TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio estagio supervisionado

Por:   •  23/6/2015  •  Resenha  •  2.407 Palavras (10 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Departamento de Engenharia Mecânica

Relatório de Estágio Supervisionado

Marisa Schmidt Bazzi

22 de Junho de 2015

Sumário

1. Introdução        

2. área de atuação        

3. Atividades desenvolvidas        

3.1 Relatório de custos mensais        

3.2 Accruals        

3.3 Processamento de invoice e criação de requisições        

3.4 Cadastro de Materiais        

3.5 Projeto Final        

3. Benefícios alcançados com o trabalho        

4. Aprendizado e dificuldades        

4.2 Outros aprendizados        

1- Cursos e treinamentos        

2- Relacionamentos        

1. Introdução

        A Shell Brasil Petróleo iniciou suas atividades em 1913 com foco  na distribuição de combustíveis e lubrificantes. Em 2001 foi a primeira empresa privada a encontrar petróleo depois da abertura do mercado, e em 2003 começou a produzir petróleo depois da flexibilização do monopólio estatal, com início da produção de Bijupirá e Salema na bacia de Campos.

        Em 2009 iniciou a produção de petróleo e gás natural  em BC-10, no litoral do Espirito-Santo, sendo um dos principais portfólios da Shell e que marca o uso de tecnologias pioneiras na exploração em águas profundas no Brasil.

        Na Shell Brasil pode-se distinguir duas grandes áreas: Upstream, focado na exploração e recuperação do petróleo e gás natural, e Downstream, que administra o refino e comercialização de petróleo bruto, petroquímicos e derivados do petróleo.

        Este relatório tem por objetivo apresentar as diferentes atividades por mim desenvolvidas ao longo do período de estágio, as áreas e disciplinas com as quais tive contato, as dificuldades enfrentadas e os resultado da minha experiência no ambiente empresarial.

[pic 2]

2. área de atuação

O estágio foi realizado no grupo de Cost Engineering dentro do time de Project Services.O time de Project Services trabalha dentro de projeto e é composto basicamente por quatro grupos, são eles:

Cost Estimating, time responsável pelo desenvolvimento da estimativa de custo e cronograma de um novo projeto dentro da Shell Brasil.

Planning & scheduling, time responsável primariamente pelo controle de cronograma de projeto e garantir que o este seja entregue dentro do prazo estipulado na estimativa.

Risk management, visa prever riscos positivos e negativos que possam influenciar o resultado do projeto, e prover soluções para mitigar ou elimar esses riscos negativos.

Cost engineering é o time responsável, sumariamente,  pelo controle de custos dos projetos e pela gestão de contratos que envolve todas as etapas de supply chain desde o momento da necessidade de aquisição de serviços e materiais até a entrega e pagamento destes dentro de um projeto de exploração e produção de petróleo no Brasil, fazendo para isso, interface com outras áreas como importação, logística, finanças, contract and procurement e com os gerentes dos projetos a fim de garantir que todos os projetos desenvolvidos no Brasil sejam realizados dentro do orçamento previsto e no cronograma estipulado.

3. Atividades desenvolvidas

Ao longo do estágio, desenvolvi diversas atividades, algumas diariamente, algumas pontuais e outras por um período de tempo determinado.

O início do estágio envolveu pesquisa e leitura de materiais além de reuniões com professionais das diferentes disciplinas do departamento.

Comecei me ambientando com o SAP, software utilizado nas gestão das diversas atividades dentro da empresa e realizando tarefas simples a fim de me ambientar e por em prática os conhecimentos recém adquiridos, como por exemplo processamento de invoices, solicitação de cadastro de materiais.

 

3.1 Relatório de custos mensais

Uma das tarefas mais importantes dentro de cost engineering é os relatórios mensais de custos do projeto, esses relatórios são desenvolvido para as principais disciplina dentro dos projetos, como por exemplo, Subsea Hardware, Subsurface, Logistica e Manpower e tem por objetivo fazer uma ánalise dos custos da disciplina, prevendo a necessidade de uma mudança no budget do projeto.

Após alguns meses após o inicio do meu estágio, fui solicitado a desenvolver o relatório de custos para a disciplina de In Country logistica para o projeto BC10- fase 3. Após o desenvolvimento, fiz  o engajamente inicial o gerente do projeto mostrando a ele a ferramente de controle de custos e os beneficios que esta traria para o o gerenciamento da disciplina dentro do projeto, o que foi recebido com sucesso e desde então fiquei sendo responsável pelo reporte destes custos e pelas reuniões mensais com o gerente para fazer o update das estimativas.

O relatório é composto de OC (Overall Cost) que mostra os níveis de custos a qual esta distribuido o budget da disciplina, de que forma esse budget esta distribuído, quais as alterações de budget que houveram durante a execução, o quanto já foi gasto e as previsões de gastos da disciplina.

[pic 3]

Além do OC apresenta-se também o S-Curve do projeto, que é a curva de progesso dos custos do projeto no tempo, e através desta curva pode-se prever se o budget estimado para o projeto será ultrapassado e quando será ultrapassado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (445.6 Kb)   docx (315.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com