TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRATICA LABORATORIAL

Casos: PRATICA LABORATORIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. OBJETIVO

3. MÉTODO EXPERIMENTAL

3.1 DROGAS E SOLUÇÕES

3.2 METERIAIS E APARELHOS

3.3 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

3.31 FILTRAÇÃO SIMPLES

3.32 DECANTAÇÃO

3.33 CENTRIFUGAÇÃO

3.34 DESTILAÇÃO SIMPLES

4. RESULTADOS

5. CONCLUSÃO

6. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. INTRODUÇÃO

A Química é a ciência responsável pelo estudo da composição, propriedade e estado da matéria, para assim classificar as substancias. Substancias simples são formadas por apenas um elemento químico, como por exemplo, o nitrogênio (N). Quando dois ou mais elementos químicos se misturam formam-se uma sustância composta, temos como exemplo, a água (H20) que é derivada da junção de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio.

Na natureza, raramente encontramos substancias puras, e sim misturas de algumas moléculas e substancias. Para obtermos substancias puras e isolarmos seus elementos é necessário avaliar alguns fatores específicos, como o tipo de mistura: homogênea ou heterogênea ; Seu estado físico: sólido, líquido ou gasoso; E as propriedades físicas dos materiais que constituem a mistura: pontos de fusão e ebulição, densidade e solubilidade. Ao avaliarmos os componentes das misturas fica mais fácil de saber qual método de separação será utilizado.

2. OBJETIVO

Ao longo dos anos as práticas laboratoriais vêm tendo um avanço significativo nas descobertas científicas. O objetivo da prática a seguir foi utilizar o conhecimento adquirido para separação de algumas misturas, para assim isolar as substancias extraídas.

3. METÓDO EXPERIMENTAL

3.1 DROGAS OU SOLUÇÕES

- Solução 0,1 M de BaCl2

- Solução 0,1 M de Na2CO3

- Solução 0,1 M de K2Cr2O7

- Solução 0,1 M de Pb(NO3)2

- Óleo vegetal

3.2 MATERIAIS E APARELHOS

- Funil de vidro, papel de filtro

- 2 Béqueres de 50 mL

- Bastão de vidro, Funil de separação

- Suporte universal com garras

- 2 provetas de 50 mL

- Erlenmeyer de 250 mL

- Centrífuga, tubo de centrífuga

- Equipamento para destilação

3.3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

3.3.1 FILTRAÇÃO SIMPLES.

Inicialmente pesamos o papel de filtro, e registramos o peso de 1,58g . Em seguida, colocamos 25 mL de água no béquer e acrescentamos 2 mL de solução 0,1 M de BaCl2 , agitamos com o bastão de vidro. Em seguida, adicionamos 2 mL de solução 0,1 M de Na2CO3. Esperamos a filtragem. Em seguida retiramos o papel de filtro, dobramos e o levamos para estufa a 120º C para secar durante 30 minutos. Após este período pesamos novamente o papel de filtro e registramos a massa de precipitado formada de 1,59g .

Esquema de dobradura do papel 1

Esquema de filtração 1

3.3.2 DECANTAÇÃO.

Realizamos a montagem do sistema de separação conforme a figura a baixo. Adicionamos 25 mL de água destila e 25 mL de óleo vegetal ao funil de separação. Tampamos o funil, agitamos e em seguida retiramos a tampa para aliviar a pressão. Deixamos repousar até observar a formação de duas fases. Observamos que o óleo por ser menos denso ficou acima da agua.

Em seguida abrimos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com