TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Projeto Estrutura

Por:   •  13/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]


UNIVERSIDADE SALVADOR - UNIFACS



CARLOS EDUARDO

GABRIELA

GABRIELA

GLAUCIA

JESSICA

JENNIFER ANDRADE BRANDÃO








PROJETO ESTRUTURA









Salvador - BA

2017

CARLOS EDUARDO

GABRIELA

GABRIELA

GLAUCIA

JESSICA

JENNIFER ANDRADE BRANDÃO








PROJETO ESTRUTURA

Este relatório foi elaborado por discentes da Escola de Engenharia e TI – EETI da Universidade Salvador para ser avaliado como nota complementar da disciplina de Mecânica dos Sólidos ministrada pelo docente Protásio Andrade.





Salvador - BA

2017

  1. INTRODUÇÃO

A busca pela praticidade e conforto é constante na sociedade em que vivemos, uma vez que beneficia muitos aspectos sociais e econômicos. As pontes, assunto abordado neste trabalho, foram uma das criações que trouxeram grandes ganhos a sociedade. As primeiras pontes surgiram de forma natural pela queda de troncos sobre os rios, processo prontamente imitado pelo homem, surgindo então pontes feitas de troncos de árvores ou pranchas e eventualmente de pedras, usando suportes muito simples e traves mestras. Mais especificadamente, pontes são construções que permitem interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados por rios, vales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais.

Neste projeto foi designado a função de aprofundar os conhecimentos obtidos em sala de aula para desenvolver o protótipo de uma ponte de palitos de picolé com a treliça escolhida pelo grupo, que tenha maior resistência, leveza e melhor custo benefício. As treliças, ou sistema articulado plano (SAP), é definido como sendo um sistema de barras rígidas coplanares ligadas entre si (por extremidades rotuladas) e com o exterior de modo a formar um sistema estável. Na teoria de projeto, os membros individuais de uma treliça simples são sujeitos somente a forças de tração e compressão e não a forças de flexão. A estabilidade de um SAP garante que ele não terá qualquer movimento livre segundo qualquer direção. Para tal, o sistema de barras que constitui o SAP é, em geral, formado por associações de triângulos contíguos dado esta figura geométrica ser invariavelmente estável e rígida.

Através de princípios geométricos (lei dos senos) é possível verificar que o triângulo é a única forma poliédrica que não pode alterar sua forma sem igualmente alterar o comprimento dos seus lados. Portanto, um SAP rígido formado por um triangulo não sofrerá qualquer deslocamento por ação do seu peso ou por ação de outras forças exteriores, ao contrário do que acontece com outras formas geométricas.

  1. OBJETIVO

Construção da estrutura com palitos de picolé, com subsequência do teste de carga e desenvolvimento da análise teórica e prática do que foi abordado em sala de aula. Por fim, a soma de conhecimento e estímulo da interação de trabalhos em equipe.

  1. MATERIAIS UTILIZADOS

Para a possível elaboração do projeto, foram estabelecidos critérios e materiais permitidos, tais como:

Palitos de picolé;

  • Dimensões (aproximadamente)
  • 115 Mm de comprimento;
  • 2 Mm de espessura;
  • 8,4 Mm de largura.
  • Resistência
  • Resistência à tração do palito é 882,9 N (média extraída de 8 palitos testados);
  • Resistência à compressão de um palito de 11.0mm de comprimento é de 48,07 N (média de 11 palitos), resultando numa tensão normal média de ruptura de 2,86 MPa.
  • Resistência à compressão de uma composição formada por dois palitos de 110mm de comprimento colados (dimensão final da composição 110 mm X 4 mm X 8,4 mm) é de 264,87 N (média de 5 composições), resultando numa tensão normal média de ruptura de 7,88 Mpa

Cola branca;

  1. RELATÓRIO DE CONSTRUÇÃO

A obtenção de um trabalho eficaz e com sucesso é uma das metas do grupo, para isso é necessário o seguimento de etapas. Primeiramente, ter total domínio sobre treliças e todo o conteúdo que a engloba, para que ajude na escolha correta de um dos seus variados tipos.

Em seguida, já com a SAP definida para a criação da ponte, utiliza-se recursos tecnológicos para a simulação dos testes de carga sobre a barra. O software FTOOL é uma das mais conhecidas ferramentas para análise estrutural bidimensional. Através dele é possível montar uma gama de esquemas estruturais e, especificando alguns parâmetros, construir os gráficos de momento fletor, esforço normal e cortante, linha elástica e gráfico de configuração deformada. Portanto, recorremos ao FTOOL para certificação da eficiência da treliça escolhida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (123 Kb)   docx (37.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com