TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Técnico De Prática Laboratorial

Por:   •  25/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA

ELETRÔNICA ANALÓGICA I – Prof. Davi Sabbag

Relatório técnico de prática laboratorial

Título

Circuito retificador de meia onda

Nº da prática

05

Tipo de relatório

Laboratorial

Data

23/04/2023

Disciplina

Eletrônica analógica 1

Código da disciplina

GEE519

Autor(es)

Felipe Augusto Ferreira Santos 41811ETE010

Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Faculdade de Engenharia Elétrica – FEELT

Curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações – campus Patos de Minas

Resumo

             

 A prática em questão objetivava demonstrar a aplicação do diodo Zener como um regulador de tensão na proteção de alguns componentes como resistores por exemplo. Para execução do experimento, diodos Zeners foram empregados conforme visto nas aulas teóricas e práticas da disciplina de Eletrônica Analógica I.

Palavras-chaves

             

Diodo Zener, dispositivo de proteção, regulador de tensão.

Observações

  1. INTRODUÇÃO

O diodo zener, também conhecido como regulador de tensão, é um dispositivo que permite a passagem de corrente elétrica ao ser polarizado tanto diretamente quanto inversamente. O componente recebeu este nome em referência ao físico americano Clarence Melvin Zener, sendo ele o primeiro a descrever o mecanismo de ruptura de isolantes elétricos dos materiais semicondutores. Abaixo são apresentadas a simbologia e a curva característica do diodo Zener nas figuras fig. 1 e fig. 2.

[pic 2]

Figura 1 - Simbologia do diodo Zener

[pic 3]

       Figura 2 - Curva característica do diodo Zener

Na fig. 2, é possível observar que a aplicação de uma tensão suficientemente negativa resultara em uma mudança brusca na curva característica, permitindo com que o diodo entre na região de ruptura ao atingir o potencial de ruptura  (Breakdown Voltage). Em termos atômicos, a velocidade dos portadores minoritários (lacunas) aumenta à medida que aumentamos a tensão na região de polarização reversa. Consequentemente, a energia cinética dos portadores minoritários será tão elevada que por meio de colisões com outras estruturas atômica irão liberar portadores adicionais que fará com que os elétrons de valência absorvam energia necessária para “escapar” do átomo de origem. As aplicações mais comuns do diodo zener mostradas nas figuras fig.3, fig.4 e fig. 5 são para regular a tensão de componentes, proteger medidores e modelar ondas.[pic 4]

[pic 5]

Figura 3 - Aplicação do diodo zener como regulador de tensão

[pic 6]

Figura 4 - Proteção de medidor com o diodo zener

[pic 7]

Figura 5 - Aplicação do diodo zener para converter ondas senoidais em ondas quadradas

Partindo de tais análises, o presente relatório contempla o experimento realizado em laboratório abordando o funcionamento do diodo como regulador de tensão. O experimento conta com simulações realizadas através do simulador MultiSim e com a montagem física do circuito. O objetivo da prática é consolidar o conhecimento teórico e prático referente ao assunto. Assim, é de suma importância que o discente tenha conhecimento prévio da teoria básica da disciplina de Circuitos Elétricos I, e da teoria de circuitos retificadores para a execução da experimentação. Após o experimento, o discente poderá reproduzir tais conhecimentos em futuros projetos dentro da graduação de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações da Universidade Federal de Uberlândia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (314.9 Kb)   docx (915.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com