TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Análise da Relação do Número de Mulheres na Política Com o PIB dos Países

Por:   •  22/11/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

FACULDADE DE ENGENHARIAS, ARQUITETURA E URBANISMO

E

GEOGRAFIA

Engenharia da Qualidade

Professor: Alexandre Meira de Vasconcelos

GRUPO 6 – Análise da relação do número de mulheres na política com o PIB dos países.

GABRIEL MASIERO

LEONARDO ALENCAR GINDRI

RAFAELA MARQUES

THATIANE DE MEDEIROS DE AMORIM

Campo Grande - MS

2021

  1. Objetivos

Muito se é discutido hoje em dia sobre conceitos como representatividade e a inserção de mulheres em todos os tipos de empregos, esferas sociais e cargos, mas será que quanto mais rico o país mais ele é diverso em sua esfera política e social?

 Esse trabalho tem como objetivo relacionar o PIB de diversos países e das regiões do Brasil com o número de cargos políticos ocupados por mulheres, tentando achar uma relação entre esses indicadores.

A partir de uma coleta de dados dos mais diversos países de todo o mundo e consulta bibliográfica, foi elaborado uma planilha para o tratamento deles, feito dashboards para estudo de possíveis relações e analise de resultados para o cruzamento desses indicadores.

  1. Planilha inicial de dados

Para a realização de uma planilha inicial foi feita uma busca dos dados referentes ao número de mulheres ocupantes de assentos nas câmaras inferiores e superiores dos países espalhados pelo mundo, nos 5 continentes, e também esse número de representantes no Brasil dividido por estados. Foi usado a ferramenta Excel para montar a planilha e mais tarde fazer o tratamento dos dados, excluindo alguns países que não possuíam dados suficientes ou que não tinham seus números divulgados, como o caso da Chéquia, de Hong Kong e da Coréia do norte

  1. Consulta Bibliográfica

Para obtenção dos dados foi pesquisado em diversos sites informações como número de cadeiras em câmaras dos mais variados países, o pib dos mesmos e a quantidade de mulheres que ocupam esses assentos. Algumas palavras-chave pesquisadas nos sites de pesquisa como o periódico Capes e o Google acadêmico foram “mulheres na esfera pública” “Representatividade nas câmaras” e “Women in public power”.

  1. Análise e Discussão dos Resultados

Feita a coleta dos dados foi feito o tratamento deles, excluindo países com números não divulgados ou informações confusas e distoantes. Com esses dados tratados foi feita a análise dos países e dos estados para buscar uma possível correlação do número de mulheres ocupantes de assentos em câmaras com o pib do país ou estado.

ANÁLISE DOS ESTADOS:

A quantidade absoluta de cargos políticos ocupados por mulheres aumenta conforme o PIB dos estados, principalmente porque a soma total de cadeiras disponíveis também aumenta. Isso ocorre pois o número de cadeiras por estado é distribuído conforme o número de habitantes por Estado, de acordo com a medição oficial feita pelo IBGE, através do Censo, entretanto, essa proporcionalidade é limitada a um mínimo de oito deputados e a um máximo de setenta deputados por estado. Quanto mais populoso é um estado, mais seu PIB tende a ser maior, pois é calculado conforme a soma total de todos os bens e serviços produzidos.

Porém, um maior número de cadeiras disponíveis e um maior número de cargos ocupados por mulheres não necessariamente significa uma maior igualdade de cargos. Isto pode ser visto claramente no estado de São Paulo, que representa o maior PIB do país, e conta com a maior quantidade total de cadeiras disponíveis, conta também com o maior número de cadeiras ocupadas por mulheres, mas o percentual de cadeiras ocupadas por mulheres é de apenas 15,7%, sendo 11 cadeiras ocupadas por mulheres e 70 no total.

No Acre, estado com um dos menores PIBs do país, conta com apenas 8 cadeiras disponíveis, número mínimo determinado. Porém, metade delas são ocupadas por mulheres, dando um percentual de 50%.

Figura 1: Relação de cargos na câmara e pib São Paulo.

[pic 1]

Fonte: Autores

Figura 2: Relação de cargos na câmara e pib Acre.

[pic 2]

Fonte: Autores.

ANÁLISE DOS PAÍSES:

Para a análise dos países foi analisado os 3 países que possuem o maior pib e comparado com os 3 países que possuem o menor pib, vendo assim se há alguma correlação do pib com o numero de assentos ocupados por mulheres nas câmaras, tanto inferiores como superiores.

Figura 3: Relação de cargos na câmara e pib da Albânia.

[pic 3]

Fonte: Autores.

Figura 4: Relação de cargos na câmara e pib da Nicarágua.

[pic 4]

Fonte: Autores.

Figura 5: Relação de cargos na câmara e pib do Gabão.

[pic 5]

Fonte: Autores.

Figura 6: Relação de cargos na câmara e pib da China.

[pic 6]

Fonte: Autores.

Figura 7: Relação de cargos na câmara e pib dos EUA.

[pic 7]

Fonte: Autores.

Figura 8: Relação de cargos na câmara e pib da Índia.

[pic 8]

Fonte: Autores.

Analisando os gráficos feitos é possível observar que os 3 países com o pib menor possuem mais mulheres percentualmente nas câmaras do que os 3 países com o maior pib, demonstrando que o número de mulheres ocupantes desses assentos tem como um fator determinante a cultura do país e não à economia do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (207.6 Kb)   docx (110.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com