TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Caracterização Solos

Por:   •  16/6/2018  •  Ensaio  •  2.218 Palavras (9 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF

LECIV/CCT – Mecânica dos Solos I

Relatório Caracterização de Solos

Campos dos Goytacazes, 16 de abril de 2018

Ana Caroline de Assis

  1. Introdução

O solo é usado como material de construção em vários projetos de engenharia civil e suporta os carregamentos que são impostos sobre ele. Por isso o estudo das propriedades físicas e a sua origem é tão importante. A caracterização do solo quanto tamanho de grãos, umidade, permeabilidade, compressibilidade, entre outras é um fator importante para o dimensionamento de uma obra. Para essa caracterização é realizado alguns ensaios em laboratório que são definidos por normas técnicas. Este relatório tem como objetivo discutir o Ensaio de Granulometria que é utilizado para determinar a distribuição granulométrica do solo, ou seja, a percentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de grãos representa na massa seca total. Esse ensaio é dividido em Peneiramento e Sedimentação.

  1. Metodologia

Quando vai ser construída uma obra em determinado terreno o primeiro a se fazer é definir o objetivo do estudo a ser feito, a fim de determinar se é mais interessante ter uma amostragem do solo superficial ou profunda. A partir de então o engenheiro deve definir a melhor forma de tirar uma amostra representativa do solo, visto que uma amostragem mal executada pode gerar resultados inconclusivos ou tendenciosos, podendo gerar problemas futuros na obra.

  1. Preparação das amostras

  • Fazer uma homogeneização cuidadosa após essa secagem prévia, destorroando com a mão de gral.
  • Fazer um quarteamento do solo para obter uma amostra representativa a ser ensaiada;
  • A amostra de solo seco ao ar foi pesada e peneirada na #10 (2,00mm).
  • O material retido na #10 (2,00mm) foi utilizado no peneiramento grosso. Do material que passou na #10 foi retirada quantidade suficiente de solo para a realização do peneiramento fino, do ensaio de sedimentação, para a determinação do peso específico dos sólidos e para a determinação do teor de umidade do solo.
  1. Procedimento experimental

O procedimento experimental consiste em:

  • Peneiramento Grosso
  • Peneiramento Fino
  • Ensaio de Sedimentação

  1.  Peneiramento Grosso

O peneiramento grosso é realizado utilizando-se com o solo que fica retida na #10 (2,00mm), na preparação da amostra, seguindo-se o seguinte procedimento experimental:

1°) Lavar o material na peneira #10 colocando-o em seguida na estufa.

2°) As peneiras de aberturas maiores e igual a #10 são colocadas uma sobre as outra com as aberturas das malhas crescendo de baixo para cima. Embaixo da peneira de menor abertura (#10) será colocado o prato que recolherá os grãos que por ela passarão. Em cima da peneira de maior abertura será colocada a tampa para que se evite a perda de partículas no início do processo de vibração. O conjunto de peneiras assim montado poderá ser agitado manualmente ou conduzido a um peneirador capaz de produzir um movimento horizontal e um vertical às peneiras, simultaneamente.

3°) Pesa-se a fração de solo retida em cada peneira, até chegar à #10 (2,00mm).

  1.  Peneiramento Fino

O peneiramento fino é realizado utilizando-se parte do solo passado na peneira #10 (2,00mm), no momento da preparação da amostra, seguindo o seguinte procedimento experimental:

1°) Colocar o material na peneira #200 (0,075mm), lavando-o e em seguida colocando-o na estufa.

2°) Juntar e empilha-se as peneiras de aberturas compreendidas entre as peneiras #10 (2,00mm) e #200 (0,075mm), coloca-se o material seco no conjunto de peneiras e agita-se o conjunto mecânica ou manualmente (tomando-se todos os cuidados descritos para o caso do peneiramento grosso).

3°) Pesar a fração de solo retida em cada peneira.

  1.  Sedimentação

O ensaio de sedimentação tem como base o principio da sedimentação dos grãos do solo em água. Quando uma amostra do solo é dispersa em água, as partículas decantam com velocidades diferentes, dependendo da sua forma, tamanho, peso e viscosidade da água.

Para o ensaio de sedimentação, utilizou a amostra que passou na peneira  #10. Foi realizado o seguinte procedimento experimental:

1°) Coloca-se a amostra em imersão (6 a 24hs) com defloculante (solução de hexametafosfato de sódio).

2°) Agita-se a mistura no dispersor elétrico por 5 a 15min.

3°) Transfere-se a mistura para uma proveta graduada, completando com água destilada até 1000ml e realiza-se o agitamento da mistura solo/água.

4°) Efetua-se leituras do densímetro nos instantes de 15s a 86400s.

  1. Densidade Real dos Grãos

A densidade real dos grãos é definida pela massa real dos grãos de um solo e o seu volume real. Essa é uma característica física do solo que é determinada em função dos seus constituintes mineralógicos.

Para a realização do ensaio três amostras foram colocadas na estufa por 24 horas. E seguida, pesadas e colocadas em picnometros juntamente com água destilada até a metade do recipiente. Os picnometros foram colocados em um prato com água e levado ao fogo (em banho maria) até ferver por aproximadamente 10 minutos. Após fervura, completou-se o recipiente com água destilada. Então, foram resfriados os picnometros até a temperatura ambiente + 4ºC e então a mistura foi pesada. Os dados estão no anexo, tabela “Densidade real dos grãos”. A densidade é determinada para cada picnÔmetro e então uma média é realizada de modo que obtenhamos a densidade real dos grãos média.

A densidade real dos grãos (G) é dada por:

                                                     (1)[pic 1]

  1. Cálculos

  1. Umidade Higroscópica

Quando o solo é deixado ao ar livre para secagem, o seu teor de umidade reduz, entretanto essa redução tem um limite. Ou seja, mesmo que o solo fique secando por muito tempo, sempre haverá uma umidade residual do solo, essa é denominada de umidade higroscópica. Essa propriedade tende a ser maior em solos mais argilosos e em solos de granulação maior ela é quase desprezível.

Para o cálculo da umidade higroscópica mede-se:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (215.2 Kb)   docx (46.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com