentração seja conhecida.

O ponto final de uma titulação está ligado ao momento em que a substância muda de cor e passa a constituir outro tipo de meio de caráter ácido ou básico.

OBJETIVO

Determinar o Ponto de Equivalência e reconhecer a mudança de pH mostrado pelo indicador fenolftaleína.

PARTE EXPERIMENTAL

1. MATERIAIS E REAGENTES

 Pipeta Graduada de 10 mL;

 Bureta de 50 mL;

 3 Erlenmayer de 100 mL;

 Becker de 100 mL;

 2 Becker de 50 mL

 Pera;

 Balão Volumétrico de 100 mL;

 Bastão de Vidro;

 Balança analítica;

 Espátula;

 Ácido acético (CH3COOH) (Solução liquida, incolor, turvo);

 Agua destilada (Solução liquida, incolor, turvo);

 Fenolftaleína (C20H14O4) (Solução liquida, incolor, turvo);

 Hidróxido de sódio (NaOH) (Solução sólida, branca, turvo).

PROCEDIMENTO

Procedimento 1:

Ao iniciar a pratica precisou-se reparar 100 mL do reagente hidróxido de sódio, (NaOH) em estado sólido, apresentando a cor branca e aspecto turvo, no qual era a solução titulante.

Com uma Sçao de 0,1N, utilizamos a seguinte formula para calcular a massa para o preparo da solução:

Massa = N . MM . V

Carga

Dados: N = 0,1

Massa Molar (NaOH) = 40g

Volume = 100mL

Carga = 1

Aplicando na formula temos:

Massa = 0.1 x 40 x 100 = 400

1

Transformando para gramas o valor indicado é: 0,4g

Foi acrescentado 3% do valor em gramas da solução para desconsiderar as impurezas presentes no reagente:

100% = 0,4g

3% = 0,012

Totalizando uma massa de 0,412g. Com esse valor obtido pelos cálculos, pesou-se 0,412g da solução hidróxido de sódio (NaOH) na fase sólida em um Becker de 100 mL.

Na pesagem, foi ligada a balança analitica na tomada, pressionou-se o botão liga/desliga e posicionou-se o Becker de 100 mL encima da balança e foi apertado o botão “tara” para desconsiderar a massa do Becker. Com o auxilio de uma espátula, após ter a balança pronta para a pesagem foi adicionado vagarosamente pequenas porções até atingir 0,412g de hidróxido de sódio, tirado do frasco mãe para o referido Becker.

Após a pesagem foi adicionado 25 mL de água destilada (solução liquida, incolor, límpida) no mesmo Becker em que continha o reagente hidróxido de sódio, agitou-se e a solução com o uso de um bastão de vidro e transferiu-se para o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com