TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Ciência e Engenharia de Materiais

Por:   •  4/7/2018  •  Ensaio  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório Ciências dos materiais: Dureza

NOME

RA

TURMA

Adriano Nunes M de Souza

818143021

EPR5AN-BUA

Caio Augusto Colombo Peixoto

81724490

EPR5AN-BUA

Bruno Duarte Koeskes

81724588

EPR5AN-BUA

Daniela Ferreira de Araújo

201416510

EPR5AN-BUA

Paulo Henrique Nascimento de Lima

816114005

EPR5AN-BUA

Thallita Alves da Silva

201414742

EPR5AN-BUA

Sabrina Bezerril

201310090

EPR5AN-BUA

                                              2018


Introdução

A propriedade mecânica denominada dureza é largamente utilizada na especificação de materiais, nos estudos e pesquisas mecânicas e metalúrgicas e na comparação de diversos tipos de materiais.

A dureza consiste numa medida da resistência de um material a uma deformação plástica localizada. Para determinar a dureza, há várias técnicas sendo que nestas técnicas um pequeno penetrador é forçado contra uma superfície do material a ser testado. A partir desse resultado, mede-se a profundidade ou o tamanho da impressão relacionando a um número, índice de dureza. Assim, quanto mais macio for o material, maior e mais profunda será a impressão e menor será o índice.

Os valores da dureza são relativos, dependendo assim do tipo de técnica usada. Os ensaios de dureza são realizados frequentemente porque são acima de tudo simples de fazer e não são destrutivos com o material, ou seja, o corpo de prova não é fraturado e nem deformado drasticamente, e permitem também determinar outras propriedades do material.

Ensaio de dureza é então a impressão de uma pequena marca feita na superfície do material, que se dá com a ajuda de uma ponte de penetração que pode ser uma esfera de aço ou uma ponta de diamante.

[pic 1]

Materiais e métodos

Existem diversos métodos de se efetuar um ensaio de dureza e para aplica-los é preciso um conhecimento prévio de alguns conceitos de dureza como:

  1. Conhecimento da resistência ao desgaste;
  2. Conhecimento aproximado da resistência mecânica através do uso de tabelas de correlação;

Dentre os diversos métodos que podem ser utilizados para medição da dureza nós fizemos em sala de aula o experimento de 3 deles, sendo eles, BRINNEL, VICKERS, ROCKWELL.

Materiais Usados:

  1. Aço;
  2. Alumínio;
  3. Latão

Descrição dos experimentos.

Ensaio de dureza Brinnel: O ensaio de dureza Brinnel é realizado mais constantemente em corpos de alumínio, latão e aço tratado. As cargas são aplicadas utilizando-se de um penetrador de aço temperado em forma esférica.

O ensaio consiste em comprimir lentamente o penetrador esférico de diâmetro D por meio da aplicação de uma carga Q sobre uma superfície plana e polida durante um determinado espaço de tempo, essa compressão provocará uma impressão permanente no material com o formato de uma calota esférica de diâmetro d, que é medido por um microscópio óptico. O valor do diâmetro d deve ser a média de duas leituras, uma perpendicular à outra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (224.3 Kb)   docx (76.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com