TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Fis I Movimentos Bidimensionais

Por:   •  1/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

________________________________________

1. INTRODUÇÃO

O movimento dos corpos teve seu estudo aprofundado pelo cientista inglês Isaac Newton, que ficou muito conhecido por ter elaborado as famosas Leis de Newton: Lei da Inércia; Lei de Força e Lei da Ação e Reação. Estas leis tornaram-se fundamentais para o estudo da física, uma vez que propõem equações matemáticas para os movimentos relacionando-as com o conceito de Força.

O experimento realizado possibilitou o estudo dessas leis aplicando-as ao movimento retilíneo uniformemente variado, ou MRUV. Diferente do movimento retilíneo uniforme (MRU), nesse tipo de movimento ocorre variação da velocidade do corpo, que atribui a ele aceleração. Se esta, por sua vez, for no mesmo sentido da velocidade, o movimento é dito acelerado ou retardado, em caso contrário, já que a velocidade diminui com o tempo. Um exemplo no qual se nota facilmente a ação da aceleração no movimento de um corpo seria a queda livre, ou ainda o lançamento vertical, nos quais o objeto sofre um aumento ou redução da velocidade, respectivamente, gerado pela gravidade do planeta. Nas seções seguintes será descrito mais sobre o procedimento utilizado e os resultados obtidos no experimento.

3 RESULTADOS OBTIDOS

Realizou-se experimento para verificar as 3 leis de Newton, sendo elas: Lei da Inércia, Lei de força e Lei de ação e reação. Os resultados encontrados foram satisfatórios, pois a metodologia utilizada foi de muita eficácia. O trilho de ar, assim como no primeiro experimento, torna o atrito desprezível. Ao observar os resultados calculados verificou-se que estes estão bem próximos. Os gráficos de 4 à 8 foram feitos com o tempo mediano e a velocidade média. Com o ajuste da reta no gráfico obteve-se a aceleração para cada ensaio. Observando os gráficos, pode-se perceber que todos (4 à 8) obtiveram o mesmo resultado.

4 CONCLUSÃO

A partir da experiência foi possível visualizar a atuação da segunda lei de Newton, com a utilização dos instrumentos adequados, como o trilho de ar, o sensor óptico e o porta massas. Validou-se a fórmula 𝐹=𝑚𝑎, concluindo-se que a força e aceleração são diretamente proporcionais. Com a variação do peso no porta massas, foram obtidos valores diferentes de tempo, velocidade e aceleração, quanto maior a força peso, maior foi a aceleração. como pode ser observado nos gráficos de 1 à 5. No gráfico 6, através do ajuste linear é possível observar a linearidade entre a força e a aceleração, que não ficou tão visivel pelo experimento, o que pode ter ocorrido devido a erros de medição e propagação dos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com