TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Natureza de Um Projeto Estruturas de Administração de Projetos

Por:   •  23/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 6

GESTÃO DE PROJETOS

ETAPA-1

Passo-1 Leitura individual.

A natureza de um projeto; Estruturas de Administração de Projetos;

Desenvolvimento do conceito e análise do ambiente.

O QUE É UM PROJETO?

“Processo único, consistido de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para o começo e fim, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos. ”(NBR 1006). NBR 1006 – (norma brasileira para qualidade em gerenciamento de projetos). Para o PMI (Project Management Institute, PMBOK, 2011), um projeto é um “esforço temporário com a finalidade de criar um produto/serviço único”. O objetivo do PMI (Project Management Institute) é de desenvolver e divulgar.

GERENCIAMENTO DE PROJETO

Segundo o PMI, o gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas para projetar atividades que visem atingir os requisitos do projeto. Para facilitar o gerenciamento do projeto ele deve ser dividido em fases que constituem seu ciclo de vida [Dinsmore e Cavalieri 2003]. O ciclo de vida do projeto serve para definir o início e o fim do projeto e definem qual o trabalho (atividade) deve ser realizado em cada fase (ou etapa) e quem deve estar envolvido. Ele descreve o conjunto de processos que devem ser seguidos para que o projeto seja bem gerenciado [Dinsmore e Cavalieri 2003; PMI 2000]. A gestão de projetos envolve criar um equilíbrio entre as demandas de escopo, tempo, custo, qualidade e bom relacionamento com o cliente. O sucesso na gestão de um projeto está relacionado ao alcance dos seguintes objetivos: entrega dentro do prazo previsto, dentro do custo orçado, com nível de desempenho adequado, aceitação pelo cliente, atendimento de forma controlada às mudanças de escopo e respeito à cultura da organização [PMI 2000]. A pessoa responsável pelo gerenciamento do projeto é o gerente de projetos, consequentemente é responsável também pelo seu sucesso. O gerente deve ser designado desde o início do projeto e deve ter o apoio visível da alta administração. Ele deve ter a sua competência reconhecida pelos demais interessados no projeto.

Passo-2

CARACTERÍSITICAS:

Projetos contemporâneos; Os efeitos dinâmicos das culturas, mesmo quando se expandem para outras regiões levam algumas vantagens comparativas.

Projetos de processos; Definição de um projeto de processo é sempre único de alguma forma, seja em relação ao cliente ou ao produto de que se trata, e possuem um objetivo bem claro que quando atingido caracteriza o final do projeto.

Gerentes de projetos: são agentes de mudanças: eles próprios estabelecem os objetivos de um projeto e usam usas habilidades e competência para inspirar um sentimento de propósito compartilhado dentro da equipe do projeto. Eles tiram proveito da adrenalina organizada de novos desafios e a responsabilidade de conduzir a resultados. Eles trabalham bem sob pressão e se sentem confortáveis diante de mudanças e da complexidade de ambientes dinâmicos. Os gerentes de projetos cultivam as habilidades das pessoas para desenvolver confiança e comunicação entre todas as partes interessadas do projeto: seus patrocinadores, aqueles que farão uso dos resultados do projeto, aqueles que dispõem dos recursos necessários e os membros da equipe do projeto.

Grupos de processos que compõem o ciclo de vida de um projeto; Início, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento.

As nove áreas de conhecimento específicas do guia pmbok.

GUIA PMBOK.

[pic 1]

Qualidade; Define políticas e padrões por meio de documentos modelo para dar suporte ao planejamento do projeto. O PMBOK divide esta área do conhecimento em: Planejamento da qualidade, realiza a garantia da qualidade e realiza o controle da qualidade.

Recursos Humanos; São pessoas que gerenciam e executam os projetos, e projetos de diferentes complexidades podem exigir pessoas com diferentes competências, é importante que os gestores dos projetos aloquem as pessoas nas atividades programadas garantindo o atendimento a desempenhos em cuestas e prazos. O PMBOK divide esta área do conhecimento em: Planejamento de recursos humanos, Contratar ou mobilizar a equipe do propjet, Desenvolver a equipe do projeto e gerenciar a equipe do projeto.

Escopo; Cada projeto tem seu escopo específico, que deve ser documentado e gerenciado. Muitos problemas oriundos de projetos são referentes a má definição ou interpretação do escopo do projeto. É através da definição do escopo do projeto que você vai poder planejar os custos, prazos, pessoal e qualidade.O PMBOK divide esta área do conhecimento em: Planejamento do  escopo, definição do escopo, criar o EAP, verificação do escopo e controle do escopo.

Aquisições; Muitos elementos necessários as projeto como máquinas, informações, pessoas e insumos podem ser adquiridos fora da organização. Dessa forma é comum que as empresas ao gerenciar os projetos estabeleçam critérios de qualidade e prazos para fornecedores, bem como a negociação e a gestão com os mesmos. Um atraso ou prejuízo técnico pode acontecer no projeto pore meio de problemas no fornecimento e a empresa cliente do projeto não estará interessada em saber de quem é a responsabilidade. O PMBOK divide esta área do conhecimento em: Planejar compras e aquisições, Planejar contratações, Solicitar respostas de fornecedores, Selecionar fornecedores, administração de contrato e encerramento do contrato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (147.8 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com