TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Micrometro Formatado

Por:   •  16/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Micrômetro

Externo

Autor: Shayne dos Santos                    Matricula: 201408068508

Autor: Jessica Aquino                          Matricula: 201202262244

Autor: Welington Soares                      Matricula: 201408156431

Autor: Kleber Maia Cezario                 Matricula: 201408056682

Rio de Janeiro, 19/03/2015

1 - Introdução

Jean Louis Palmer apresentou, pela primeira vez, um micrometro para requerer sua patente. O instrumento permitia a leitura de até milésimos de milímetros de maneira simples. Com o decorrer do tempo, o micrometro foi aperfeiçoado, possibilitando medições mais rigorosas e exatas.¹

O micrometro é um instrumento de medição de medidas lineares utilizado normalmente quando a medição exige uma precisão acima da possibilitada pelo paquímetro e é fabricado com resolução variando entre 0,01mm e 0,001mm.

O estudo do micrometro está fundamentado no curso de física experimental 1, uma disciplina que tem como objetivo instruir os alunos quanto ao uso de ferramentas altamente precisas e de grande utilidade para os engenheiros na sua rotina diária.

  1. - Objetivos

Este relatório tem como objetivo relatar ao professor os resultados obtidos no experimento realizado no laboratório de física 1, que teve como finalidade realizar medições utilizando uma ferramenta altamente precisa conhecida como micrometro bem como sua correta utilização.

  1. - Revisão Bibliográfica

Com o micrometro pode-se obter medidas lineares, sendo normalmente usado quando a medição exige uma precisão acima da possibilitada pelo paquímetro.

O seu mecanismo consiste no sistema porca-parafuso, no qual, o parafuso avança ou retrocede na porca na medida em que o parafuso é girado em um sentido ou noutro em relação a porca. Desse modo, dividindo-se a “cabeça” do parafuso, pode-se avaliar frações menores que uma volta e, com isso, medir comprimentos menores do que o passo do parafuso.²

[pic 3]

foto N° 1: Micrômetro

Descrição das principais partes do paquímetro:

  1. Arco: É construído de aço especial e tratado termicamente, a fim de eliminar as tensões, e munido de protetor antitérmico, para evitar a dilatação pelo calor das mãos.
  2. Isolante térmico: fixado ao arco, evita sua dilatação porque isola a transmissão de calor das mãos para o instrumento.
  3. Faces de medição: tocam a peça a ser medida e, para isso, apresentam-se rigorosamente planos e paralelos.
  4. Bainha: Onde e gravada a capacidade de medição do instrumento.
  5. Tambor Graduado: é onde se localiza a escala centesimal.
  6. Catraca: Assegura a pressão de medição constante.
  7. Trava: permite imobilizar o fuso numa medida predeterminada.

2.1- Medidas Diretas

Um experimentador que realiza a mesma medida várias vezes, não obterá em geral o mesmo resultado, não só por causas imponderáveis como variações imprevistas nas condições de medida: temperatura, pressão, umidade etc...Também pelas variações nas condições de observação do experimentador.

Para determinar a grandeza por medida direta, devemos realizar as medições diversas vezes, com o intuito de corrigir os erros aleatórios, os resultados obtidos são x1,x2,x3...xn é adotado como melhor estimativa do valor verdadeiro, o valor médio, que é dado por:

X1+x2+x3+x4+x5= X/5

O valor médio se aproximara mais do valor verdadeiro da grandeza quanto maior for o número de medidas, já que os erros aleatórios de cada medida vão se compensando uns com os outros. Na pratica, o número de medidas deve ser em geral 3 ou 5 vezes.

3 - Materiais

        

Para realizar este experimento, foi disponibilizado para nos alunos os seguintes equipamentos:

  1. Micrometro
  2. 2 corpos de provas
  3. Calculadora

  1. - Metodologia

Foram disponibilizados por equipe, um micrômetro e dois corpos de prova. Recebemos orientação do manuseio e conhecemos o equipamento.

Formaram-se grupos por bancada. Na seqüência cada corpo de prova foi medido na espessura 5 vezes, para preenchimento da tabela e obtenção da medida. Com a obtenção desta media pudemos verificar a precisão do equipamento em estudo que é de 0,01mm. Não foi possível efetuar as medidas da circunferência, pois o corpo de prova é maior que o limite da ferramenta utilizada neste experimento.

5 - Resultados

Na medição dos corpos de prova, foi observado que com o instrumento de medição oferecido (micrometro), foi possível realizar apenas a medição da espessura dos corpos.

A medida foi repetida 5 vezes para se obter um resultado preciso e confiável.

A equação utilizada para se obter o valor médio foi:

X= x1+x2+x3+x4+x5= xn/5

Os valores obtidos através das medidas são mostrados na tabela abaixo:

Tabela 1- Medidas relativas aos corpos de provas 1 e 2.

Medidas

Corpo de provas N°1

Desvio

Corpo de provas N° 2

Desvio

Espessura(mm)

(mm)

Espessura (mm)

(mm)

1

6,55

0,05

3,00

0,01

2

6,57

0,07

3,00

0,01

3

6,55

0,05

3,00

0,01

4

6,55

0,05

3,00

0,01

5

6,55

0,05

3,00

0,01

Média

6,55

3,01

  1. - Conclusão

Ao realizar medidas comparamos grandezas, e estas comparações envolvem erros relativos ao operador, ao instrumento, ao objeto medido que podem apresentar imperfeições e ao processo de medidas. Obter uma medida exata é praticamente impossível, mas podemos obter medidas precisas e confiáveis se utilizarmos os instrumentos indicados de maneira correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (172.2 Kb)   docx (50 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com