TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Aula Prática de Fundição

Por:   •  16/10/2018  •  Ensaio  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL – CAMPUS ERECHIM

Relatório de aula prática de fundição

Lisiane Paula Mayeski

Ricardo Pigatto

Thiago de Almeida Pereira

Erechim, setembro de 2018.

1- Introdução

        A fundição é um dos principais processos de fabricação, pois é considerado versátil e destaca-se por permitir que se produza peças com grande variedade de formas e tamanhos, podendo ser peças unitárias ou seriadas.

        O processo de fundição consiste em vazar o metal líquido em um molde com a geometria da peça que se deseja obter, em seguida é solidificado, após, retirado do molde e feito os acabamentos necessários.

        O presente trabalho tem como objetivo relatar a aula prática sobre o processo de fundição em areia verde, realizada nos dias 29 de agosto de 2018 e 5 de setembro de 2018, na aula de soldagem e fundição ministrada pelo Professor Ronaldo Cesar Tremarin, no IFRS-Campus Erechim.

2- Desenvolvimento

        Para a aula prática de fundição, foram utilizados os seguintes materiais:

  • Forno;
  • Caixa de moldagem;
  • Areia verde
  • Peneira
  • Água
  • Modelo
  • Alumínio
  • Cadinho

        Primeiramente a areia verde foi peneirada (Figura 1), para quebrar os possíveis torrões de areia aglomerada, que não são desejáveis na confecção do molde, pois podem soltar causando imperfeições na peça fundida, em seguida foi adicionado água na areia verde para dar a liga na matéria prima utilizada na confecção do molde, então misturada por alguns minutos para que ficasse uniforme (Figura 2). Após, foi feita a compactação da areia verde dentro da caixa de moldagem em volta do molde e colocado o canal de vazamento e massalotes.

[pic 1][pic 2]

               

        

[pic 3]

[pic 4]

        

        Na aula seguinte, no dia 05 de setembro de 2018, foram repetidos os passos de peneiramento da areia e a adição da água e mistura, então foi feita a compactação da outra parte da caixa de moldagem com a areia verde em volta do molde (Figura 3).

[pic 5]

        

[pic 6]

        Com ambas as partes do molde fabricadas, foi feita a junção das duas partes da caixa de moldagem (Figura 4).

[pic 7]

        

[pic 8]

        Em seguida, deu-se início ao processo de vazamento do metal líquido dentro do molde. O metal já estava aquecido no forno, então foi aberto o forno e com uma escumadeira foi retirada uma camada de escória de óxido que estava em cima do metal líquido (Figura 5), após, derramado o metal do forno em um cadinho aquecido (Figura 6) e então vazado o metal líquido do cadinho para o molde (Figura 7).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (859 Kb)   docx (754 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com