TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Volumetria Ácido Base

Por:   •  13/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  2.341 Palavras (10 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 10
  1. INTRODUÇÃO

A titulação é um procedimento no qual a quantidade de analito em uma amostra é determinada adicionando-se uma quantidade conhecida de um reagente que reage completamente com o analito de uma forma bem definida. O reagente combinado com o analito nesse método é conhecido como titulante. Essa abordagem envolve o uso de uma bureta para dispensar com cuidado um volume conhecido de titulante em uma amostra. Durante o processo, a mistura titulante/amostra é examinada quanto a mudanças em pH, cor ou propriedade mensurável que possa servir para sinalizar quando o analito foi completamente consumido pelo titulante.

        Há muitas vantagens no uso de titulações ácido-base e métodos correlacionados de titulação. Elas costumam ser econômicas e requerem apenas equipamentos de laboratório simples e padronizados. As titulações também são capazes de prover um nível adequado de exatidão e de precisão em análises químicas. As reações ácido-base servem especialmente bem às titulações porque tendem a apresentar uma grande constante de equilíbrio e velocidade de reação. Essas propriedades possibilitam a rápida obtenção de reações estequiométricas entre analito e titulante. A desvantagem de uma titulação ácido-base tradicional é que ela em geral requer, no mínimo, 0,01 mol de analito para medição. Além disso, muitas titulações ácido-base são métodos quase sempre manuais e, portanto, demorados no caso de um grande número de amostras. Entretanto, é possível automatizar essas titulações por meio de um titulador automático, capaz de dispensar com precisão várias quantidades de titulante em uma amostra enquanto um eletrodo é usado para medir o pH da mistura amostra/titulante.

  1. OBJETIVO

O presente relatório contém os objetivos citados abaixo:

  • Padronização da solução de hidróxido de sódio 0,1 M;
  • Padronização da solução de ácido clorídrico;
  • Determinação de ácido acético em vinagre;
  • Determinação do teor de Mg(OH)2 em leite de magnésio em formulações farmacêuticas. 

  1. PARTE EXPERIMENTAL
  1.  Materiais e reagentes

  • Suporte Universal
  • Bureta (25 mL)
  • Béquer (50 mL)
  • Matraz (50 mL)
  • Pipeta Graduada (20 mL)
  • Pipeta Volumétrica (10 mL)
  • Balão Volumétrico (100 mL)
  • Água Destilada
  • Fenolftaleína (1%)
  • Vermelho de Metila (0,1%)
  • Solução de Biftalato de Potássio (0,1mol L-1)
  • Solução de NaOH (0,1 mol L-1)
  • Solução de HCl (0,1 mol L-1)
  • Vinagre Comercial
  • Leite de Magnésia
  1.  Procedimento
  1. Padronização da solução de hidróxido de sódio 0,1 mol L-1

Inicialmente a bureta foi lavada com água, em seguida enxaguada com quantidades ínfimas de água destilada e da solução que deve ser conduzida na mesma para realização do processo de titulação. Em seguida, foi retirada com uma pipeta de transferência uma alíquota de 10,0 mL da solução de biftalato de potássio 0,1 mol L-1 preparada e transferida para um matraz e foi acrescentado duas gotas de fenolftaleína 1%. Após os procedimentos citados, iniciou-se a titulação com a solução de NaOH (0,1 mol L-1) até que se observou uma mudança de coloração no matraz, de incolor para levemente rosa. Por fim foi anotado o volume gasto da solução que estava presente na bureta, para assim ser efetuada a realização do cálculo real da concentração da solução de interesse.

  1. Padronização da solução de ácido clorídrico

Inicialmente a bureta foi lavada com água, em seguida enxaguada com quantidades ínfimas de água destilada e da solução que deve ser conduzida na mesma para realização do processo de titulação. Em seguida, foi retirada com uma pipeta de transferência uma alíquota de 10,0 mL da solução de HCl (0,1 mol L-1) preparada e transferida para um matraz e foi acrescentado duas gotas de vermelho de metila 0,1%. Após os procedimentos citados, iniciou-se a titulação com a solução de NaOH (0,1 mol L-1) até que se observou uma mudança de coloração no matraz, de vermelho para amarelo. Por fim foi anotado o volume gasto da solução que estava presente na bureta, para assim ser efetuada a realização do cálculo real da concentração da solução de interesse.

  1. Determinação de ácido acético em vinagre

Inicialmente a bureta foi lavada com água, em seguida enxaguada com quantidades ínfimas de água destilada e da solução que deve ser conduzida na mesma para realização do processo de titulação. Em seguida, foi tomada com uma pipeta de transferência uma alíquota de 10,0 mL da solução de vinagre preparada e transferida para um matraz, foi adicionado 20mL de água e duas a três gotas de fenolftaleína 1%. Após os procedimentos citados, iniciou-se a titulação com a solução de NaOH (0,1 mol L-1) até que se observou uma mudança de coloração no matraz, de incolor para levemente rosa. Por fim foi anotado o volume gasto da solução que estava presente na bureta, para assim ser efetuada a realização do cálculo real da concentração da solução de interesse.

  1. Determinação do teor de Mg(OH)2 em leite de magnésia em formulação farmacêutica.

Inicialmente a bureta foi lavada com água, em seguida enxaguada com quantidades ínfimas de água destilada e da solução que deve ser conduzida na mesma para realização do processo de titulação. Em seguida, foi tomada com uma pipeta de transferência uma alíquota de 10,0 mL da solução de leite de magnésia preparada e transferida para um matraz, e foi acrescentado algumas gotas de vermelho de metila 0,1%. Após os procedimentos citados, iniciou-se a titulação com a solução de HCl (0,1 mol L-1) até que se observou uma mudança de coloração no matraz, de vermelho para amarelo. Por fim foi anotado o volume gasto da solução que estava presente na bureta, para assim ser efetuada a realização do cálculo real da concentração da solução de interesse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (121.3 Kb)   docx (561.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com