TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Ensaio Táctil Visual - Mecânica dos Solos

Por:   •  7/6/2017  •  Ensaio  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  859 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITARIO SALESIANO DE SÃO PAULO[pic 1]

ENGENHARIA CIVIL

ENSAIO TÁCTIL VISUAL – PARTE I

[pic 2]

AMERICANA

2017

  1. INTRODUÇÃO

O solo é um material heterogêneo, devido as suas características é que se pode afirmar serem os solos materiais pontualmente diferentes, originando disso a importância dos resultados de ensaios em laboratório.

As descrições realizadas em cortes ou exposições de solos, por escavações ou sondagens, aliados aos ensaios expeditos e de laboratório, permite elaborar de forma bastante complexa, mapas e sessões apresentando os grupos dos solos classificados quando a gênese e ao comportamento geotécnico esperado (Pastore & Moura, 1998).

 Uma análise simples e direta de estimar previamente o solo é por meio do ensaio Táctil Visual.

O procedimento visual e tátil, é um ensaio sem a utilização de equipamentos, tendo assim uma grande importância para a engenharia geotécnica.

Tal análise agrupa solos com características semelhantes permitindo definir o tipo e número de ensaios necessários à sua caracterização de um modo mais correto, estes testes são simples e rudimentares, entretanto, nos trazem informações importantes e devem ser feitos com critério.

  1. OBJETIVO

O objetivo do ensaio realizado é classificar os diferentes tipos de solos em relação à cor, e determinar sua plasticidade e aderência através do método táctil visual.

  1. MATERIAIS
  • Amostras de Solo

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9][pic 10]

[pic 11][pic 12][pic 13][pic 14]

  • Proveta 250 ml
  • Água
  • Placa de vidro
  • Espátula com Cabo de Madeira
  • Copo medidor com Graduação
  • Almofariz
  • Mão de gral
  1. METODOLOGIA

O experimento foi realizado pela turma de estudantes de engenharia civil, no laboratório de mecânica dos solos da Unisal, Campos Dom Bosco – Americana/SP.

As normas utilizadas para realização dos ensaios foram:

DNER-ME 213/94 - Solos - determinação do teor de umidade

NBR 6457 e NBR 6457/1 - Amostras de solos - preparação para ensaios de compactação e caracterização

 Realizou-se a classificação das cores de cada solo e três experimentos, teste de desagregação do solo submerso, teste de plasticidade, teste de aderência.

Através da observação de cada uma das amostras (I, II, III, IV e V), a seguinte classificação em relação as cores, pode ser observada na tabela abaixo:

Amostras

Descrição

Cor

1

Betonita

Amarelo

2

Unicamp

Marrom Escuro

3

Ouro Verde

Marrom Claro

4

Cubatão

Cinza Escuro

5

Silte

Vermelho

[pic 15]

Ensaios:

1°. ENSAIO DE DESAGREGAÇÃO DO SOLO SUBMERSO:

Com a ajuda de um almofariz e mão de gral, a amostra B foi macerada até que o solo ficasse completamente desagregado.

Em uma proveta foram colocados 50ml de solo desagregado, e adicionado 250ml de água. A proveta foi agitada durante 3 min para provocar uma dispersão homogênea do solo na água.

A amostra permaneceu em repouso e observou-se em três períodos: 3 min (logo após ter sido agitada), 60 min, 24hrs.

A verificação do tempo é importante para observar a deposição das partículas conforme o tipo de solo. Os solos arenosos depositam rapidamente (30 a 60 segundos); os solos siltosos levam entre 15 a 60 minutos e, os solos argilosos, podem levar horas em suspensão.

Após o término do período de 3 min de agitação da amostra, observou-se a quantidade de líquido (H20) perdida durante o processo. Foi observado também o nível em que a amostra estava após ter sido agitada.

[pic 16]

[pic 17]

A observação do nível de água e amostra na proveta foi repetida após 40 min e no outro dia, ou seja, 24h depois. Os valores obtidos podem ser verificados na tabela abaixo:

[pic 18]

[pic 19]

Observando a tabela 2, é possível perceber que durante a agitação da amostra perdeu-se 21 ml de água, que provavelmente vazou durante o processo, já que a proveta foi vedada apenas com a mão de quem estava realizando.

É possível verificar também que com o decorrer do tempo a quantidade de amostra na proveta aumentou, o que se deve a desagregação que ocorreu pelo contado do solo com a água, ou seja, os 50 ml de amostra inicialmente adicionados à proveta não estavam completamente fracionados, porém após a adição de água, as partículas do solo foram “dissolvidas”, o que naturalmente causou o aumento de volume da amostra.

2°. ENSAIO DE PLASTICIDADE

Utilizando as amostras I, II, III, IV e V e água, foram moldados “rolinhos” em formato cilíndrico para cada amostra com dimensões aproximadas. Após a confecção dos “rolinhos”, um membro do grupo balançou cada amostra no ar até que se rompesse, nessa etapa foi cronometrado o tempo até o rompimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (733.6 Kb)   docx (330.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com