TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Visita Técnica

Por:   •  24/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.564 Palavras (7 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Relatório de visita técnica

ETA -  Estação De Tratamento De Água

 Jaime Câmara

 

        

Goiânia - GO

2018

UNIVERSIDADE PAULISTA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ETA -  Estação De Tratamento De Água

 Jaime Câmara

PARTICIPANTES:

Relatório de visita técnica na Estação de Tratamento de Água Jaime Câmara Sistema João Leite, referente à matéria de Sistemas de Tratamento de Água, orientada pela professora Gisela de Sousa.

Goiânia – GO

2018

Sumário

1.        resumo        

objetivos        

                                                                        

        


  1. resumo

A Estação de tratamento de Água – ETA Jaime Câmara foi a primeira estação de tratamento de água da capital, foi inaugurada em 1953, e supriu as necessidades da população durante muito tempo. Contudo, a rápida expansão urbana e Goiânia nas últimas décadas provocou um aumento de demanda por água tratada. Desta forma, a SANEAGO inaugurou em 1988 a ETA Meia Ponte, obra que veio suprir as necessidades de uma população.

  1. INTRODUÇÃO

A Estação de tratamento de água – ETA tem o propósito de eliminar as substâncias presentes na água que é captada do solo ou de cursos de água, de maneira a torna-la potável antes que vá para o sistema de distribuição.

Em visita a ETA Jaime Câmara foi conhecido o detalhamento de como é o mecanismo de tratamento de água bruta que é captada do Ribeirão João Leite, e este trabalho relatará tais mecanismos.

  1. DESENVOLVIMENTO

A visita ocorreu no dia 12 de setembro de 2018, foi acompanhada pela professora da disciplina Gisela de Sousa e pelo operador Luiz Antônio. Iniciou-se pelo laboratório onde recolhe a água para análise de hora em hora, onde por meio desta análise faz-se o controle da água.

Sala de controle dos reservatórios que atende boa parte da grande Goiânia, na sala de controle podemos observar quais os reservatórios são atendidos pela estação Jaime câmara conforme descrição e foto em anexo.

FOTO: 1 Sala de controle de abastecimento dos reservatórios.

Neste controle de abastecimento existem 05 (cincos) reservatórios, sendo que 03 (três) são abastecidos por meio gravidade, Senac, Celg, e Cascalho, os outros 02 (dois) reservatório RPL e da Serrinha é abastecido por meio de bombeamento, todos esses 05 reservatórios são controlados 24 horas por meio de sistema automatizado e monitorado por operadores capacitados para todo esse processo.

O iniciamos do acompanhamento do processo de tratamento de agua da estação Jaime câmara, pela caixa de entrada agua bruta que vem do sistema de capitação do Ribeirão João Leite.

Da caixa de entrada de agua bruta, agua saia para a calha parshall que tem como finalidade medir a vazão e realizar a mistura rápida, no meio da calha parshall foi instalado um sensor que faz a medição da vazão de agua bruta 2.039 l/s, ao final da calha parshall tem um difusor acessório responsável pela aplicação do coagulante onde acontece a mistura rápida aplica-se o produto químico para o tratamento da agua.

             

Foto: Aparelho de Sensor Medidor                              Foto: Medidor de Vazão de Agua bruta

Foto: Difusor de Aplicação de Coagulante

Saindo da calha parshall a agua vai para a caixa de distribuição com profundidade de 4,95 m, onde é feita a distribuição da agua para através de canaletas (calhas) para os flucoradores hidráulicos e mecanizados que possuem 04 câmaras com 04 gradientes, Compartimento  provido  de  agitadores  lentos,  que  efetuam  a mistura  homogênea  do  Sulfato  de  Alumínio  com  a  água  e  suas  impurezas, os flucoradores hidráulicos de chicanas de fluxo verticais, depois a agua passa para os decantadores.

             

Foto: Caixa de Distribuição                      Foto: Flucorador Mecânico    

             

Foto: Flucorador Hidráulico                      Foto: Flucorador Chicanas Vertical

DECANTADOR é o processo físico de separação de partículas solidas suspensas na agua, essas partículas, nesse processo observamos que as paredes de madeira do decantador que recebe a agua que vem das chicanas são furadas para que a agua se espalhe de forma homogenia para que as partículas possam cair no fundo, nesse caso os decantadores são compostos por tanque contendo placas feitas no formado de bandejas aumentando sua área de contanto devido ao espaço reduzido da estação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (143.8 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com