TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Energias Renováveis

Por:   •  20/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE PITÁGORAS

MARLLON DOUGLAS NEVES DA SILVA

PALESTRA: ALTERNATIVAS ENERGÉTICAS

Belo Horizonte

2015

MARLLON DOUGLAS NEVES DA SILVA

PALESTRA: ALTERNATIVAS ENERGÉTICAS

Relatório da Palestra proferida por Elson Lima Bortolini da Silva, no dia 11 de novembro de 2015, elaborado como parte da avaliação da Disciplina Resistência dos Materiais, ministrada pelo Prof. Theles de Oliveira Costa, do Curso de Engenharia Mecânica.

Belo Horizonte

2015


RELATÓRIO DA PALESTRA

Em data de onze de novembro de 2015, na Faculdade Pitágoras recebemos a presença do palestrante Elson Lima Bortolini da Silva, gerente de Alternativas Energéticas da empresa CEMIG Distribuição S/A, com o intuito de ministrar a palestra intitulada: “Alternativas Energéticas”.

Nesse sentido, foram esclarecidos temas como a utilização de fontes alternativas em substituição do combustível fóssil, recurso este que representa uma fonte de energia não renovável e que alcança grande nível de poluição atmosférica. Porém, o referido combustível ainda é predominantemente utilizado na atualidade.

 Dessa forma, foi apresentado um tipo de energia que possui a capacidade de substituir o combustível fóssil, qual seja: a energia elétrica. Como consequência do uso desse tipo de energia, abordou-se o desenvolvimento do carro elétrico, que representa uma evolução no conceito automobilístico, haja vista possibilitar a redução do consumo de combustíveis fósseis nas próximas décadas.

Outro fato aclarado no que tange aos benefícios do veículo elétrico é a redução da emissão de gases que causam o efeito estufa, como o CO2, que permite a passagem da luz do sol para a superfície do planeta Terra, retendo o calor por ele gerado, o que enseja o aumento da temperatura terrestre.

Por conseguinte, a utilização dos veículos elétricos proporciona a diminuição dos níveis de poluição atmosférica sem sequer causar o aumento desmedido do consumo de energia elétrica.

Foi esclarecido que o veículo elétrico é aquele que utiliza pelo menos um motor elétrico para sua tração. Sobre alguns pontos do histórico do carro elétrico, foi relatado que até o ano de 1925, na América e na Europa, a maioria dos veículos coletivos eram elétricos. Por outro lado, foram exibidos diferentes tipos de veículos elétricos, como os modelos híbridos.

Faz-se importante ressaltar que os grandes fabricantes de veículos, tais como: Toyota, Nissan e Mitsubishi já iniciaram a produção do veículo elétrico. Nesse contexto, no ano de 2012 a Toyota vendeu 473.000 híbridos nos Estados Unidos, representando o percentual de 3,3% do mercado.

Posteriormente, foram expostos os impactos para as empresas responsáveis pela geração de energia elétrica objetivando o atendimento das necessidades decorrentes da utilização desses novos veículos no mercado. Desse modo, novas redes precisarão ser desenvolvidas ou implementadas em razão do aumento da demanda de energia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com