TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório - Recristalização do Ácido Benzoico

Por:   •  14/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

ALEX VICTORINO FORMENTO,

ATAIR DERNER NETO,

RAFAEL MELO.

RECRISTALIZAÇÃO

Ácido benzóico

Itajaí

2017

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

ALEX VICTORINO FORMENTO,

ATAIR DERNER,

RAFAEL MELO.

RECRISTALIZAÇÃO

Ácido benzóico

Relatório apresentado como requisito parcial para a obtenção da M2 da disciplina de Química Orgânica 2 do curso de Engenharia Química pela Universidade do Vale do Itajaí, do Centro Tecnológico da Terra e do Mar Prof.º Albertina Xavier da Rosa Correa.

Itajaí

2017

1. INTRODUÇÃO

Os compostos orgânicos sólidos, tanto extraídos da natureza quanto os obtidos através de reações químicas, em geral, são contaminados com impurezas que se misturam no composto de interesse. Sendo assim, o mesmo deve passar por uma purificação para a retirada dessas impurezas.

A recristalização é uma dessas técnicas empregadas na purificação de compostos orgânicos. Essa técnica consiste em dissolver o sólido orgânico em questão, em um solvente aquecido e resfriá-lo lentamente. Devido à baixa solubilidade em temperaturas reduzidas, o material que antes havia se dissolvido, cristaliza. A necessidade de um resfriamento lento dá-se ao fato que, caso o mesmo seja rápido, o soluto começa a formar um precipitado que arrasta as impurezas junto consigo, fazendo com que o processo de purificação não seja eficiente.

O fator mais importante na técnica de recristalização é o solvente. O mesmo precisa ter um ponto de ebulição mais baixo que o ponto de fusão do sólido que será cristalizado. O soluto deve ser solúvel no solvente à uma certa temperatura e insolúvel à outra, para que haja a purificação.


2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Objetivos Gerais

-  Recristalizar a amostra para que apresente maior grau de purificação.

2.1.1 Objetivos Específicos

- Saber quais solventes são mais eficientes em cada caso de recristalização.

- Entender as aplicações desta técnica e julgar quando esta deve ser utilizada.

2.3 Procedimentos Experimentais

2.3.1 Materiais utilizados

- Béqueres

- Funil de vidro

- Funil de Buchner

- Erlenmeyers

- Filtros de papel

- Chapa de aquecimento

- Recipiente de vidro

- Água destilada

- Gelo

- Amostra de ácido benzoico impura

- Vidro-relógio

2.3.2 Técnicas e processos utilizados

Adicionou-se uma pequena amostra de Ácido Benzoico impuro a um erlenmeyer de 250 mL. Depois disso, adicionou-se o solvente (água destilada), agitando para que parte do ácido fosse absorvida. Então, colocou-se o erlenmeyer para aquecer na chapa de aquecimento para que todo soluto fosse dissolvido até o início da ebulição. Após isso, dobrou-se o papel de filtro, pregueando-o para que houvesse uma melhor filtração da solução. Colocou-se o papel e o filtro sob o erlenmeyer para que ambos ficassem aquecidos e, esperado algum tempo, transferiu-se o papel e o filtro para o suporte universal e foi utilizado um béquer de 100 mL para receber a solução filtrada. Para melhor recristalização, o béquer foi colocado em banho de gelo e depois filtrado à vácuo no funil de Büchner para retirada da água. O filtrado foi colocado no vidro relógio sobre um papel filtro já pesado e guardou-se durante 5 dias. Após esse intervalo de tempo, pesou-se a amostra com o papel filtro e realizou-se o teste de ponto de fusão.

2.4 Resultados

        A amostra pesada juntamente com o papel filtro antes do processo de recristalização apresentou uma massa de 0,96 g e após as etapas realizadas, 0,62 g.        O papel filtro pesado sem a amostra apresentou uma massa de 0,23 g, logo temos a massa da amostra antes e depois efetuando a subtração do mesmo

Antes:                [pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (123.6 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com