TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Do Experimento "Teste Das Chamas"

Artigos Científicos: Relatório Do Experimento "Teste Das Chamas". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  242 Palavras (1 Páginas)  •  921 Visualizações

O teste da chama é um procedimento utilizado na química para detectar a presença de alguns íons metálicos baseado no espectro de emissão característico de cada elemento. O teste envolve a introdução da amostra em uma chama e a observação da cor resultante, quando alguns elétrons, da ultima camada de valência, recebem uma certa quantidade de energia, passam para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado, esses elétrons retornam ao estado fundamental, liberando a energia recebida anteriormente em forma de radiação (luz). Cada elemento libera a radiação de um jeito característico, pois a quantidade de energia para excitar um elétron é única para cada elemento.

A radiação liberada por alguns elementos possuem comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, o olho humano é capaz de enxerga-la através de cores, sendo assim possível identificar cada elemento por sua cor, característica que eles emitem quando aquecidos em uma chama.

Com a realização desta prática os objetivos traçados de inicio foram alcançados com êxito, isto é, foi possível observar e identificar o cátion do sal pelo Teste da Chama. Por meio da observação das cores concluiu-se que os elementos liberam a energia em excesso, e foi possível observar os átomos de forma indireta, por meio das propriedades das ondas eletromagnéticas. Pode-se dizer que o experimento foi bem sucedido e de extrema importância aos integrantes do grupo para entender o que foi e será abordado em sala de aula.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com