TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Concentração Granítica

Por:   •  29/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.705 Palavras (7 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 7

RELATÓRIO DA PRÁTICA DE CONCENTRAÇÃO GRAVÍTICA

Relatório II, apresentado como requisito parcial para obetenção de nota na disciplina de Tratamento de Minérios II.

1- INTRODUÇÃO

A concentração gravítica é um dos processos mais tradicionais, utilizados para identificação da concentração de minérios. Definida como um processo no quais partículas de diferentes densidades, tamanhos e formas são separadas uma das outras por ação da força de gravidade ou por forças centrífugas. Sendo adotada desde os primórdios da mineração e é utilizada até os dias atuais. Apesar de seus mecanismos ainda não serem perfeitamente compreendidos, é um método que produz bons resultados com um baixo custo (CETEM / MTC).

2- OBJETIVO

Identificar como funciona o processo da concentração gravitica através da separação de minério de ferro em diferentes métodos e técnicas realizadas em laboratório.

3- METODOLOGIA

Para o entendimento sobre o conteúdo de concentração gravítica, utilizou-se como base principal de estudos o vídeo encontrado no youtube, institulado “Prática – Concentração Gravítica” no canal: Processamento Mineral de Laboratório. Já em vídeo, a prática foi realizada com as técnicas da concentração gravítica, utilizou-se três técnicas, e três equipamentos distintos para cada técnica. A primeira utilizou a Mesa Vibratória, posteriormente a técnica utilizando o equipamento Falco e por fim a técnica com o Espiral concentrador. Em cada um desses equipamentos utiliza-se o processo da concentração gravítica.

3.1 MESA VIBRATÓRIA

Para o primeiro ensaio, foi pressuposto que iremos trabalhar com o sistema em equilíbrio, devido haver poucas pessoas para administrar a prática e realizar a filmagem. Foi apresentado então todo o funcionamento de como funciona o processo da mesa vibratória. Nessa mesa vibratória temos dados importantes que influenciam na característica do concentrado do rejeito, essas características, ou variáveis operacionais foram mostradas, sendo elas a “vazão da água ou de lavagem”, a “vazão da água de diluição”, a “taxa de alimentação que alimenta a mesa”, a “frequência de oscilação da mesa, e a “inclinação da mesa ao longo da direção do fluxo“. O dado mais importante desses fatores é a “velocidade diferencial de escoamento laminar”. Durante a prática da mesa vibratória a poupa de minério foi alimentada na parte superior e escoada com o fluxo perpendicularmente as calhas na superfície da mesa, sendo assim as partículas que tem maior tamanho, consequentemente menor densidade vão estar mais sujeitas a esse fluxo perpendicular a calha. Dentro das calhas teve dois mecanismos importantes que foram: a “aceleração diferencial” e a “acomodação dessas partículas por meio da consolidação intersticial”.

No final dessa técnica, tanto essa interação superficial, quanto os mecanismos que ocorrem dentro da calha, eles irão fazer com que seja possível reter dentro da calha as partículas mais densas (menores) e as partículas menos densas (maiores) elas vão ser de fato lavadas pelo fluxo laminar. Ao final do processo foi possível analisar a qualidade na separação da amostra e foi perceptível ver uma boa qualidade no concentrado. Obtivemos dois produtos, um com concentração na frequência de 1.8 hertz e outro com frequência de oscilação de 1.6 hertz.

Figura 01 – Mesa Vibratória

Fonte: Canal YouTube

3.2 EQUIPAMENTO - FALCO

No segundo equipamento, foi realizada a separação das partículas mais finas através de um campo centrifugo criado por meio da rotação. Esse campo fez com que as partículas sedimentassem nas calhas. Foi feita a alimentação na porção superior do equipamento, após essa alimentação adicionou-se água de diluição para preparar a poupa. O processo de separação foi realizado dentro do equipamento, onde o cesto fica em rotação com o campo centrifugo e a água tende a sair, formando um fluxo laminar e esse fluxo faz com que as partículas sedimentem na calha.

As partículas mais densas ficaram dentro do cesto junto à calha (concentrado) e as mais leves serão carreadas pelo fluxo laminar que ira sair do cesto (polpa) pelo transbordo. Nesse equipamento foi possível medir a pressão da água, e analisar também que quanto maior for essa pressão mais seletivo será o concentrado.

Figura 02 – Equipamento Falcon

Fonte: Canal YouTube

3.3 ESPIRAL CONCENTRADORA

Esse equipamento ele combina vários mecanismos, onde a atuação da força de gravidade e de um campo centrífugo fez a separação do material. O equipamento possui a calha espiral e força da gravidade fez com que a polpa de minério se deslocasse por todo espiral. Nesta técnica a porção mais inferior obteve as partículas menos densas, (foram direcionadas para extremidade) e na porção central obteve-se as partículas mais densas, (ficou mais próxima a superfície da calha).

Pode–se observar que as partículas mais próximas a superfie da calha vão ter uma velocidade diferencial menor e as que estão na porção superior do leito, que teve uma velocidade maior. No fim desse procedimento observou-se que no final desse espiral há cortes, o mais seletivo (interno) e o corte menos seletivo (externo), onde as partículas foram coletadas ao passar nesse corte em dois recipientes, separando - as em mais densas e menos densas.

Figura 03 – Espiral Concentradora

Fonte: Canal YouTube

4- RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.1 MESA VIBRÁTORIA

Tabela 01 – Dados obtidos atráves do ensaio / Mesa Vibratória

Ensaio 1

Alimentação (g) 1000,5

Frequência 1,8 Hz

tempo de coleta 25,57 s

Massas coletadas no equilíbrio (g)

Concentrado 1 3,9

Concentrado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com