TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Visita Óleos Vegetais

Por:   •  1/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do RGS

DBQ – Departamento de Biologia e Química

QIA – Química Industrial de Alimentos

RELATÓRIO

TECNOLOGIA DE ÓLEOS E GORDURAS

Acadêmicos:

Ismael Ivan Rockenbach

Anderson Schlosser

Karlise Welter

Professora: Vera Maria Klajn

Santa Rosa, dezembro de 2004.

Introdução

        No dia 11 de novembro de 2004, realizou-se uma visita técnica à Empresa Camera Agroalimentos, situada na cidade de Santa Rosa, com a finalidade de conhecer na prática o processo de extração de óleo de soja. A visita teve o acompanhamento da Professora Vera Klajn, responsável pela disciplina de tecnologia de óleos e gorduras, além do chefe de produção da empresa.

Processo de Extração do óleo de soja

        Inicialmente, os caminhões que chegam à fábrica passam pelo processo de pesagem. Em seguida, a carga é submetida à calagem através de um calador pneumático, que recolhe amostras de vários pontos do caminhão, alcançando a maior representatividade do lote possível para que sejam realizadas as análises correspondentes. O caminhão segue para a descarga, através de um sistema de tombamento, onde os grãos são armazenados.

        O próximo passo é a limpeza, e em seguida a secagem dos grãos, sendo armazenados em seguida. No armazém, existe um sistema de aeração que, a partir de um conjunto de “tartarugas”, injeta o ar na parte inferior dos montes de grãos de soja.

        Para que seja processada, a soja é transportada para a fábrica através de um sistema de esteiras. Depois de pesada, o grão é quebrado em um moinho quebrador, com a finalidade de promover a ruptura da estrutura dos grãos. Segue-se o pré-cozimento e em seguida a laminação. A laminação deve observar a espessura da lâmina, já que as lâminas muito espessas impedem a satisfatória eficiência de extração do óleo, enquanto que lâminas muito finas podem ocasionar um entupimento do equipamento por formação de um aglomerado ao fundo.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com