TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto estrutura matricial

Por:   •  22/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 4

Estrutura Matricial

A estrutura matricial é a utilização simultânea de duas ou mais formas de estrutura sobre os mesmos membros de uma organização. O Objetivo principal da estrutura matricial e de balancear as vantagens e desvantagens das organizações funcional e projetizadas .Espera-se que por um lado as metas dos projetos sejam alcançadas por meio do gerenciamento sistemático do projetos  e, por outro , o organograma funcional  da empresa  seja mantido

Neste tipo de estruturação  o líder funcional tem a função básica de orientar tecnicamente ,zelar pelos aspectos de recursos humanos de seus funcionários e distribuir e acompanhar  as atividades de seus subordinados .Já o gerente de projeto fica focado no assunto do projeto.

As negociações para a disponibilizações de recursos devem ser feitas com antecedência entre o gerente de projeto e o superior funcional  

Outra característica deste tipo de estrutura é o grande volume de informação trocada entre o gerente do projeto e o gerente funcional durante todo o ciclo de vida do projeto

[pic 1]

Matricial Balanceada:

Nesta estrutura já se reconhece a necessidade de um gerente de projetos, por ter mais conhecimento do projeto em si (especifico) em questão ,poder equilibrado entre o gerente de projeto e o gerente funcional porém o gerente de projeto tem pouca autonomia sobre o projeto e seu financiamento já que ainda está sob a gestão de um gerente funcional.

As equipes são divididas em especialidades,

Numa estrutura com este modelo destaca-se o aumento considerável dos conflitos em função de que o superior não é claramente definido.

Desvantagens

Conflitos Internos: os conflitos entre as prioridades das gerências funcionais e de projetos , são inevitáveis. A questão de “quem está no comando?”, afeta o trabalho rotineiro tanto dos departamentos funcionais como dos departamentos de projetos ou produtos. A divisão dos relacionamentos de autoridade e responsabilidade nas organizações matriciais são relativamente complexas. Na Departamentalização Matricial não há lugar para gerentes intratáveis e autocráticos com uma visão estreita das responsabilidades organizacionais.

Relação de comando e autoridade complexos: Alguns autores consideram que a grande desvantagem da estruturação matricial da organização, está na possibilidade de dupla subordinação, o que resulta na ambiguidade do comando, o que pode gerar conflito de interesses entre as chefias funcionais, com as de projeto ou produtos. Não há unidade de comando na organização matricial, uma clara violação aos princípios de gerenciamento tradicionais. Os membros da equipe são frequentemente pegos entre demandas conflitantes entre os gerentes funcionais e de projetos. O desconforto e a incerteza de ter mais do que um chefe ao mesmo tempo, não pode ser descrita para alguém que nunca passou por esta situação. É claro, que se dois chefes são adequadamente orientados e mantém entre si comunicação franca, muitas destas dificuldades podem ser resolvidas ou eliminadas. Também faz-se necessário que a administração da organização defina claramente a gerência e atribua-lhe as competências necessárias.

Resistência ao fim da organização matricial :Por sua característica de temporariedade e pela dinâmica oferecida por novos projetos, os membros da equipe podem preferir seu papel no projeto, às suas responsabilidades na estrutura funcional, criando um interessante desafio motivacional para os gerentes. Pela identificação de seus membros com suas tarefas, os projetos matriciais frequentemente encontram resistência ao encerramento.

Vantagens

Foco claramente definido no projeto ou produto. O projeto ou tem foco claro e prioridade, porque tem sua própria organização e gerência independentes. A maioria das vantagens de uma estrutura puramente voltada para projetos, só são totalmente absorvidas pelo uso da Departamentalização Matricial, onde a estrutura funcional existe primariamente para apoiá-los. Esta estrutura facilita o cumprimento de prazos e do orçamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (152.9 Kb)   docx (154.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com