TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório construção civil

Por:   •  4/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

RELATÓRIO: VISITA TÉCNICA

DISCIPLINA: CONSTRUÇÃO CIVIL

PROFESSOR: EVERALDO FERNANDES

TURMA: NNA

EQUIPE:

GLEIDSON VIEIRA QUEIROZ                                                 04011752

LAERTH NASCIMENTO ARAUJO JUNIOR                            04011509

DAIANE SILVA DE ABREU                                                      04022645

CARLOS EDUARDO EVANGELISTA                                      04011659

MIKAELLE FERNANDA BATISTA DE FREITAS                     04011833

[pic 3]

INTRODUÇÃO:

        A visita realizada através da disciplina Construção Civil, com os alunos do 7° período do curso de Engenharia Civil da Faculdade Maurício de Nassau, orientada pelo engenheiro Everaldo Fernandes (professor) teve como objetivo analisar todas as etapas de uma construção e o seu funcionamento

OBRAS VISITADAS:

LOCAL: Rua Rodrigues Alves/ Prata/ Campina Grande - PB.

EDIFICAÇÃO: A edificação visitada será uma farmácia de dois pavimentos.  

ARQUITETO: A construção está sendo realizada pelo Arquiteto Marco Túlio.

LOCAL: Rua Aluízio Cunha Lima / Catolé / Campina Grande- PB.

EDIFICAÇÃO: Residencial Mario Lagos

EMPRESA: Carlos Rolim Engenharia Estrutural LTDA

LOCAL: Av. Mal. Floriano Peixoto, s/n - Centenário/Campina Grande-PB

EDIFICAÇÃO: ParkVille Residence Prive.  

TECNICO RESPONSÁVEL: Markus Guimarães

1ª OBRA:

        Primeiro foi feito a demolição e limpeza da obra, antes o terreno ocupava duas casas e uma pizzaria, o material da demolição não foi aproveitado. Em seguida foi feito um gabarito com recuo da rua de 5,60m levando em consideração a norma da prefeitura.

A fundação está sendo feita em concreto armado, com resistência de 25 a 28 Mpa, e possui ao total 1metro de altura com uma gaiola ao redor do pilar para colocação das porcas, para receber a estrutura metálica da edificação. A farmácia vai possuir duas escadas e um elevador para pessoas.

A construção do edifício está com 1 mês e 15 dias de execução dos pilares que receberá os esforços de 23 pilares.

[pic 4]

PROBLEMAS:

        Um problema observado no aço da demolição foi à ausência de ranhuras. Com isso o aço utilizado antes não tinha uma boa aderência com o concreto, diferentemente das armações de hoje que são rugosas e o concreto tem uma aderência maior. Vizinhos informaram problemas em suas residências, a Energisa não religou a energia devido constar pendências nas contas de energia. Foi observado um problema relacionado à segurança do trabalho. Alguns vergalhões não possuíam ponteira de proteção e colaboradores estavam sem alguns equipamentos de proteção individual, como capacete e luvas.

SOLUÇÕES:

        Quem executa uma obra deve responder por todos os danos ocasionados a uma construção vizinha, no caso desses vizinhos, a empresa responsável deverá arcar com todos os custos para o reparo dessas casas, inclusive, com uma eventual hospedagem dos moradores em um lugar provisório, caso seja necessário sair da residência.

Para os vergalhões sem ponteiras de proteção a solução seria a colocar as ponteiras em todos os vergalhões, segundo a 18.8.5. É proibida a existência de pontas verticais de vergalhões de aço desprotegidas, sendo obrigatório recolocar todas as que estiverem sem a mesma.

CONCLUSÃO:

        O objetivo desta visita foi proporcionar aos alunos um contato com uma obra de fase inicial da construção civil, em especial o sistema de fundação de uma edificação, o conhecimento prático do processo de construção. Observar detalhes técnicos da construção, materiais e equipamentos, conhecer um pouco do processo, planejamento e execução de uma fundação.

2ª OBRA:

        O projeto foi elaborado por Carlos Rolim Engenharia Estrutural LTDA, para 2 torres com 38 lajes maciças cada, 2 apartamentos por andar, onde está sendo utilizadas aço CA-50 e CA-60 e concreto usinado da empresa Supermix, com um fator de Fck de 40MPA. A conclusão da obra está prevista para janeiro de 2020.

A empresa conta atualmente com 78 colaboradores, divididos em diversas etapas da obra.

Na etapa de fundação, a sondagem realizada, apresentou que havia um tipo de rocha que não era adequado para a sustentação da obra, onde foram necessários, 5 detonações para atingir uma camada de rocha mais resistente, atrasando o término das fundações em 2 meses. [pic 5]

PROBLEMAS:

        Algumas observações foram feitas pelos alunos na obra, como as barras de aço expostas a intemperes, e sem identificações e para qual parte da obra seria utilizada. Outro problema encontrado na execução, foi a respeito da segurança, pois encontramos um erro que poderia ocasionar um acidente. Havia uma abertura no guarda corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (449 Kb)   docx (691.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com