TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Micrometro

Por:   •  30/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]


[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]


Sumário

1. Introdução1

1.1 Funcionamento1

1.2 Tipos de micrômetros2

1.3 Capacidade e resolução2

2. Objetivo4

3. Materiais e métodos5

4 Resultados6

4.1 Erros de medição6

5. Conclusão7

4. Bibliografia8



1. Introdução

O micrômetro é um instrumento metrológico que realiza leituras lineares (espessura, diâmetros, profundidade, etc) com maior precisão devido ao seu sistema de porca e parafuso.

Apresentado pela primeira vez por Jean Louis Palmer em 1848, foi aperfeiçoado até que em 1890 Laroy S. Starrett o patenteou. Este apresentava uma tampa para a haste, um módulo que aumentava a velocidade de medição, uma catraca que o tornava mais preciso entre outras melhorias. Tornando assim o instrumento em algo prático e rápido de ser utilizado.

1.1 Funcionamento

Os diversos tipos de micrômetros existentes possuem o mesmo tipo de mecanismo, o deslocamento de um parafuso micrométrico (geralmente com passo de 0,5[mm]) no sentido longitudinal por uma rosca regulável. A rosca está ligada a um tambor com uma escala graduada que subdivide seu passo para a menor medida legível do instrumento, sendo 0,01[mm] ou 0,001[mm]. Por sua vez, o tambor se movimenta sobre um tubo com uma escala milimétrica.

Além do mecanismo essencial os micrômetros modernos possuem outros apetrechos que tornam sua usabilidade mais fácil e sua medição mais precisa. Como batentes de metal duro para que seus desgastes sejam mínimos, evitando assim problemas de medições futuros, Isolante térmico em sua haste de sustentação para evitar uma dilatação devido a transferência de calor das mãos do operador, trava para que a medida encontrada permaneça fixa para anotações e comparações, catraca para evitar um aperto excessivo do batente contra a peça, mantendo assim a medição mais precisa, etc.

[pic 7][pic 8]

1.2 Tipos de micrômetros

Com a necessidade de encontrar a dimensão precisa de diversos tipos de objetos foram desenvolvidos vários modelos de micrômetros com usos específicos.

Micrometro externo: Composto de dois batentes com deslocamento linear para encontrar a dimensão linear, como espessura de chapas, diâmetro de cilindros, etc. (Imagem 1)

Micrômetro interno: Composto de duas ou três hastes é utilizado para encontrar diâmetro interno de tubos ou distâncias entre as paredes de um canal.

[pic 9][pic 10]

Micrometro de profundidade: Composto de um batente fixo mais largo longitudinalmente e uma haste móvel vertical é utilizado para dimensionar profundidade de canais ou rebaixos.

[pic 11][pic 12]

Dentre outros muitos, como: De altura, arco profundo, cilindros, braile, engrenagens, perfis, com batente em V, rosca (com apalpadores intercambiáveis e arames calibradores).

1.3 Capacidade e resolução

Como os micrômetros são instrumentos muito precisos, eles acabam tento um curso reduzido, resultando assim num pequeno intervalo de medidas que cada um é capaz de ler. Suas capacidades costumam ter intervalos de 25[mm], sendo os mais comuns os de 0[mm]-25[mm], de 25[mm]-50[mm], de 50[mm]-75[mm] e de 75[mm]-50[mm]. Sendo que o micrômetro está estritamente restrito a dimensionar peças dentro de seu intervalo.

A resolução de um micrômetro é definida pela divisão do passo da rosca pelas divisões do tambor. Por exemplo, se um instrumento possui passo de 0,5[mm] e 50 divisões no tambor sua resolução será de 0,01[mm].


2. Objetivo

O objetivo da aula prática em laboratório é aprender os conceitos teóricos de um micrómetro, realizar o dimensionamento de uma peça e realizar média e desvio padrão.


3. Materiais e métodos

Na aula prática em laboratório realizado no laboratório de metalografia, no bloco A da UNIP de Ribeirão Preto foi passado aos alunos a parte teórica sobre como é o funcionamento e a aplicação de micrômetros, posteriormente foi disponibilizado um instrumento externo e um corpo de prova para cada grupo para que realizassem medições práticas. Realizadas as medições, duas por aluno, foram organizadas em tabela.

Para a coleta de dados foi realizada uma suave limpeza dos batentes com os próprios dedos para retirar qualquer resíduo de poeira ou partículas do corpo de prova, em seguida uma aproximação dos batentes do corpo de prova perpendicularmente, com os dois em contato foi feito o uso da catraca, realizando apenas 3 giros curtos para que haja uma pequeno aperto para a eliminação de folgas.

Com o micrômetro posicionado corretamente e travado foi realizado a sua leitura. Para realizar a leitura deve-se:

●Realizar a leitura dos milímetros inteiros na escala da bainha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (703.2 Kb)   docx (872.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com