TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Medida de Pressão

Por:   •  11/5/2021  •  Ensaio  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Universidade Federal de Itajubá

Fenômenos de Transporte 1

Experimento 1 – Medida de Pressão

Helcio Francisco Villa Nova

Vitor Manuel da Silva Duarte  2019002513

Arthur Atilio Moraes Santarelli 2019005391

Guilherme

Henrico

Vinícius Lago Andrade 2019012574

26 de Abril de 2021

  1. Introdução

A pressão é uma grandeza escalar muito utilizada em diversas áreas cinetíficas, ela mede a força aplicada em um determinado espaço. Além disso, ela está muito presente em nossa vidas, como por exemplo, numa viagem de avião, com a variação de altitude, ou na cozinha, através do uso de uma panela de pressão.

Nesse relatório será apresentado um experimento que buscou apresentar a relação entre pressão, temperatura e volume, no qual em determinados momentos a pressão e volume se mantiveram constantes através de cetos equipamentos. Dessa forma, procura-se compreender o fonômeno térmico ocorrido e assim descreve-lo através de medidas de pressão.

  1. Desenvolvimento

No experimento teve como base o comportamento do gás descrito pela Lei de Gay-Lussac, no qual há uma relação direta entre pressão, temperatura e volume, na qual ela permanece igual mesmo após a alterção de uma das variáveis.

[pic 2]

A principal variável utilizada foi a temperatura, esta que variou através do aquecimento de água, com a temperatura inicial utilizada sendo 100o C. Já a pressão será exercida por um gás, onde a medição dessa pressão será realizada a patir de um manômetro de Bourdon, com a pressão incial dada pelo barômetro do laboratório.

[pic 3]

Na medição da pressão é possível obter duas formas dessa grandeza, a pressão absoluta (P) que é sempre positiva e a pressão relativa (Prel) que é a diferença entre a pressão absoluta e a pressão atmosférica (Patm).

Para a incerteza da medida de pressão será utilizada metade da menor marcação das escalas.

  1. Procedimento Experimental
  1. Equipamentos:
  • 2 Erlenmeyer (1L)
  • 1 Becker (2L)
  • 1 Rolha 13
  • 1 Mangueira flexível (40 cm)
  • 1 Ebulidor (220 Volts)
  • 1 Vacuômetro (0-5 Kgf/cm2)

  1. Métodos:

Ensaio com o volume constante:

Inicialmente foram aquecidos 2 litros de água no Becker com um ebulidor, chegando a aproximadamente 100o C, dessa forma, parte dessa água foi usada para preencher um dos erlenmeyer para aquecê-lo, retirando-a em seguida, depois foi instalada a rolha, a mangueira flexível e o vacuômetro nesse erlenmeyer, fazendo com que o volume ficasse constante, porém havendo a diminuição da temperatura, permitindo assim fazer as medidas da variação de pressão.

                Ensaio com a pressão constante:

Depois repetiu-se as ações iniciais do ensaio anterior no outro erlenmeyer, onde foi colocada a água aquecida para depois elimina-la, porém nesse foi instalada uma bexiga, permitindo que a pressão interna seja igual a pressão atmosférica externa, além de ocorrer novamente a diminuição da temperatura, observando em seguida o fenômeno que ocorre com abexiga, esta que diminui o volume de gás presente dentro do erlenmayer.

  1. Resultados

Ensaio com o volume constante:

Ao ser colocada a rolha, o erlenmeyer se tornou completamente selado, portanto nenhum gás pode escapar, fazendo com que o volume permenecesse constante. A temperatura que era inicialmente de 100º Celsius se igualou à temperatura do ambiente. Portanto, partindo da equação:  , obtém-se a relação:  , demonstrando que a pressão final é menor que a incial.[pic 4][pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (409.3 Kb)   docx (866.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com