TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Workshop de Barragens

Por:   •  4/4/2019  •  Resenha  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 2

1 RELATÓRIO DO WORKSHOP SOBRE BARRAGENS

No dia 28 de fevereiro (quinta feira) os acadêmicos de engenharia civil do IFTO campus Gurupi participaram do workshop sobre segurança de barragens no auditório da  UFT em Palmas-TO. O evento teve o intuito falar sobre o rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho e também discutir a situação das barragens do Tocantins, na presença de especialistas da área e de representantes do poder público.

O evento foi dividido em duas etapas uma no período matutino e a outra no período vespertino. Entre os palestrantes estavam nomes importantes como o presidente do CREA do Tocantins Marcelo Maia, Alberto Sayão professor na PUC entre outros. Foi abordado o  plano de contingência para barragens que são criados para direcionar as pessoas á como agirem em caso de emergência, onde é incluído a zona de auto salvamento (ZAS), a área de impacto direto e o mapa de inundação. Em casos de risco deverá ser feito um levantamento de escritório, elaborar um documento formal contendo a identificação das condições do local, inspeção de rotas e entrevistas com quem frequente acesso a barragem. No caso do rompimento a responsabilidade será da defesa civil municipal, estadual e do empreendedor.

Após o rompimento da barragem de Mariana foram promovidos eventos pela ABMS como seis debates sobre este desastre, nas regiões do Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo, Bahia e em Portugal. No caso de Brumadinho foi constatado que houve problemas de drenagem (como na maioria dos casos), instabilidade e aumento acelerado no volume dos rejeitos.

Sobre as barragens do Tocantins existem mais e 600, entretanto mais de 500 ainda não foram monitoradas e quatro estão sendo  consideradas de auto risco, sendo elas Calumb 1, Calumb 2, Taboca e a quarta está no município de Darcinópolis. E por fim foi citado os cuidado para evitar rompimentos em barragens de rejeitos  sendo controlar a cota máxima de operação, impedir a existência de vegetação nos taludes ou a presença de animais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com