TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÃO / VOLUMETRIA ACIDO BASE

Por:   •  2/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO: PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÃO/

VOLUMETRIA ÁCIDO-BASE

1. INTRODUÇÃO

Quando é preciso determinar a concentração em mol/L (em quantidade de matéria) de alguma solução, costuma-se usar uma técnica de analise volumétrica denominada titulação, que é uma técnica comum de laboratório em analise química quantitativa, que é capaz de identificar o valor do PH de determinadas substancias. Esse método é realizado colocando-se para reagir uma solução a qual já foi determinado sua concentração, que é denominada como titulante, com a solução a qual não foi determinado a concentração, que é denominada de titulado. Uma dessas soluções é uma base, enquanto a outra é um ácido.

2. OBJETIVOS

A prática proposta teve como objetivo preparar a solução de hidróxido de sódio 0,1 mol L-1 que será utilizada na determinação do índice de acidez. E calcular a concentração de um ácido forte através de uma solução de base forte de concentração conhecida através da técnica de titulação.

2. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 MATERIAIS

Padronização de solução

 Balança analítica

 Becker de 200ml

 Erlenmeyer

 Bureta de 50ml

 Balçao volumétrico de 1000 ml

Volumetria ácido-base

 Béquer

 Erlenmeyer

 Bureta

 Balança analítica

3.2 REAGENTES

Padronização de solução

 Hidróxido de sódio PA

 Biftalato de potássio

 Água deionizada 3.4 Solução indicadora de fenolftaleína 0,1 % em etanol

Volumetria ácido-base

 Solução ácida

 Solução de NaOH padronizada

 Fenolftaleína 0,1%

3.3 MÉTODOS

Padronização e titulação de solução

A solução de NaOH e HCl a ser padronizada haviam sido preparadas na aula anterior, sendo o volume inicial encontrado 0,4L. Inicialmente, foram feitas duas pesagens em uma balança analítica aproximadamente 0,572g de biftalato de potássio cada. Após a pesagem, foi colocado em cada erlenmeyer de 250 ml, e adicionado aproximadamente 100 ml de água deionizada e agitada cuidadosamente para a dissolução total do biftalato de potássio em cada um dos erlenmeyers. Por fim, foi adicionado 4 gotas de fenolftaleína em cada e homogeneizado.

Após esse procedimento, a solução titulante de NaOH foi colocada na bureta para iniciar a técnica de titulação. Inicia-se a reação abrindo vagarosamente a torneira da bureta para que, gota a gota, o titulante caia sobre o titulado. Enquanto uma das mãos permanece sobre a torneira para fecha-la quando preciso, a outra mão fica agitando o erlenmeyer para que a reação ocorra em toda a extensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com