TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório das Aulas Práticas

Por:   •  11/6/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório do Experimento:

RESUMO DO EXPERIMENTO:

Nesta aula os alunos aprenderam sobre conservação da Energia no Trocador de Calor Casco e Tubo em Correntes Paralelas, nesse experimento o trocador estava configurado para esse arranjo. No segundo experimento foi verificado a conservação da Energia no Trocador de Calor Casco e Tubo em Correntes Contrárias e efetuado calculo da quantidade de calor cedida pela corrente de água quente e recebida pela corrente de água fria, para cada uma das vazões de água fria.

Desenvolvimento do Experimento:

Primeiro experimento com a conservação da Energia no Trocador de Calor Casco e Tubo em Correntes Paralelas.

Na realização, o trocador de calor estava configurado para o arranjo em correntes paralelas. Iniciado com a ligação do aquecimento e ajustando a temperatura da água quente em 50ºC. Após, foi conectado a entrada de água fria a uma torneira utilizando uma mangueira na entrada e uma outra mangueira à saída de água fria, de forma a descartar esse fluxo de água. A temperatura do tq. De água quente foi estabilizado no valor ajustado. A bomba foi ligada e através do registro vazão de água quente foi ajustada em 6 l/min (360 l/h). Ajustada a vazão de água fria em 4 l/min, através do registro, o sistema entrou regime permanente após um tempo. Foram anotados os valores das temperaturas de entrada e saída das correntes quente e fria. O procedimento foi repetido, alterando a vazão de água fria para os outros valores. Calculado a quantidade de calor cedida pela corrente de água quente e recebida pela corrente de água fria, para cada uma das vazões de água fria.

Segundo experimento conservação da Energia no Trocador de Calor Casco e Tubo em Correntes Contrárias, Para realização desse experimento, o trocador estava configurado para o arranjo em correntes contrárias . Foi repetido o mesmo procedimento do experimento anterior para o arranjo em correntes contrárias. Calculado a quantidade de calor cedida pela corrente de água quente e recebida pela corrente de água fria, para cada uma das vazões de água fria e comparado os resultados obtidos

Conclusão :

Os trocadores de calor tem como principal função realizar a transferência de calor de um ou mais fluidos que se encontram em temperaturas diferentes , foram executados experimento da conservação da Energia no Trocador de Calor Casco e Tubo em Correntes Paralelas, e o segundo experimento foi verificado a conservação da Energia no Trocador de Calor Casco e Tubo em Correntes Contrárias e efetuado o calculo da quantidade de calor cedida pela corrente de água quente e recebida pela corrente de água fria, para cada uma das vazões de água fria.

IMAGENS EXPERIMENTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com