TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Soldagem

Por:   •  23/8/2016  •  Ensaio  •  1.944 Palavras (8 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

1        Resumo        

2        Introdução        

3        Objetivos        

3.1        Objetivo Gerais        

3.2        Objetivos Específicos        

4        Metodologia        

5        Material Utilizado        

9        Conclusão        

10        Bibliografia        

11        Anexos        


RESUMO

A prática de soldagem foi realizada na Universidade São Francisco – Itatiba, com o objetivo acadêmico de instruir alunos dos cursos de Engenharia de Produção. A prática consiste em utilizar as ferramentas disponíveis de soldagem, à fim de soldar peças de metais disponíveis para o estudo. Quando as ferramentas de solda estão devidamente preparadas (ligadas na energia, alimentadas por eletrodos) inicia-se o processo de unificação das partes de metais, objetivando uma unica peça unidas por solda.


Introdução

O descobrimento do ferro por volta de 2000 ac, foi um passo importante para a metalurgia. Nesse período o homem começou a fabricar utensílios de duas ou mais partes por meio de união por forjamento a quente, mas foi somente após a descoberta da energia elétrica que a soldagem teve impulso necessário para atingir o estágio em que se encontra hoje.

Os processos de soldagem são classificados conforme a fonte de energia utilizada e na evolução de cada tecnologia, onde temos energia: termoquímica, elétrica, radiante, mecânica, termomecânica. Onde cada uma se alimenta de um tipo de meterial que fará a ligação das partes à serem soldadas.

A soldagem é um processo que visa a união localizada de materiais, similares ou não, de forma permanente. Outra forma de classificação dos processos é na forma de união dos materiais, podendo ser: soldagem por fusão ou soldagem por pressão, onde: soldagem por fusão: baseia-se no uso do calor, aquecimento e fusão parcial das partes a serem unidas e Soldagem por pressão: baseia-se na deformação localizada das partes a serem unidas, que pode ser auxiliada pelo aquecimento até uma temperatura inferior à temperatura de fusão.

Classicamente, a soldagem é considerada como um método de união, porém, muitos processos de soldagem ou variações destes são usados para a deposição de material sobre uma superfície, visando a recuperação de peças desgastadas ou para a formação de um revestimento com características especiais.

A luz produzida pela solda é extremamente brilhante e forte. Se você olhar diretamente para o arco de solda, mesmo que seja por um curto período, pode provocar queimaduras na sua córnea, que é extremamente sensível a luzes, tal como olhar diretamente à luz do sol, neve, reflexos brilhantes, etc. A luz da soldagem produz muito raios ultravioletas (UV) e pode causar queimaduras na pele, tal qual se você estivesse exposto ao sol.

Proteger rosto, mãos, braços, pernas também é essencial. Como durante a soldagem costuma "respingar" pequenos pedaços de metal incandescente, proteções tipo raspa/couro são os mais indicados. Cuidados com o EPI são essenciais, e a utilização deles é obrigatório e não opcional.

Equipamentos de Proteção Individual EPI

EPI´S básicos sugeridos para um soldador: Botas com solado isolante, perneiras em couro, avental em couro, mangotes, luvas de raspa, máscaras tipo escudo ou capacete, touca de solda, abafador de ruído.

Existe quatro tipos de modos de operação, eles são: manual, semiautomático, automático e mecanizado. Onde: Manual: soldagem na qual toda a operação é realizada e controlada manualmente pelo soldador. Semiautomático: soldagem com controle automático da alimentação de metal de adição, mas com controle manual pelo soldador do posicionamento da tocha e de seu acionamento. Mecanizado: soldagem com controle automático da alimentação de metal de adição, controle do deslocamento do cabeçote de soldagem pelo equipamento, mas com o posicionamento, acionamento do equipamento e supervisão da operação sob responsabilidade do operador de soldagem. Automático: soldagem com controle automático de praticamente todas as operações necessárias. Em alguns casos, a definição de um processo como mecanizado ou automático não é fácil, em outros, o nível de controle da operação, o uso de sensores, as possibilidades de programar o processo indicam claramente um processo de soldagem automático.

De uma forma ampla, os sistemas automáticos de soldagem podem ser divididos em duas classes: Sistemas dedicados: projetados para executar uma operação específica de soldagem, basicamente com nenhuma flexibilidade para mudanças no processo. Sistemas com robôs: programáveis e apresenta uma flexibilidade relativamente grande para alterações no processo.

Na soldagem existe a junta e o chanfro. A junta é região entre duas ou mais peças que serão unidas, soldas em juntas de topo e ângulo podem ser de penetração total, penetração em toda a espessura de um dos componentes da junta, ou parcial. Já o chanfro à um corte efetuado na junta para possibilitar/facilitar a soldagem em toda a sua espessura.


Objetivos

Objetivo Gerais

Coleta de informações e experiência através de ensaio no Laboratório de Soldagem da USF.

Objetivos Específicos

  1. Realizar a soldagem de duas partes de metais por meio de solda MIG e elétrica;
  2. Diferenciar os resultados da solda obtidos com ambos aparelhos;
  3. Observar a união das peças;

Metodologia

O processo de soldagem foi iniciado com a ligação do aparelho de soldagem, solda elétrica e solda MIG. Onde consiste em unificar duas peças de metal em uma, o processo possibilitou a utilização dos dois aparelhos com o mesmo objetivo.

Tendo o material devidamente posicionado, com auxílio de um profissional utilizando o aparelho de soldagem, as duas peças de metais foram unificadas por solda, criando uma peças única.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (428.7 Kb)   docx (318.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com