TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Parcial Prointer - RH

Ensaios: Relatório Parcial Prointer - RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  1.886 Palavras (8 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 8

Tema: De que maneira as organizações através das Tecnologias de Gestão podem se anteciparem aos impactos causados no meio ambiente por meio da atividade fim da Organização. Como o Direito Empresarial atua em relação às responsabilidades da organização nesta área?

Projeto Interdisciplinar aplicado à Tecnologia em Recursos Humanos, apresentado como requisito do curso de Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, polo Sobradinho/DF, sob a orientação da tutora EaD Tania Maria Alves Capodifoglio.

BRASÍLIA/DF

2014

RESUMO

O avanço da Gestão Ambiental se deu ao longo das últimas décadas, com o aumento significativo dos impactos ambientais negativos sofridos pelo planeta, quase na sua totalidade ocasionado pelo homem, sendo assim faz necessária a formação de agentes multiplicadores que contribuam para gestão de processos que contemplem a sustentabilidade em todas as áreas.

Sociedade, governo, empresas públicas e privadas se voltam para um cenário onde a questão ambiental deixa de ser secundária e passa a ser central, multidisciplinar, ou seja, onde todos devem estar envolvidos.

No âmbito da esfera pública os elevados índices de uso e ocupação indevida do solo, a insuficiência de informações sobre licenças ambientais, o desmatamento impróprio para a urbanização acelerada dentre outros são só alguns exemplos significativos dos impactos ambientais gerados.

Outro elo importante diante dessa nova conjuntura é a participação das empresas privadas no processo de preservação ambiental, mais que uma preocupação com o meio ambiente esta associação a boa imagem, significando responsabilidade e comprometimento com os seus processos produtivos cabendo as empresas se anteciparem a possíveis ocorrências e negligências de suas atividades tornando-as ecoeficientes.

Diante destes fatos, as organizações produtivas têm demonstrado interesse por um “novo profissional da área Ambiental” que seja formado em tempo hábil, que possua acima de tudo habilidades e um perfil de gestor e que tenha capacidade de elaborar programas contínuos que contemplem um sistema de gestão ambiental conectada a uma gestão classificada como Integrada onde Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho possam estar no mesmo plano de importância colocando a premissa que o meio ambiente não é único e simplesmente meio ambiente natural e dessa forma contemplem outros tipos de meio ambiente a exemplo o meio ambiente ocupacional que possa contribuir com a promoção de uma melhor qualidade de vida da população, além de estar em acordo com os princípios da sustentabilidade.

As empresas de hoje são agentes transformadores que exercem uma influência muito grande sobre os recursos humanos, a sociedade e o meio ambiente, possuindo também recursos financeiros, tecnológicos e econômicos. Diante disto, procuram colaborar de alguma forma para o fortalecimento destas áreas, com posturas éticas, transparência, justiça social. Os empresários, neste novo papel, tornam-se cada vez mais aptos a compreender e participar das mudanças estruturais na relação de forças nas áreas ambiental, econômica e social.

A empresa é um sistema aberto porque está formado por um conjunto de elementos relacionados entre si, porque gera bens e serviços, empregos, dividendos, porém, também consome recursos naturais escassos e gera contaminação e resíduos. Por isto é necessário que a economia da empresa defina uma visão mais ampla da empresa como um sistema aberto.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. Corpo de ensaio 5

2.1. Desenvolvimento teórico 5

2.2. Considerações do desafio profissional 7

3. Considerações finais 8

REFERENCIAS 9

1. INTRODUÇÃO

Empresas socialmente responsáveis geram, sim, valor para quem está próximo. E, acima de tudo, conquistam resultados melhores para si próprias. A responsabilidade social deixou de ser uma opção para as empresas. É uma questão de visão, de estratégia e, muitas vezes, de sobrevivência.

Os assuntos ambientais estão crescendo em importância para a comunidade de negócios em termos de responsabilidade social, do consumidor, desenvolvimento de produtos, passivos legais e considerações contábeis. A inclusão da proteção do ambiente entre os objetivos da administração amplia substancialmente todo o conceito de administração Os administradores cada vez mais têm que lidar com situações em que parte do patrimônio das empresas é simplesmente ceifada pelos processos que envolvem o ressarcimento de danos causados ao meio ambiente, independentemente desses danos poderem ser remediados ou não.

A gestão ambiental vem ganhando um espaço crescente no meio empresarial. O desenvolvimento da consciência ecológica em diferentes camadas e setores da sociedade mundial acaba por envolver também o setor empresarial. Naturalmente, não se pode afirmar que todos os setores empresariais já se encontram conscientizados da importância da gestão responsável dos recursos naturais.

A empresa que não buscar adequar suas atividades ao conceito de desenvolvimento sustentável está fadada a perder competitividade em curto ou médio prazo.

2. CORPO DO ENSAIO ACADÊMICO – descritivo

2.1. Desenvolvimento Teórico

Qual a importância de se trabalhar a Responsabilidade Social e consciência sobre o meio ambiente dentro das organizações?

Resposta: Os problemas que tem enfrentado o país, principalmente de ordem social, vêm chamando a atenção de muitas empresas para esse assunto tão atual. A iniciativa das organizações privadas, com ou sem a parceria do Estado para a criação de projetos sociais que visam melhorar a qualidade de vida da população e diminuir a desigualdade social, remete ao tema de destaque deste estudo, considerando-se a Responsabilidade Social como foco principal, sua importância e suas conseqüências. O objetivo central desta análise é o de verificar como deve ser trabalhada a Responsabilidade Social nas empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com