TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Volumetria ácido base

Por:   •  25/7/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 5

Prática 6: Volumetria Ácido-Base

Andresa Oliveira, Bruna Piva, Catarina Ferracini, Lucas Aranchipe, Thais Montenegro


1 - Introdução


        A volumetria é um procedimento laboratorial em que utilizamos certo volume de uma solução de concentração conhecida para determinar a concentração de outra solução .

            O volume da solução de concentração conhecida será determinado quando ela reagir completamente com a solução de concentração desconhecida, ou seja, as soluções envolvidas devem reagir entre si. (DIAS, 2016)

                Em uma titulação, pequenos volumes da solução de reagente – o titulante, são adicionados ao analito (titulado) até que a reação termine. O ponto de equivalência, ou ponto estequiométrico, ocorre quando a quantidade de titulante adicionado é a quantidade exata necessária para uma reação estequiométrica como analito. Neste ponto, o número de mols de OH- (ou H+) adicionados como titulante é igual ao número de mols de H+ (ou OH-) inicialmente presente no analito. O sucesso da técnica de titulação está em detectar esse ponto  (ATKINS; JONES, 2006)

             O ponto final de uma titulação é indicado por uma mudança súbita em alguma propriedade física da solução que pode ser indicada, mais simplesmente, pelo uso de um indicador adequado, que é um composto com uma propriedade física (normalmente a cor) que muda abruptamente quando próximo ao ponto de equivalência. A mudança é causada pelo desaparecimento do analito ou pelo aparecimento de um excesso de titulante (HARRIS, 2005).

      O objetivo desta prática consiste em determinar o ponto final de uma titulação ácido-base, analisar a concentração do ácido acético na amostra de  vinagre e comparar essa concentração com a anunciada pelo fabricante.  


2 - Material e Métodos


MATERIAIS:

   
Foram utilizados como utensílios e equipamentos na realização do procedimento: um suporte universal com garra, um pissete e uma pêra. As vidrarias utilizadas foram: um béquer de 5 mL; uma bureta graduada de 50 mL; um bastão de vidro; um erlenmeyer de 250 mL; uma pipeta volumétrica de 5 mL e uma proveta de 50 mL. Os produtos químicos necessários foram: água destilada (H2O); solução padronizada de hidróxido de Sódio (NaOH 0,0932M) ; solução de ácido acético (C2H4O2), o vinagre comercial, e solução alcoólica de Fenolftaleína 1%(m/v).

MÉTODOS:

     
Utilizando uma pipeta volumétrica, foram  transferidos 5mL de vinagre para um erlenmeyer de 250 mL ; Em seguida, com o auxílio de uma proveta para medição, 50 mL de água destilada foram adicionados ao erlenmeyer, juntamente com 4 gotas de solução alcoólica de fenolftaleína 1% (m/v). Posteriormente, com o auxílio de uma bureta graduada, foi realizada a titulação da amostra com uma solução padronizada de NaOH 0,0932 mol/L, até ocorrer a mudança de coloração para um tom levemente rosado. Por fim, o volume gasto da solução titulante de NaOH foi anotado para posteriores cálculos.


3 - Resultados e Discussão


       Na pratica laboratorial realizada, ao adicionar 5 mL de vinagre a 50 mL de água e 4 gotas de fenolftaleína, foi titulada a solução de NaOH com o objetivo de atingir o ponto de equivalência, no qual o número de mol de NaOH se iguala ao número de mol do ácido acético. Sendo assim a coloração atingida pela solução após a titulação foi de tom levemente rosado, comprovando que o uso de indicadores ácido-base (fenolftaleína) determina tal coloração dentro de uma faixa estreita de pH, sendo esta entre 8,3 e 10. Desta forma, obteve-se após esse procedimento, o volume da solução de NaOH: 37,1 mL.

Objetivando calcular a molaridade da solução de ácido acético, foi utilizada a seguinte equação:

MNaOH x VNaOH = MC2H4O2  x VC2H4O2

 Sendo: MNaOH a molaridade do NaOH igual a 0,0932mol/L; VNaOH o volume da solução de NaOH igual a  37,1 mL (obtido a partir da titulação); VC2H4O2 O volume da solução de ácido acético igual a  5 mL. A partir disso, pôde ser obtida a molaridade da solução de ácido acético (MC2H4O2) correspondente a 0,6915 mol/L.

Com este valor, foi possível calcular a massa de ácido acético utilizada, a partir da equação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (140.1 Kb)   docx (296.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com