TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Experimento 1 Garrafa Azul

Trabalho Escolar: Relatório De Experimento 1 Garrafa Azul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  2.062 Visualizações

Página 1 de 5

Química Experimental LF1, Turma TA, Exp. N°, 2014.1

“GARRAFA AZUL.”

¬¬¬

Lucas José de Mendonça dos Santos.

Departamento de Física, Universidade Federal de Pernambuco, CEP 50.740-540, Cidade Universitária, Recife – PE, Brasil.

Realizado em 10/ 10 /2014

¬

RESUMO

Neste experimento observamos a mudança de coloração ao agitarmos vigorosamente uma garrafa contendo um líquido desconhecido, formulamos hipóteses e testes para explicar esse fenômeno e registramos as observações realizadas durante o experimento. Eliminando as hipóteses que não foram validadas pelos testes, determinamos assim, que o fenômeno ocorre por causa do oxigênio presente dentro da garrafa que se mistura com o líquido.

INTRODUÇÃO

Na antiga Grécia, methodos significava "caminhos para chegar a um fim". Para nós, método é um conjunto de etapas, ordenadamente dispostas, a serem vencidas na investigação da verdade no estudo de uma ciência, ou para alcançar determinado fim. E metodologia (do grego methodos + logia) significa o "o estudo do método". Quanto a palavra ciência pode ser designada como o conjunto de conhecimentos precisos e metodicamente ordenados em relação a determinado domínio do saber. A metodologia cientifica é, pois, aquela disciplina que ensina o "caminho", quer dizer, as normas técnicas que devem ser seguidas na pesquisa cientifica.¹

Para entendermos um fenômeno as vezes é preciso que apliquemos um método experimental, que consiste em etapas como:

• A observação e a coleta de todos os dados possíveis;

• A hipótese, que procura explicar provisoriamente todas as observações, de maneira simples;

• A experimentação, que testa a validade da hipótese;

• A indução da lei, que fornece o resultado de todo trabalho de investigação;

• A teoria, que insere o assunto tratado num contexto mais amplo.

A observação pode ser feita a olho nu ou com a ajuda de instrumentos. As hipóteses, válidas para as observações feitas. E a reprodução do experimento tem que ser possível.

Para compreendermos melhor o método científico realizamos o experimento da “garrafa azul” onde podemos facilmente realizar as etapas descritas anteriormente.

OBJETIVO

Observar o comportamento de um líquido incolor, que ao agita-lo torna-se azul, aplicando o método científico na investigação de tal fenômeno, formulando hipóteses e validando-as através de testes.

PARTE EXPERIMENTAL

Para realização do experimento utilizamos um erlenmeyer de 250mL arrolhado contendo um líquido incolor desconhecido, onde não temos os riscos de seu uso, e um erlenmeyer de 250mL vazio.

Inicialmente analisamos o erlenmeyer contendo o líquido que estava parado a uma temperatura ambiente. Depois analisamos o líquido quando agitamos vigorosamente o frasco fazendo o líquido atingir a rolha. Após agita-lo, deixamos o frasco imóvel por um curto período de tempo.

Após as observações, formulamos algumas hipóteses, são elas enumeradas da seguinte forma:

H1: O líquido fica colorido ao entrar em contato com a rolha, que parece impregnada de uma substância azul.

H2: Quando o líquido é agitado, aumenta muito o seu contato com as paredes do frasco. Isto torna o líquido azul.

H3: A agitação aumenta a energia térmica das moléculas, e isto produz a cor azul.

H4: O frasco contém dois líquidos imiscíveis. Um incolor presente em maior quantidade, e o outro azul, menos denso, que forma a camada azulada da superfície.

H5: Existe um gás acima do líquido que, ao mistura-se com ele durante a agitação, torna o líquido azul.

Para validarmos nossas hipóteses, as testamos realizando experimentos e observações. Os testes estão enumerados de acordo com a hipótese que está relacionada.

T1: Fizemos o líquido entrar em contato com a rolha sem agita-lo e sua coloração permaneceu incolor. Agitamos o frasco com o líquido sem entrar em contato com a rolha e o líquido ficou azul.

T2: Estando o líquido incolor, giramos o frasco, de forma que o líquido não fosse agitado, aumentado assim sua superfície de contato com as paredes do frasco e o líquido não se tornou azul. Observamos que o líquido que não toca as paredes também se torna azul ao agita-lo.

T3: Esfregamos a parede do erlenmeyer com as mãos, sem agita-lo, para simular aquecimento da agitação, mas não fez o líquido ficar azul.

T4: Analisamos o processo de coloração do líquido e percebemos que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com