TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório – Transformador de Tensão

Por:   •  31/7/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.441 Palavras (6 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

  1. Relatório – Transformador de Tensão

Curso: Engenharia da Computação

Disciplina: Eletrônica Digital

Samuel Pini Milanez

Matrícula: 397804

  1. 0.0 Introdução

        Como tema principal desse trabalho temos o equipamento eletromagnético chamado  Transformador. As inúmeras instalações elétricas muitas vezes necessitam que a tensão fornecida pelas companhias de energia elétrica aumente ou diminua; assim sendo, é necessário a utilização de um dispositivo que permita fazer essa transformação de tensão (e corrente), o Transformador.

        O dispositivo foi inventado por Michael Faraday e baseia-se nos princípios do eletromagnetismo. Segundo os dados históricos, estes princípios foram descobertos pelo próprio Faraday, mas contando com uma enorme contribuição de Heinrich Lenz.

        O transformador é formado por um núcleo e por duas bobinas, onde o núcleo do transformador é feito de um material altamente imantável. As bobinas são chamadas de Primária e Secundária, elas são compostas por um número diferente de espiras isoladas eletricamente entre si. A bobina primária é a que recebe a tensão da rede, e a bobina secundária é a responsável pela saída da tensão transformada, ou seja, com um valor diferente.  

        É importante compreender que o funcionamento de um transformador de tensão só acontece em redes elétricas que possuem corrente alternada. Para operar dentro da faixa de tensão adequada e garantir a eficiência, o tipo de transformador precisa ser adequado para cada tensão (baixa, média ou alta tensão).

Abaixo temos a ilustração de um Transformador Ideal:

[pic 2]

  1. 1. Aula Prática 01 – Osciloscópio
  1. 1.1 Objetivo Principal:
  • O Objetivo Principal do experimento foi nos trazer uma maior proximidade e compreensão do processo de transformação de voltagem analisando e executando na prática o que seria uma transformação. Com isso, também nos foi trazido algumas técnicas para diferenciação dos enrolamentos (primário e secundário), teste de continuidade , entre outros.

1.1.a Objetivos Gerais:

  •  Conhecer e executar com segurança procedimentos como retificação de tensão, transformação de corrente alternada (CA) em corrente contínua (DC), instalação/operação de um regulador de voltagem etc.

Em resumo, os objetivos:

- Compreender um sistema de regulação de tensão;

-  Familiarizar com transformadores e retificadores;

- Construir, à partir de circuitos de componentes, fonte auxiliar regulada de 5 Volts.

        

  1. 1.2 Desenvolvimento:

        

Foi utilizado como material para a prática os seguintes itens:

  • Protoboard 2390 furos – Minipa
  • Transformador 12+12V, 500mA
  • Osciloscópio Digital (Instrutherm OD-260)
  • Cabo gerador de funções para o Osciloscópio
  • Capacitor 50 V
  • Regulador de voltagem 7805
  • Diodo Retificador - R-6 - Dc -6a6 - 6a - 400v

Inicialmente, foi nos apresentado uma teoria sobre alguns aspectos técnicos do funcionamento de um transformador. Após esse início teórico houve uma série de ensaios que serviram de base para os procedimentos experimentais, esses ensaios consistiam em identificar os enrolamentos do equipamento que tínhamos em mãos; fazer um teste de continuidade para verificar se o equipamento estava operacional, aberto ou em curto; e fazer testes de isolamento afim de verificar se o transformador está em perfeito estado ( Resistência = INFINITO).

  • Teste de Continuidade

A prova de continuidade é a mais simples, podendo ser realizada com o multímetro comum ou ainda com o provador de continuidade.

[pic 3]

  • Teste de Isolamento

A prova de isolamento consiste em se verificar se existem fugas de um enrolamento para outro ou mesmo curtos, o que pode ser muito perigoso num transformador ligado à rede de energia, pois pode levar o perigo de choques em quem manusear o aparelho em que ele se encontra.

[pic 4]

[pic 5]

        

  • Identificação de Enrolamentos

A maioria dos transformadores de alimentação possui um enrolamento de 110 V ou 220 V que apresenta uma resistência relativamente elevada, entre 500 ohms e 5000 ohms, dependendo da sua potência. Por outro lado, seus enrolamentos secundários são de baixas tensões com correntes elevadas,  e isso significa que, ao serem medidos apresentam uma baixa resistência ôhmica, ou continuidade maior. Podemos aproveitar o conhecimento desse fato para identificar os enrolamentos usando um multímetro. O provador de continuidade pode também ser usado se ele tiver recursos que nos permita diferenciar resistência, como pelo brilho de um LED ou pela tonalidade do som emitido.

[pic 6]

Observação:

        Os testes terão suas aplicabilidade definida de acordo com o tamanho do transformador usado. O que descrevemos é válido para transformadores comuns de 5 a 100 W de potência.

                Como próxima tarefa fomos orientados à mensurar a tensão de saída do transformador. O valor esperado era de 12 Volts; como podem observar abaixo a medição obtida foi muito próxima do previsto.[pic 7]

  • Saída esperada: 12 Volts
  • Saída mensurada: 11,85 Volts

        

        Ainda se tratando dessa medição, quando analisando a Tensão Eficaz, Média e de Pico, obtivemos os seguintes resultados:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (1.8 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com