TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA LABORATORIAL: IDENTIFICAÇÃO DOS CÁTIONS DO GRUPO II, Mg2+, Ba2+, Ca2+, Sr2+.

Por:   •  3/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.220 Palavras (9 Páginas)  •  1.698 Visualizações

Página 1 de 9

                        INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ.[pic 1]

CAMPUS PICOS

COORDENAÇÃO DO EIXO DE QUÍMICA

PRÁTICA LABORATORIAL: IDENTIFICAÇÃO DOS CÁTIONS DO GRUPO II, Mg2+, Ba2+, Ca2+, Sr2+.

PICOS-PI

2015

                          JEAN CARLOS DE SOUSA GONÇALVES[pic 2]

PRÁTICA LABORATORIAL:IDENTIFICAÇÃO DOS CÁTIONS DO GRUPO II, Mg2+, Ba2+, Ca2+, Sr2+.

Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Química Analítica Qualitativa (Q.A.Q) no curso de licenciatura em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, realizada no dia  13/08/2016.

Professora: Francisca das Chagas Alves da Silva

PICOS

2015

  SUMÁRIO

RESUMO...............................................................................................................

4

1 INTRODUÇÃO...................................................................................................

5

2 OBJETIVOS.......................................................................................................

6

2.1 Objetivo Geral................................................................................................

6

2.2 Objetivos Específicos...................................................................................

6

3 PARTE EXPERIMENTAL..................................................................................

6

3.1 Materiais e Reagentes...................................................................................

7

3.2 Procedimento Experimental.........................................................................

7

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO.........................................................................

9

5 CONCLUSÃO....................................................................................................

11

REFERÊNCIAS.....................................................................................................

15


RESUMO

A prática consistiu em identificar na identificação dos cátions do Grupo II, Mg2+ (magnésio), Ca2+ (cálcio), Sr2+ (estrôncio) e Ba2+ (bário). Visando identificar esses cátions envolvendo conceitos de precipitação e prova do teste da chama para determinar a coloração emitida pelos dos sais, e também reação com base forte em solução aquosa. O teste da chama para o magnésio não foi feito por não apresentarem resultados satisfatórios. Diante disso percebeu-se a formação de precipitado, mudança de coloração e a identificação  obtiveram-se as cores incolor, vermelho-tijolo, vermelho-carmim e verde-amarelada, respectivamente, dos cátions Mg2+ (magnésio), Ca2+ (cálcio), Sr2+ (estrôncio) e Ba2+ (bário).

 

1 INTRODUÇÃO

        

A referida prática consiste na identificação dos cátions do Grupo II, que são eles magnésio (Mg2+), cálcio (Ca2+), estrôncio (Sr2+) e bário (Ba2+).

Segundo Baccan (1997), a semelhança entre as propriedades dos elementos magnésio, cálcio, estrôncio e bário é devido eles apresentarem configurações eletrônicas similares. O magnésio é o metal tem propriedades com maior diferença do resto do grupo, devido ao seu pequeno tamanho e por essa razão, às vezes não é incluído neste grupo na separação analítica. Os íons desse grupo apresentam soluções incolores e seus sais tem caráter iônico e são brancos ou incolores, a não ser que esteja presente algum ânion colorido.

Segundo BACCAN (1997) decorre a semelhança de suas propriedades com os elementos apresentados. O magnésio é o metal que apresenta propriedades mais diferenciadas do resto do grupo, devido ao seu pequeno tamanho e por essa razão, às vezes não é classificado junto com esses elementos no processo de separação analítica.  

Nas reações por via seca, às substâncias analisadas, os reagentes foram utilizados todos no estado sólido, para obter os resultados desejados utilizaram o método do teste da chama para identificar as colorações emitidas pelos sais, com base no modelo atômico de Bohr, que quando um elemento químico tem elétrons na última camada de Valência ao absorver energia passa do estado fundamental para o estado excitado. Então os elétrons ao retornar ao estado fundamental emitem radiação, determinando o espectro emitido, que pode ser identificado através da coloração do elemento, sendo vista à luz visível, dependendo da radiação, a energia absorvida tem um comprimento de onda característico.  

O cálcio é o elemento mais abundante dos metais alcalinos terrosos. Seus compostos menos solúveis são os carbonatos e oxalatos. Os íons magnésio apresentam-se incolores em soluções, seus sais são de caráter iônico branco ou incolores, a menos que esteja presente um ânion colorido. O hidróxido de magnésio é um de seus compostos menos solúveis. A alta solubilidade de muitos compostos de magnésio é atribuída ao pequeno tamanho do íon Mg2+, o que favorece a sua hidratação.O Bário é o elemento mais pesado desses quatro elementos e seus íons são muito tóxicos. O estrôncio possui propriedades intermediárias entre o cálcio e o bário. De acordo com BACCAN (1997) Todas as soluções dos íons desse grupo são incolores e seus sais apresentam caráter iônico e são brancos ou incolores, a menos que esteja presentes um ânion colorido, embora solúveis em água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (334.5 Kb)   docx (419.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com