TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Equipamentos de automação e controle: Domótica e circuitos com sensores.

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 5

Índice

1... Índice e introdução.

2, 3, 4, 5... Desenvolvimento, Teorias.

6... Conclusão Final e Bibliografia.

INTRODUÇÃO.

No presente trabalho da disciplina de Equipamentos de Controle e Automação, investimos em aprender a Domótica e a automação residencial que é o assunto de nossos projetos para essa quarta etapa que se segue. Circuitos com sensores de diversos tipos e atuadores para controlar os mesmos em especial eu e meu grupo construímos quatro placas de circuito impresso simples cujo funcionamento e acionamento explicaremos neste relatório.

Robótica é um ramo educacional e tecnológico que engloba computadores, robôs e computação, que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controlados por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos elétricos.

Também pode ser referenciada por expressões como "smart building", "intelligent building", "edifícios inteligentes", “casa inteligente”, é um novo domínio de aplicação tecnológica, tendo como objetivo básico melhorar a qualidade de vida, reduzindo o trabalho doméstico, aumentando o bem estar e a segurança de seus habitantes e visa também uma utilização racional e planejada dos diversos meios de consumo. Assim iniciamos nosso relatório.

Página DOIS (2)

Sistemas de Iluminação

Geralmente o pontapé inicial da automação seja ela predial ou residencial, trata-se da iluminação, com este gerenciamento e controle é possível se obter uma economia no consumo de energia, a exemplo, ao acionar as luzes dos ambientes de acordo com a presença humana e a possibilidade de regular a intensidade da luz.

Com este sistema também é possível construir ambientes variados como: de leitura, para assistir a vídeos e iluminação de festas, além de funcionar em conjunto com o sistema de segurança quando na presença de invasores, acionando as luzes da casa de maneira aleatória simulando assim a presença humana.

Página TRÊS (3).

A base do circuito anterior é basicamente o funcinamento do Ldr no caso o resistor sensivel a luz dependendo do seu sentido ele pode acender o led com pouca luz (no escuro) ou com a luz acesa (no claro). Usei este exemplo de circuito com o pensamento voltado para os postes de luz que ficam na rua, percebece que quando esta claro eles estao apagados mas quando escurece eles se ligam automaticamente usei desse sentido a utilzação do Ldr pensando em automatizar as luzes da parte de fora de minha casa, com esse projeto em esquemático, visto que funcionou conclui com perfeição o funcionamento dos postes de luz que tem em minha cidade.

PONTE H COM TRANSISTORES.

Exemplo de placa de circuito impresso com a ponte H com transistor circuito que usaremos com a intenção de movimentar um suposto motor do portão de uma casa comum.

Ponte H com transistor: Dentre as chaves eletrônicas, o transistor é o mais conveniente, devido a sua funcionalidade e fácil aplicação. Quando a Base do transistor é corretamente polarizada, ele é capaz de conduzir uma corrente entre os terminais

Página QUATRO (4)

Coletor para o Emissor, enquanto que nos transistores PNP, a corrente será conduzida do Emissor para o Coletor. Os transistores NPN (do qual o modelo BC548 é um exemplo) conduzem a corrente quando há um nível lógico alto em sua Base. Já os transistores PNP (onde podemos citar o BC558) conduzem a corrente quando há um nível lógico baixo em sua Base. Usamos transistores também porque é recomendável devido às características dos sinais das saídas digitais, cujo nível de tensão é de 3,3V e a corrente máxima e de aproximadamente 20mA.

Como um motor DC comum consome uma corrente de relativamente 500mA, precisamos que o sinal de controle proveniente da saída digital seja capaz de acionar esse motor. Portanto, utilizamos o transistor como um amplificador. Sabendo que os modelos BC548 e 558 possuem um ganho de aproximadamente 100 vezes e que a corrente que polarizará a base do transistor será então de 5mA, devemos calcular então o valor do resistor a ser adicionado em sua base, utilizando a lei de Ohm.

Utilizei a ponte H como exemplo (pode parecer obtuso), mas na verdade minha ideia era bem mais completa e ao mesmo tempo complexa, como se percebe eu usei duas figuras de demonstração, mas também coloquei meus exemplos teóricos em parte com outros componentes, nunca perdendo a ideia principal fiz meu trabalho, como na figura dois onde já estamos com o exemplo da placa de circuito impresso, utilizando os TIC 125 e 120 na prática nossa ponte H falhou, mesmo com todos os procedimentos sendo seguidos corretamente e passo a passo montando os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com